O QUE É UX (USER EXPERIENCE)?

Experiência do usuário ou User eXperience (UX) é um termo que já está presente no radar das empresas principalmente da internet e consiste no conceito de projetar ao usuário situações ou artefatos que construa a melhor experiência na utilização de um produto ou serviço.

A Experiência do Usuário (UX) inicia-se no primeiro contato (touch) entre a pessoa e o produto ou serviço, passando pelo atendimento, venda, pós-venda e o relacionamento futuro com este cliente. E muito diferente do que muitos entendem como UX, ele não se limita a um design atrativo ou a produtos e serviços voltados para tecnologia e sim a outras séries de fatores como mostra a imagem abaixo:

Para entender melhor a Experiência do Usuário (UX) precisamos entender o contexto social que estamos inseridos. Em termos gerais, uma sociedade possui necessidades como:

  • Fisiológicas: Fome, sede, sono, abrigo, etc.
  • Segurança: Defesa, saúde, emprego, etc.
  • Sociais: Amor, posse, pertencimento a grupos, etc.
  • Autoestima: Reputação, prestígio, ego, etc.
  • Autorrealização: Desenvolvimento pessoal, conquistas, carreira, etc.

A Experiência do Usuário (UX) deve ser projetada com base em uma ou mais necessidades, aliadas a outras sensações como atenção, carinho, amor, notoriedade, vantagem; gerando estímulos para que esta experiência seja sempre mais positiva possível.

LEMBRE-SE: UM CLIENTE SATISFEITO PODE ATÉ LEMBRAR E INDICAR SUA EMPRESA
MAS UM CLIENTE INSATISFEITO NUNCA VAI ESQUECER DE SUA EMPRESA E SEMPRE
QUE FOR ESTIMULADO DETONARÁ A SUA REPUTAÇÃO.
Para proporcionar uma boa Experiência do Usuário (UX), dinâmica e que se adapta às evoluções e inovações do mercado é necessário realizar estudos constantes das necessidades do seu público, de como ele procurará seu produto ou serviço, como ele espera se atendido, qual solução será vendida, como será realizado a entrega, como vai ser a experiência na utilização desta solução, como será o pós-venda e o estímulo para o consumo de novos produtos ou serviço.
PROJETAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX) GARANTE A SUA EMPRESA RELAÇÕES PRÓXIMAS E DURADOURAS COM SEUS CLIENTES.

Texto: Luis Guarita, diretor digital da Agência Gnu.