Em um cenário cada vez mais competitivo, você sempre precisará de ideias de promoção para atrair clientes e se destacar no mercado não importa o quão bem-sucedido seja o seu e-commerce. Algumas estratégias e promoções podem ser a melhor maneira de conquistar mais consumidores para uma loja online.

Colocar as ideias em prática pode gerar um pouco de transtorno no início mas oferece bons retornos quando a estratégia é bem planejada. Afinal, fazer promoções é uma forma bastante eficiente de gerar mais tráfego para o seu site, atrair mais clientes e, consequentemente, gerar mais receita.

Continue a leitura e verifique dez excelentes estratégias de promoções para o seu e-commerce.

1. Faça promoções para o frete

Uma das coisas que mais pesam na decisão de compra dos produtos disponíveis em uma loja online é o frete. Veja a seguir algumas formas de utilizar o frete para atrair o cliente e fechar uma venda.

Frete grátis

Frete grátis é a forma mais simples de promoção. Muitas lojas utilizam essa estratégia para gerar mais vendas. Procure parcerias com empresas de entrega.

Frete grátis acima de X reais

Essa é uma ótima estratégia de promoção pois estimula o cliente a adquirir mais itens. Você pode oferecer frete grátis em compras a partir de R$ 120,00, por exemplo.

2. Aproveite as promoções em datas comemorativas

O comércio físico sabe aproveitar bem as datas comemorativas para alavancar as vendas. E o e-commerce deve fazer o mesmo conforme o seu público-alvo. Em que ocasião os seus produtos se encaixam para vender mais? Veja algumas datas que podem ser aproveitadas:

  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia das mães;
  • Dia dos namorados;
  • Dia dos pais;
  • Dia das crianças;
  • Finados;
  • Natal.

Veja quais são as características dos seus produtos e clientes e inclua nas promoções estratégias de formas de pagamentos, ofertas personalizadas, oportunidades com prazos limitados que devem ser cumpridos para que os clientes não se sintam enganados.

3. Invente promoções em datas temáticas

Crie ideias de promoção para atrair clientes fora das datas comemorativas tradicionais do comércio. Essa estratégia fidelizará um público específico que já é cliente da loja e atrairá novos consumidores. Por exemplo, se a sua loja vende lingerie, desenvolva uma campanha de happy hour de calcinhas entre as amigas. Pode ser na semana do Dia da Mulher para deixá-las mais sensuais e empoderadas.

Se a sua loja vende equipamentos de informática, você pode fazer uma promoção especial no dia 15 de agosto que é o Dia da Informática. Pesquise quais são as datas que atingem o seu público e invista em promoção temática para aumentar as suas vendas. Não se esqueça de fazer uma boa divulgação na internet.

4. Fidelize com promoção para quem já comprou antes

Analise os indicadores dos clientes que já compraram na sua loja e crie condições exclusivas de promoção para que eles se sintam especiais. Dessa maneira, eles se tornarão fiéis ao e-commerce e ainda o recomendarão para outras pessoas. Realize campanhas por e-mail marketing e anúncios no Google Adwords, em redes sociais, blogs, etc.

Se a data de nascimento do cliente constar no seu banco de dados, use-a para ofertar o seu produto com desconto ou uma condição bem especial quanto à forma de pagamento. O e-commerce precisa ser atrativo.

5. Conceda descontos percentuais

Se existe algo que as lojas físicas nos ensinaram é que todo mundo adora comprar coisas que estão com x% de desconto! Essa é a forma mais básica de oferecer uma promoção. Colocar os preços da sua loja nesse formato certamente aumentará as suas vendas.

Isso acontece porque o cérebro humano, de acordo com conceitos de neuromarketing, é mais inclinado a comprar algo em promoção.

6. Acrescente desconto em produtos relacionados

Já que o seu cliente está comprando um determinado produto, ofereça desconto em outra mercadoria que irá complementá-lo. Na compra de uma calcinha, por exemplo, você pode sugerir para a cliente levar um sutiã ou uma meia.

Se a sua loja for de informática e a venda incluir um tablet, apresente uma capa. A oferta de produtos relacionados tem de ser do interesse do consumidor pois é uma grande oportunidade de ampliar as suas vendas.

7. Crie cupons de descontos

Outra ideia de promoção é o cupom de desconto. A sua loja pode oferecê-lo a clientes selecionados, que conquistaram esse presente devido à determinada compra ou ao volume de compras realizadas. Isso incentiva o consumidor a gastar mais para obter o benefício e aumenta o valor do ticket médio.

O cupom pode ser concedido ao fim de algum evento ou webinário; aos ganhadores de um sorteio feito pela loja ou aos fãs que seguem o e-commerce nas redes sociais. Ele pode estar relacionado a um segmento ou a um determinado produto de interesse do seu público.

8. Dê a opção de vale-presente com desconto

Presentear alguém nem sempre é fácil, porém, por meio do vale-presente com desconto, o seu cliente paga um determinado valor e, depois, a pessoa presenteada pode escolher o produto que lhe agrada.

Assim, o cliente que não sabe o que dar de presente no Dia dos Pais pode acessar uma loja virtual de informática, comprar um vale-presente de R$ 200,00 e dá-lo para o seu pai, que escolherá o que quer nesse setor. Uma boa estratégia e alternativa para o seu consumidor.

9. Ofereça um brinde na compra de determinado produto

Todo mundo gosta de ganhar algo, não é mesmo? Use isso para atrair mais consumidores. Ofereça um brinde para os clientes que comprarem algum produto específico. Faça isso de modo que o brinde tenha relação com o produto principal.

Por exemplo, se você tem uma loja que vende celular, ofereça uma capinha personalizada na compra de algum modelo. Seja criativo e tenha cada vez mais clientes!

10. Faça campanhas nas redes sociais

Outra forma bastante eficaz de efetuar mais vendas e mostrar o seu trabalho é por meio de campanhas nas redes sociais. Você pode, por exemplo, criar um sorteio de um produto para quem seguir o perfil da sua empresa e compartilhar certa publicação ou, ainda, oferecer cupons de desconto para os seus seguidores.

Há várias possibilidades, use a criatividade e certifique-se de que a sua campanha consiga atrair mais leads, de modo a aumentar as vendas.

Por fim, é preciso entender que os consumidores sempre querem economizar. Combine isso com as inúmeras opções de e-commerce que temos hoje em dia e você perceberá que as suas ideias de promoção para atrair clientes são as suas principais armas de persuasão.

Gostou dessas dicas? Então leia o conteúdo “6 dicas para multiplicar suas vendas no e-commerce” e aprenda ainda mais sobre o assunto. Até a próxima!