O desenvolvimento de uma plataforma virtual demanda o trabalho de layout e programação que são os front end e back end. Você nem sonha o que sejam estes termos? Calma, será explicado.

Hoje é uma obrigação que as empresas estejam na internet para alavancar seus mercados. Por isso, empreendedor, este artigo foi pensado para lhe explicar o conceito e a importância de ter conhecimento sobre o assunto para o seu negócio. Confira a leitura!

O que é front end e back end?

Para criar um site são necessários quatro princípios: o layout do front end, a programação do back end, a segurança na navegação e o custo-benefício do que o site comercializará. Entenda melhor.

Front end

A criação de front end de um site, geralmente, é realizada por um webdesigner que irá desenvolver a aparência e elementos interativos das páginas que constarão no site e que sejam capazes de abrir no computador, tablet e celular. O layout provocará a interação do usuário com o sistema de maneira intuitiva. Além do site, também podem ser criados apps e gerenciadores de conteúdo.

Para realizar este desenvolvimento o profissional aplica conceitos de programação, design e usabilidade, oferecendo facilidade e boa experiência ao consumidor. Ao acessar a página, o cliente toma atitudes receptivas ou reativas perante seus produtos para efetuar uma compra. Um site bem feito é o cartão de visita de sua empresa.

Back end

Enquanto o front end é a frente do site, o back end trabalha os códigos de programação para criar as funcionalidades que o webdesigner projetou. Por exemplo, uma loja virtual de roupas deverá ter um banco de dados dos produtos e dos clientes, um blog e informações sobre a loja, além de ter que calcular as compras, os descontos e o valor do frete. Tudo isso é desenvolvido pelo back end.

Há inúmeras programações para o desenvolvimento de um site. Para seu conhecimento, no front end pode-se utilizar o XML, XHTML e HTML. Enquanto o back end trabalha com PHP, ASP, dentre outras. São elas que dão vida ao site e entregam a melhor experiência ao seu consumidor.

Como aplicá-lo em seu e-commerce?

Tanto o front end quanto o back end precisam estar integrados, conversando entre si para garantir consistências nas informações trocadas e nas compras registras para efetuar um atendimento eficiente e fidelizar, por fim, o cliente. Um detalhe que não pode ser esquecido: seu site precisa ser responsivo.

A integração do front end e back end bem-criada permite um bom ranqueamento do site no Google, Bing ou Yahoo, uma vez que os usuários encontram facilidade na interação entre a exposição dos produtos e seus preços. Além disso, uma boa escaneabilidade aumenta o tráfego.

Assim, as chances de vendas, engajamento e fidelização se tornam cada vez maiores.

Quais os benefícios do front end e back end?

Uma empresa desenvolveu seu site e agora você fará somente o abastecimento para sempre? Errado! A cada dois ou três anos você deve realizar o redesign. Por quê? O comportamento do consumidor muda constantemente e é necessário evoluir junto com ele.

O redesign sempre buscará maneiras de deixar o site mais atrativo e melhorar suas funcionalidades para oferecer um atendimento de excelência, inclusive com suporte para tirar dúvidas. O conteúdo precisa estar atualizado para a conversão de vendas.

Hoje em dia, ninguém consome mais nada sem antes pesquisar no Google. Cerca de 74% dos brasileiros fazem suas consultas antes de comprar, por exemplo, um smartphone. Desta forma, sua empresa pode chamar a atenção de um possível cliente e iniciar um relacionamento com ele para resolver o seu problema.

O mercado de trabalho, atualmente, está ancorado na tecnologia e ter conhecimentos a respeito do assunto é indispensável para qualquer pessoa, em qualquer ramo que esteja inserida. 

Portanto, mesmo que você contrate uma empresa para montar o seu site, é importante ter conhecimento sobre alguns conceitos como front end e back end. Assim, você pode acompanhar toda a evolução da criação da sua loja virtual e pode solicitar os ajustes necessários para o melhor desenvolvimento do seu negócio. 

Gostaria de continuar se atualizando sobre esses temas e alavancar sua empresa? Então, assine nossa newsletter!