Saiba que a Inteligência artificial e machine learning estão transformando o mundo da tecnologia, seja pelos seus assistentes virtuais, software de segurança ou os carros autônomos.

Além disso, essa tecnologia impacta de forma positiva os executivos de marketing e propaganda, aumentando a relevância em escala das empresas, tornando todo esse trabalho mais preciso, afinal as inovações são importantíssimas para essa área.

Faça você a venda de catalisador ou tenha uma empresa de quadros, tanto a inteligência artificial como o machine learning, porém ajudar com que sua marca seja reconhecida pelos consumidores.

As inovações vinda do avanço da internet, trouxe um novo jeito de segmentar o público e com isso reforçar a mensagem que as marcas desejam passar, com isso a inteligência artificial veio para mudar a forma como as pessoas interagem com:

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, criamos esse texto, nele contém informações importantes sobre essas transformações e seus impactos nas vendas e comunicação das marcas. Boa leitura!

Inteligência artificial e Machine Learning 

Para entender como a inteligência artificial pode ajudar sua empresa de moldes de resina, por exemplo, é preciso que você entenda o conceito por trás desse termo, além de saber como Machine Learning funciona.

Saiba que a inteligência artificial é o estudo sobre como podemos criar máquinas inteligentes e que sejam capazes de resolver diversos problemas, como nós humanos resolveremos.

Um pouco assustador eu sei, mas saiba que isso não tem nada a ver com os filmes de ficção científica onde os robôs se revoltam com a raça humana, muito pelo contrário essa tecnologia é feita para nos ajudar.

Saiba que ela já está presente em nossas vidas, de modo que nem ao menos você percebe, sabe quando você vira para o seu celular e grita “ok Google, encontre por um hotel expo center norte”, você já está usando a inteligência artificial.

Já o Machine Learning é o conjunto de sistemas computacionais que permite que a inteligência artificial funcione, durante anos os programadores criaram de forma manual os códigos que permitem com que os computadores executem suas funções.

Graças ao advento do Machine Learning, as máquinas conseguem aprender sozinhas, sem a necessidade de regras rígidas de programação, isso só é possível devido à exposição do sistema a inúmeros exemplos, até que ele fosse capaz de tirar suas próprias conclusões.

Até um tempo atrás era bem difícil ensinar um computador a diferença entre uma casa e um carro, devido a programação tradicional, porém com o Machine Learning, pois é possível salientar o sistema com diversas fotos tagueadas de casas e carros.

Dessa forma o sistema analisa pixels e padrões, para que consiga criar estimativas de qual é qual, com o passar do tempo ele aprende a diferenciar os dois objetos.

Personalização é o futuro

É importante que as empresas entendam que o perfil do consumidor tem mudado com o passar do tempo, se tornando cada vez mais exigente, afinal, existe uma grande concorrência no mercado, não havendo apenas uma loja de bronze tm 620, mas várias.

Essa competitividade faz com que os negócios precisem mudar suas estratégias, e a personalização é um mecanismo muito eficaz, dessa forma você faz com que o seu cliente se sinta único e com isso escolha a sua empresa ao invés da concorrência.

Saiba que a inteligência artificial pode ajudar a sua empresa a efetivar essa personalização, mas como?

Bom, com cada vez mais plataformas como o Search. Aplicativos de vídeos e músicas que impactam bilhões de pessoas todos os dias, é fundamental considerar a publicidade digital como mídia de massa.

Dessa forma, quando alguém pesquisar por “preço camarão” em seu site de buscas, os dados coletados nesta pesquisa poderá direcioná-lo a sua empresa, através da publicidade digital.

Isso torna com que seja possível adaptar suas campanhas de acordo com o desejo dos seus consumidores, em tempo real, isso mesmo, assim que ele pesquisar algo, sua marca será apresentada para ele, através de diversos mecanismos.

Isso permite uma maior relevância na criação de uma campanha, em todos os seus proceso como:

 

 

Através da inteligência artificial é possível analisar todos os sinais que recebemos no nível do consumidor, como os produtos que prefere, seu histórico de compras e outros atributos de relevância contextual.

