O QUE É UX (USER EXPERIENCE)?
Experiência do usuário ou User eXperience (UX) é um termo que já está presente no radar das empresas principalmente da internet e consiste no conceito de projetar ao usuário situações ou artefatos que construa a melhor experiência na utilização de um produto ou serviço.
A Experiência do Usuário (UX) inicia-se no primeiro contato (touch) entre a pessoa e o produto ou serviço, passando pelo atendimento, venda, pós-venda e o relacionamento futuro com este cliente. E muito diferente do que muitos entendem como UX, ele não se limita a um design atrativo ou a produtos e serviços voltados para tecnologia e sim a outras séries de fatores como mostra a imagem abaixo:
Para entender melhor a Experiência do Usuário (UX) precisamos entender o contexto social que estamos inseridos. Em termos gerais, uma sociedade possui necessidades como:
- Fisiológicas: Fome, sede, sono, abrigo, etc.
- Segurança: Defesa, saúde, emprego, etc.
- Sociais: Amor, posse, pertencimento a grupos, etc.
- Autoestima: Reputação, prestígio, ego, etc.
- Autorrealização: Desenvolvimento pessoal, conquistas, carreira, etc.
A Experiência do Usuário (UX) deve ser projetada com base em uma ou mais necessidades, aliadas a outras sensações como atenção, carinho, amor, notoriedade, vantagem; gerando estímulos para que esta experiência seja sempre mais positiva possível.
MAS UM CLIENTE INSATISFEITO NUNCA VAI ESQUECER DE SUA EMPRESA E SEMPRE
QUE FOR ESTIMULADO DETONARÁ A SUA REPUTAÇÃO.
Texto: Luis Guarita, diretor digital da Agência Gnu.