Para estar a frente da concorrência é preciso estar a par das novidades do e-commerce. O empreendedor que é capaz de antever tendências e aplicá-las leva vantagem em um mercado extremamente competitivo.

A melhor forma é manter-se atualizado é acompanhando os principais veículos de mídia e influenciadores da área. Isso fará com que sua mente esteja afiada e pronta para perceber as melhores e mais eficazes ações para o seu negócio.

O processo de tomada de decisão deve ser baseado em dados recolhidos de testes. Para que suas pesquisas tenham maiores chances de dar certo você precisa de referências.

Neste post, vamos trazer 3 tendências que prometem ser incorporadas ao e-commerce nos próximos anos. Siga conosco e boa leitura!

1. Social Shopping

Esta é uma das novidades de e-commerce que está em alta. O brasileiro passa muito tempo nas redes sociais, isso é fato. Muitas empresas já investem grandes cifras em anúncios para este meio, com certeza você já foi impactado por algum deles.

A novidade para e-commerce é que com uma nova atualização do Instagram, o usuário impactado pelo anúncio não precisa mais ser direcionado a loja virtual para efetuar sua compra. É possível fazê-lo dentro da própria rede social. 

A tendência é que todas as mídias sociais se adaptem a essa realidade, uma vez que não é de seu interesse que o usuário migre de sua plataforma para outro site. E as empresas precisam estar adequadas a isso proporcionando diversos canais de vendas.

2. Comando de voz 

A busca por voz ficará cada vez mais inteligente e, consequentemente, será mais utilizada. Uma das novidades de e-commerce está na forma como esses resultados serão apresentados. 

Os resultados fornecidos pelas assistentes virtuais, como SIRI e Alexa, são únicos, e não múltiplos como em uma busca digitada. Um grande desafio para anunciantes, uma vez que esses resultados não incluem propagandas.

Porém, isso é uma grande vantagem para empresas que já vêm trabalhando conteúdos otimizados e utilizam a estratégia de inbound marketing. Pois estas aparecerão nos resultados de buscas sem grandes dificuldades.

3. Automação de marketing

A automação é mais que uma novidade de e-commerce: já pode ser considerada uma necessidade. Há tempos já se fala dela e da sua importância. A novidade de e-commerce é que esta será essencial para a experiência de compra do seu consumidor.

Existem muitos processos envolvidos durante a compra e muitos deles podem ser automatizados. Dessa forma, é possível ganhar tempo e agilizar etapas. As tarefas manuais são desnecessárias e geram gargalos que fazem você perder vendas.

Até mesmo a comunicação com seus clientes pode ser automatizada, em alguns casos. Com esse processo, é mais fácil identificar a jornada de compra do seu cliente e impactá-lo no momento certo.

As novidades de e-commerce são inúmeras e surgem todos os dias. Então, entender quais são as mais adequadas a sua realidade e de seus consumidores pode ser o diferencial entre ter uma empresa escalável  ou estagnada.

Gostou do post? Então não deixe de assinar nossa newsletter para manter-se atualizado com nossas novidades!