O marketing para e-commerce tem se apresentado como uma ferramenta robusta de comunicação e divulgação. Por se tratar de um recurso mais democrático, o marketing digital se popularizou entre marcas e empresas com o orçamento limitado por conta do enorme potencial e baixo custo.

Além disso, os consumidores que buscam economizar acabam encontrando no e-commerce melhores oportunidades de negócios. Porém, com a grande concorrência, é necessário que lojistas os ofereçam vantagens competitivas para estimular a compra dos seus produtos.

Neste cenário, quais são as principais tendências de marketing para e-commerce que devem ser usadas para alavancar o seu site? Confira neste post quatro delas.

Inbound Marketing para e-commerce

O Inbound marketing é uma estratégia que foca em resolver as dores e necessidades do seu cliente. Isso é feito por meio da criação de conteúdo relevante de acordo com o estágio em que a persona se encontra no funil de vendas.

É uma estratégia de marketing para e-commerce considerada permissiva, pois, o cliente entra em contato com sua propaganda quando está buscando pelo assunto. Esta é a grande vantagem em relação às campanhas patrocinadas, como banners, que são considerados invasivos.

Além disso, por meio da criação de conteúdo relevante para o cliente, sua empresa constrói uma imagem de autoridade e referência sobre o assunto. Dessa forma, ao pensar no seu tipo de produto, a primeira marca na mente do consumidor será a sua!

Foco no cliente

O consumidor é o foco do seu negócio, e proporcionar uma experiência de compra excelente é fundamental para fidelizar e atrair novos clientes. Com o aumento da concorrência é preciso criar experiências cada vez mais inesquecíveis e encantadoras.

Existem diversas ferramentas para auxiliar sua empresa nessa empreitada. Por meio dos dados fornecidos pelos usuários que acessam seu site é possível proporcionar ações de marketing personalizadas de forma automatizada e em tempo real.

Ademais, essa automação também pode transformar o seu atendimento. Um chatbot, por exemplo, resolve problemas mais simples e recorrentes do seu site e ainda pode ser terceirizado — muitas empresas já oferecem essas soluções para pequenos empreendimentos.

Maior segmentação em E-mail Marketing

O e-mail marketing para e-commerce será ainda mais focado nos clientes, utilizando estratégias de personalização e segmentação sofisticadas com a finalidade de idealizar uma experiência cada vez mais individualizada.

Analisando comportamentos prévios e pontuais, é possível enquadrar o cliente em um perfil de compra e enviar uma comunicação mais alinhada com suas expectativas — encaminhando ofertas que são realmente do seu interesse e aumentando as chances de venda.

Big Data para entender seus clientes

Os dados recebidos em seu site são um material bruto que contém o caminho para traçar o perfil de seus consumidores. Refinar essas informações e entendê-las é parte do processo de marketing para e-commerce.

Isso porque esses dados contêm informações capazes de moldar sua loja virtual de forma que esta fique extremamente atraente para o seu consumidor potencial. Conhecendo o perfil do seu cliente é possível identificar suas necessidades e desejos e, então, saná-los.

O uso desses dados é importante na tomada de decisões estratégicas de marketing para e-commerce, uma vez que, em posse dessas informações relacionadas ao comportamento do consumidor, é possível transformá-las em insights capazes de aumentar a competitividade da sua marca.

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