Não existe fórmula mágica no comércio digital. Muitos sites conseguem obter uma boa taxa de conversão, mas nenhum deles consegue 100%. Entretanto, é possível otimizar suas vendas com uma ação muito simples: um teste a/b.

Você já deve ter ouvido falar nessa estratégia, mas talvez nunca tenha tentado aplicá-la em sua loja virtual. Porém, talvez até tenha participado de algum como cobaia e nem imagine, uma vez que ele é muito sutil.

O teste A/B consiste em comparar duas versões de uma mesma peça (site, post, anúncio etc) para descobrir qual delas agrada mais ao público. Assim, podem ser feitas mudanças perceptíveis como um layout inteiro ou apenas a cor de um botão.

Saiba mais sobre como isso funciona a seguir.

Onde aplicar o teste A/B?

Todas as páginas do seu comércio digital e os anúncios que você promove em redes sociais podem ser testadas. Use o Google Analitycs para entender em que página as pessoas costumam abandonar a navegação. Muitas vezes, você vai perceber que a página de checkout pode ser o gargalo; em outras, a homepage já não favorece a conversão.

Assim, você pode testar a página do carrinho reduzindo o número de campos a serem preenchidos ou usar elementos visuais que transmitam segurança, como um cadeado. Na página de produtos, você pode testar o tamanho das fotos, a disposição dos elementos, a ordem de apresentação, a descrição, os preços, e o que mais você considerar pertinente. 

Como fazer? 

A ideia básica você já entendeu, certo? Trata-se de elaborar duas versões de uma mesma página ou peça, como um anúncio, e esperar os resultados. Mas você precisa passar por algumas etapas para que o teste seja um sucesso. Veja um passo a passo resumido:

Pesquisa

No início você pode até fazer um brainstorming com a sua equipe e trabalhar com algumas hipóteses para verificar o que pode ser alterado na página e influenciar nas conversões. Entretanto, é interessante pesquisar alguns sites que tratem do assunto e analisar estudos de caso que tenham alguma relação com o seu para aprender com eles.

Modelagem e execução

A modelagem é fundamental para evitar retrabalho e custos extras. É preciso seguir algumas regras para que o teste dê certo.

Para isso, crie um documento onde você coloca a hipótese a ser comprovada (“se eu mudar isso passaremos de X conversões para Y”, por exemplo). Depois disso, defina quais as métricas servem para decidir sobre A ou B (número de vendas de um mesmo produto, por exemplo) e qual ferramenta utilizar para a verificação (Google Analitycs Content Experiments pode ser uma delas).

Decida quanto tempo o teste ficará no ar para que seja confiável e satisfatório. Há aplicativos de calculadoras que podem fazer isso. Analise os resultados e faça as alterações necessárias baseadas no que você e sua equipe aprenderem.

Registro dos resultados

Registre tudo o que foi aprendido com o teste. Ele pode não ser definitivo e para fazer novas versões é preciso saber tudo o que foi feito e alterar outras variáveis. Tente olhar para esses resultados de forma crítica para descobrir o que deu certo e o que deu errado e o por quê.

Por que fazer?

Entender o que torna a experiência de compra mais agradável ao consumidor é o objetivo principal do teste A/B. Com isso, fica mais fácil atender às necessidades do seu público-alvo ou persona, melhorar a acessibilidade da página e entender o que faz com que seu e-commerce tenha mais conversões.

É incrível, mas as vezes um pequeno detalhe como o tamanho da fonte, a posição do botão comprar ou a forma como o preço é colocado podem fazer a diferença. E você só vai descobrir isso se fizer o teste A/B, assim como diversas empresas bem sucedidas fazem no mundo inteiro. Pense a respeito e conte com o apoio de agências e profissionais do ramo.

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