O início do ano é marcado por vários tipos de sentimentos nas pessoas, como novos hábitos, nova decoração de casa, novas metas e muito mais. Além disso, é o momento em que as lojas fazem grandes liquidações e ofertas promocionais de seus produtos. 

 

É por isso que é um período em que muitos escolhem realizar grandes compras tanto em lojas físicas, como em e-commerces que fazem camisetas promocionais em começo de ano.

 

Então, se você tem uma loja virtual e quer aproveitar esse momento para realizar muitas vendas, saiba que este é o momento certo. 

 

No entanto, é preciso ter estratégias que ajudem a alcançar o resultado de vendas que os grandes e-commerces alcançam. Saiba que com as ações estratégicas certas, você pode vender muito na sua loja online. 

 

Esse modelo de venda já tem seus grandes benefícios por não ter custos de aluguel de ponto físico, ou questões de licenciamento ambiental para resolver

 

Agora é só aproveitar a época e essas 10 dicas para alavancar as vendas do seu e-commerce nesse início de ano. Confira:  

1 – Realize análise de desempenho

Para vender muito neste início de ano no seu e-commerce, a primeira coisa a fazer é realizar uma análise de desempenho. Assim, você poderá saber com certeza o que não está funcionando, o que precisa ser melhorado e como aumentar a performance.

 

Um e-commerce é um negócio real com deveres e responsabilidades e sem dúvidas, o primeiro passo é ter a sua loja online analisada por um profissional do setor.

 

Um especialista é capaz de revelar quais são os problemas atuais do seu e-commerce e, com base nos objetivos que deseja alcançar, identificar o caminho para sanar seu site e torná-lo competitivo.

 

Além disso, a análise estrutural do site é fundamental para seu posicionamento no buscador. Daí, pela sua capacidade de ser encontrado por potenciais clientes.

2 – Realize ofertas com questão de estoque

Nada funciona tão bem quanto as ofertas de queima de estoque nas lojas, e nos e-commerces isso não seria diferente. 

 

Portanto, separe todos os produtos que não foram vendidos do ano anterior e prepare-os para realizar uma grande queima de estoque com ofertas imperdíveis. Funciona como um plano de manejo de estoque que sobrou das promoções de natal e ano novo.   

3 – Crie uma estratégia de SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca em português, é um conjunto de estratégias que garantem que seu e-commerce esteja entre os primeiros resultados dos buscadores, como o Google ou o Bing.

 

Os clientes estão sempre em busca de soluções para seus problemas, se seus produtos ou serviços aparecem no topo de seus resultados aumenta suas chances de conseguir clientes e vendas.

 

Para que isso aconteça, seu site deve ser organizado seguindo os padrões de SEO que simplificam a navegação. 

 

Além disso, certifique-se de que seu e-commerce mantenha uma excelente velocidade de carregamento, pois essa é uma das métricas que afetam a experiência de compra dos usuários.

 

Lembre-se que se um usuário sentir dificuldade ou perder muito tempo para encontrar as informações que precisa, ele não pensará duas vezes antes de abandonar seu e-commerce e partir para o próximo.

 

E isso vale tanto para loja industrial virtual que vende ponte rolante industrial como para loja de ração online. 

4 – Cuide do conteúdo e da comunicação

Uma das estratégias indispensáveis ​​do e-commerce para aumentar a taxa de conversão é o marketing de conteúdo.

 

E sabe por quê? Como os consumidores não podem tocar nos produtos, isso significa que eles podem confiar apenas no conteúdo carregado para decidir se devem prosseguir com a compra ou não.

 

É essencial esclarecer um conceito sobre produção de conteúdo muito importante que muitos empreendedores esquecem: o conteúdo de qualidade, tanto no site quanto nas redes sociais é fundamental para qualquer tipo de negócio.

 

É importante que os textos das fichas de produtos sejam escritos de forma clara, cativante, mas também otimizada para os motores de busca. 

 

Afinal, as pessoas procuram na internet desde “outorga de poço” até “roupas promocionais”, por exemplo.  Portanto, pesquise as palavras-chave que tem a ver com seu e-commerce e comece a aplicar na sua estratégia de conteúdo. 

 

E lembre-se: todo o seu conteúdo deve ser consistente e comunicar o mesmo sistema de valores, ou seja, um conjunto de princípios com os quais seu público se identifica ao se relacionar com sua marca.

 

Por exemplo, em uma loja de produtos de segurança que vende cones de alerta, falar sobre PGR segurança do trabalho é essencial. 