Tudo isso é possível ser feito de uma forma otimizada e instantânea, fazendo com que uma empresa de eixo cardan, por exemplo, consiga aumentar seu alcance, além de claro conquistar o cliente certo para os seus produtos.

Eficácia da inteligência artificial

Você deve estar se perguntando como a inteligência artificial pode melhorar seus esforços no marketing, para te ajudar a entender um pouco melhor vamos a um exemplo prático, assim conseguimos ilustrar como esse processo funciona.

Imagine que uma marca lançou um novo modelo de filtro tipo Y mais tecnológico, para criar sua estratégia de marketing ela realizou experimentos com machine learning para incrementar o alcance e o engajamento do público-alvo.

Dessa forma os seus anúncios foram segmentados para o seu público-alvo, levando em consideração alguns dados que permitam identificar se aquelas pessoas são  propícias para consumir o produto.

Com isso essa empresa tem maior controle sobre os seus anúncios, pois sabe que eles serão apresentados somente para o seu público-alvo, não perdendo tempo ou dinheiro com campanhas que enxerguem o cliente como uma massa.

A inteligência artificial entende que cada pessoa é única e possui suas preferências, pois isso não trata todos os clientes da mesma forma, oferecendo os mesmos produtos, para as empresas essa é uma ótima jogada de marketing.

Importância da personalização

Como você pode perceber ao longo deste texto, a inteligência artificial unida a Machine Learning, faz com que as estratégias e campanhas de marketing sejam mais efetivas, afinal ela irá impactar o público certo.

Mas você sabe porque isso é importante, além do porque cada vez mais os consumidores estão buscando por essa personalização?

Saiba que o marketing de personalização, reconhece o cliente como um pessoa e não mais apenas um número de vendas, nos dias atuais as pessoas estão cada vez mais cansadas de marcas que não as respeitam e nem as reconhecem.

Por isso, quando uma empresa utiliza a personalização, faz com que o cliente se sinta adequado para usufruir dos seus produtos e serviços.

Para ilustrar isso vamos a um exemplo, sabe quando você participa de um evento da sua empresa e desfruta de um coffee break simples mas gostoso e agradável, sua percepção daquele lugar muda, não é mesmo?

Com as empresas acontece o mesmo, quando o cliente se sente único e especial de alguma forma, ele cria um relacionamento com a marca se tornando fiel a ela.

Por isso que o uso da inteligência artificial para direcionar os seus anúncios ao público certo é tão importante, assim você irá atingir o cliente ideal para a sua marca, com isso irá conseguir trabalhar estratégias que faça com que ele continue consumindo seus produtos. 

Afinal o marketing de massa interrompe o interesse do cliente, que logo percebe que aquela ação é apenas para empurrar um produto ou serviço goela abaixo, isso pode acabar até criando uma impressão negativa dos clientes.

Por isso é fundamental que você use a inteligência artificial para segmentar seus anúncios e com isso implementem ações de marketing que conversem diretamente com o seu público.

Para que essa implementação ocorra de maneira certa é importante que você leve alguns aspectos em consideração.

A relevância, pois o cliente precisa perceber que a comunicação é única, além de claro entender que ela está alinhada aos seus interesses.

Sua empresa precisa passar confiança, pois a partir do momento que ele percebe a relevância que o seu negócio tem no mercado, ele começará a confiar em todas as informações que forem apresentadas sobre os seus produtos.

Por último temos a interação, que usa como base a confiança na sua empresa, dessa forma o cliente começa a ter uma interação maior, gerando um alto engajamento e tornando a empresa uma referência em seu segmento.

Considerações finais

Dessa forma a sua empresa estará a frente dos seus concorrentes, pois o seu cliente confiará na sua marca e em seus produtos.

Após todas essas etapas o cliente começa a perceber o valor nas campanhas que são feitas especialmente para eles, com isso fica bem mais fácil fidelizar seus clientes.

Portanto, usando a inteligência artificial aliada ao Machine Learning e com uma boa estratégia de personalização, sua venda irá aumentar de forma significativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.