Se você tem ou pretende lançar um e-commerce e, como todo empreendedor, deseja ter sucesso em seus negócios, precisa entender a importância da análise financeira de uma empresa. A necessidade de capital de giro é um dos indicadores fundamentais para apontar a saúde de uma companhia e ajudar o gestor a reagir.

Neste artigo explicamos esse conceito, apresentamos suas fórmulas e damos dicas para você gerenciar melhor a sua a loja virtual. Acompanhe!

Conceito de capital de giro

Esse é um dos instrumentos contábeis mais úteis para avaliar a saúde financeira e a capacidade de movimentar, girar o dia a dia de uma organização, conforme seu nome indica. Esse capital é utilizado para possibilitar todas as operações de uma empresa, como a aquisição de mercadorias para revenda, pagamentos de impostos, salários e demais custos e despesas em determinado período.

Acompanhar o capital de giro permite que o gestor possa criar melhores estratégias de estocagem, condições comerciais, nortear a negociação de prazos com fornecedores e avaliar a capacidade de financiar novos projetos, com base nos valores disponíveis para utilização pela empresa sem a necessidade de empréstimos, linhas de créditos ou aportes pelos sócios.

Necessidade de capital de giro em um e-commerce

Há casos, porém, de empresas que não têm condições de arcar com seus custos apenas com recursos próprios. Para avaliar se essa é a situação em uma organização, aplica-se o conceito de Necessidade de Capital de Giro (NCG), que indica o valor mínimo necessário para conseguir garantir a operação.

NCG = Ativo Circulante Operacional – Passivo Circulante Operacional

Aplicando a fórmula acima é possível encontrar essa quantia. Para isso, é preciso considerar todos os valores do Ativo Circulante Operacional, como estoque, clientes, caixa e bancos; e do Passivo Circulante Operacional, como mensalidade da plataforma, investimentos em marketing, impostos de vendas, telefone e demais gastos.

De modo ideal, o resultado da fórmula utilizada deve ter um valor positivo, pois assim não precisará recorrer a bancos ou outras fontes de recursos.

Além de calcular o valor mínimo para as operações, é interessante levar em conta também as diferenças entre os prazos médios de recebimento e de pagamento. No e-commerce, é comum que muitos dos gastos sejam mensais, como aluguel da plataforma, salário de funcionários e verba para marketing. Ao mesmo tempo, diversas empresas oferecem um parcelamento ao cliente, que pode passar de quatro meses. Essa lacuna pode significar problemas financeiros à organização, portanto, é preciso calcular.

NCG = Prazos Médios de Recebimento – Prazos Médios de Pagamento

Note que os conceitos são complementares. Quanto maior a diferença entre os prazos, maiores serão as chances da Necessidade de Capital de Giro ser negativa, ou seja, de a empresa ter que procurar por novas fontes de recursos para se financiar enquanto não recebe o dinheiro por suas vendas realizadas.

Instrumentos contábeis relacionados ao capital de giro

Se você analisar as fórmulas, perceberá que suas variáveis são compostas por instrumentos contábeis, portanto, se for possível aumentar ou diminuir alguns custos, receitas e prazos, é bem capaz de você conseguir, se não resolver, melhorar muito o cenário. Um desses aspectos é conseguir um tempo maior para pagamento.

É possível também incentivar os clientes a comprar à vista ou rever as condições comerciais nas vendas a prazo. É claro que, para isso, é essencial fazer um benchmarking e se manter competitivo no mercado. Outra ação relacionada é prever melhor o giro de estoque, pois essa é uma variável que tem impacto direto no caixa da empresa.

Por último, mas não menos importante, os gestores do e-commerce devem sempre analisar com cuidado a sua política de precificação. Talvez, com alguns ajustes nas margens de lucro, a empresa consiga financiar suas próprias operações por um maior período.

Agora que você já entende o conceito da Necessidade de Capital de Giro para e-commerce, faça uma análise da situação na sua empresa para identificar se o fluxo de caixa é saudável. Aplique as fórmulas apresentadas neste artigo e, se o resultado for positivo, vale a pena refletir sobre melhores políticas de compras e vendas.

Aproveite e leia nosso artigo sobre planejamento financeiro para lojas virtuais e aperfeiçoe a sua gestão.