5 – Invista em boas imagens e vídeos

Assim como os textos exigem trabalho profissional, as imagens e vídeos devem ser criados da mesma forma. E isso não vale somente para imagens e vídeo de natal e ano novo, o início do ano também merece a mesma atenção carinhosa e investimento no visual dos produtos. 

 

Nesse sentido, avalie seriamente a produção e introdução de vídeos em suas páginas de e-commerce ou fichas de produto. Hoje a comunicação através de imagens em movimento é a que melhor funciona e obtém os melhores resultados.

 

Se as pessoas virem claramente como é um produto ou como ele funciona, será mais fácil convencê-las a prosseguir com a compra. Quanto mais o conteúdo for de qualidade, mais sua marca parecerá séria e confiável.

6 – Aproveite os canais de mídia social

Os usuários gastam uma média de cerca de 2,5 horas por dia em aplicativos de mídia social, como mostram essas estatísticas. O que isso significa?

 

Significa que você também, com o seu negócio de e-commerce, deve estar presente nas principais plataformas que os potenciais clientes estão. Se não o fizer, corre o risco de perder uma grande fatia do mercado.

 

As redes sociais são os locais certos para criar a sua comunidade, para se dar a conhecer, para aumentar a notoriedade da sua marca. Obviamente, nem todos esses canais são iguais, você precisa descobrir qual é o mais benéfico para você.

 

Como? Depende do tipo de seu negócio, quem são as pessoas que você aborda e quais são seus objetivos. 

 

Aqui vem a importância da análise de que falei anteriormente. Você precisa conhecer seus clientes-alvo para saber para quais plataformas sociais transmitir suas mensagens e qual é a melhor maneira de comunicá-las.

 

Por exemplo, se a sua empresa for B2C com um público-alvo jovem, você pode se concentrar no Facebook, Instagram e até no Tik Tok. Se você lida com B2B, sua rede social por excelência é definitivamente o LinkedIn.

 

Ver sua marca nas redes sociais aumentará o vínculo com seus clientes em potencial e integrar seu e-commerce a essas plataformas permitirá que você direcione os clientes diretamente para a compra.

7 – Promova uma boa experiência de compra

Uma das principais necessidades do cliente é ter uma experiência de usuário, inclusive de compra.

 

Portanto, além de encontrar o produto que resolve o problema que eles têm no momento em que chegam ao seu e-commerce, eles também devem ser capazes de navegar com facilidade para finalizar a compra. Caso contrário, pode haver grande taxa de desistência. 

 

Problemas comuns são:

 

 

Portanto, resolva todas essas questões o quanto antes, e promova uma boa experiência de compra para seus clientes. É necessário oferecer a melhor experiência de usuário para os clientes antes que eles os solicitem.

 

Como esse resultado é alcançado? Colocando-se no lugar de seu cliente e imaginando quais são suas necessidades.

8 – Mantenha contato com seus clientes

Depois de fechar uma venda e transformar o prospect em comprador, não desista dele e nem o abandone. Lembre-se de que é muito mais fácil e garantido fazer vendas adicionais com clientes existentes do que encontrar novos.

 

Por exemplo, enviando e-mails para lembrá-los de seu novo produto de descarte de pilhas

ou propor novas propostas e ofertas personalizadas. 

 

A automação de marketing por e-mail pode ajudar nessa questão e continua sendo uma maneira eficaz de aumentar suas vendas de comércio eletrônico.

 

É um canal privilegiado para se manter aberto com os seus clientes de forma a enviar-lhes comunicações pensadas especialmente para eles. Você pode tentar, por exemplo, oferecer outros produtos ou serviços específicos e complementares ao adquirido anteriormente.

 

A palavra-chave para garantir bons resultados nesse contato com os clientes que já compraram é customização. Quanto mais as ofertas estiverem alinhadas com as opções de compra anteriores, mais aumentam as chances de fechar outras vendas.

9 – Crie uma promoção de verão

É inegável que no início do ano novo as pessoas estão em clima de férias e de verão. Portanto, realize campanhas com banners e itens promocionais da estação quente em seu comércio eletrônico.

 

Uma ideia é brincar com a temperatura. Quanto mais descontos um produto tiver, mais “quente” ele ficará. Para isso, você pode usar um ícone como um termômetro junto com uma frase bem chamativa.

10 – Faça um anúncio específico no início do ano

O início de ano é marcado por novas metas e novas perspectivas, como mencionamos no início deste artigo. Portanto, faça copys e utilize bem essa emoção do início do ano para vender muito no seu e-commerce. 

 

Independentemente se você tem um e-commerce que vende produtos para confinamento de gado ou loja virtual de acessórios femininos, utilize essa estratégia para aumentar as vendas nesse período.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.