As possibilidades de alguém que deseja ter uma loja virtual são muitas e hoje, na internet, é possível vender desde materiais de construção até carros. Mas lançar um e-commerce de roupas e produtos afins parece ser a opção escolhida pela maioria dos empreendedores, já que o potencial do mercado da moda parece ser infinito.

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, realizada com 2781 pessoas, 800 das quais proprietárias de um comércio eletrônico, 30% atuam nesse segmento.

Será que existe um motivo específico por essa preferência? É isso que desvendaremos neste artigo, em que você poderá ler curiosidades sobre o e-commerce de roupas e algumas dicas para empreender nesse ramo. Acompanhe conosco!

Sucesso do e-commerce e expansão do mercado de moda no Brasil

Segundo a Ebit, em 2017 o e-commerce faturou R$ 47,7 bilhões e a categoria que mais vendeu, “moda e acessórios”, foi responsável por 14,2% desse valor. Adquirir roupas pela internet é um hábito de muitos brasileiros, a ponto de ultrapassar as compras feitas em lojas físicas. Uma pesquisa realizada pela Visa indica que, enquanto o faturamento geral do setor caiu 5%, no online o crescimento foi de mais de 10%.

Se existe uma procura tão grande por roupas na internet — e se o e-commerce tem se saído tão bem, mesmo em tempos de crise —, é natural que empreendedores escolham esse nicho para atuar. Essa deve ser a realidade nos próximos anos, já que a tendência é que a demanda supere a oferta em 2020 e que o mercado de moda apresente um crescimento de 13% até 2021.

Diversidade em e-commerce de roupas

Escolher um nicho é muito importante para o sucesso de um e-commerce de roupas. Atender a um público muito abrangente pode dificultar a gestão de estoque, as finanças e o desempenho do marketing. Ainda que você escolha um segmento único, como o de vestuário masculino, há diversas categorias em que você pode focar. Camisetas estampadas, camisas sociais ou mesmo gravatas são alguns exemplos.

Você pode escolher um nicho ainda mais específico, como roupas de praia, moda plus size, lançar um brechó online ou investir em marcas sustentáveis. É necessário estudar bem o mercado para descobrir onde estão as maiores oportunidades. Foi o que fez a proprietária da Bebê Boutique, loja que, além de focar no mercado infantil, investe em marcas de grife e, em 2016, teve um faturamento de cerca de R$ 5,5 milhões.

Outro segmento que costuma dar bons resultados é o de roupas femininas. Ainda assim, é bom que o empreendedor foque em segmentações bem delimitadas, como vestidos, jaquetas, ou peças exclusivas, por exemplo.

Dicas para construir um e-commerce de roupas

Entre as características fundamentais da loja virtual, é essencial ter uma boa descrição dos produtos. Além de indicar cores, tamanhos disponíveis e estilo (casual, social etc.), é importante indicar a composição do produto, os tecidos e cuidados no manuseio. Além disso, é interessante inserir filtros no site para que o consumidor possa procurar pelas peças de seu interesse.

Indicar as medidas das peças passa mais confiança ao consumidor e evita muitas trocas motivadas por erros de tamanho. Inserir fotos variadas dos produtos, de qualidade e em diferentes ângulos, além de habilitar recursos de zoom, ajuda muito nisso. Uma ideia interessante é instalar um provador virtual, para que o cliente escolha as peças com base em suas próprias medidas.

Por fim, o empreendedor deve estar sempre acompanhando as tendências, tanto de marketing digital quanto do setor de moda. O público que compra esses produtos adora lançamentos, portanto, é preciso estar atualizado.

O Instagram também pode ser muito útil na conexão com a audiência, com influenciadores digitais e na propaganda do negócio. Além disso, a integração pelo omnichannel é uma estratégia excelente para melhorar o atendimento ao consumidor.

Agora você já sabe por que o e-commerce de roupas é uma opção tão popular: o setor é o que mais vende na internet e a previsão pro futuro é que continue em crescimento. Se você quiser investir nesse ramo, escolha um nicho e esteja sempre atento às tendências e novidades da moda.

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