Você já ouviu falar sobre o termo machine learning? Por mais desconhecido que ele possa ser nos dias atuais, é um conceito que já está mudando por completo a maneira como as empresas agem dentro do mercado digital e como processam seus dados. 

Todos sabemos bem que a tecnologia avançou muito nos últimos tempos e continua avançando cada dia mais, diversas novidades chegaram para mudar por completo o nosso mundo, inclusive a I.A, mais conhecida como Inteligência Artificial. 

Dentro deste conceito, os algoritmos, que funcionam como espécies de robôs que agem por conta própria, sem que seja necessário a presença ou não de um ser humano para que as coisas pelas quais eles foram responsabilizados para fazer realmente aconteçam.

Com a inteligência artificial, os algoritmos ganham autonomia para agirem segundo a análise de padrões e ações, mudando por completo a maneira como as coisas funcionam no mundo e fazendo com que simples tarefas consigam ser automatizadas. 

Pense que assim como é feita a estruturação de empresas, o universo da inteligência artificial foi sendo estruturado com o passar dos anos e com o surgimento de novas tecnologias voltadas para os mais diversos tipos de segmentos. 

Hoje, contamos com aspiradores de pó que funcionam sozinhos assim como automatização de casas que funcionam através de um comando de voz, um enorme avanço para toda a humanidade se compararmos isso com o que tínhamos de tecnologia há 50 anos. 

O fato é que, a tecnologia e suas inovações mudam a vida de todos e nos mais variados sentidos, e uma das áreas que não ficou de fora dessa massa de novidades foi o meio empresarial, que também recebeu diversas inovações. 

Não é novidade para ninguém que apenas a chegada da internet, das redes sociais e do marketing digital já mudou por completo o mundo empresarial e fez com que os empreendedores vissem o sonho de ter o seu próprio negócio ser ainda mais acessível.

Claro que, até mesmo os negócios digitais, como é o caso dos e-commerces, precisam de uma boa assessoria contábil empresarial para manter as contas da marca em dia, mas contar com inovações da tecnologia também é essencial para o sucesso da marca. 

Por falar em e-commerce, precisamos entender bem sobre esse tipo de negócio que ganhou grande notoriedade no mercado e tem sido uma das opções mais acessíveis e viáveis para quem deseja ter o seu próprio negócio. 

O e-commerce nada mais é do que um negócio 100% digital, ou seja, uma marca que nasceu, se desenvolveu e se mantém dentro do ambiente online. Tudo da marca, desde suas vendas até seu suporte e atendimento é feito apenas através da internet. 

É um estilo de negócio muito famoso e usado nos dias de hoje, principalmente após a pandemia, onde as pessoas tiveram que começar a consumir dos e-commerces por não poderem sair de casa para tal. 

Todo segmento e tamanho de marca pode ter um e-commerce, seja uma marca que venda produtos de beleza até mesmo uma empresa de funcionários terceirizados que podem ser contratados por uma outra empresa. 

Dentre tantas inovações dentro do e-commerce, o conceito de machine learning tem feito a diferença na rotina de empreendedores e mudado por completo os processos dentro deste tipo de negócio, e hoje iremos entender como esse conceito tem ajudado os e-commerces. 

Entenda o que é machine learning

O termo machine learning significa aprendizagem de máquina, e como o próprio nome já diz, se caracteriza pelo processo de fazer as máquinas aprenderem sobre um determinado processo para auxiliar dentro de uma empresa. 

Assim como nós, seres humanos, os algoritmos e robôs estão cada dia mais inteligentes e aprendendo novas coisas a partir de atitudes padronizadas que são apresentadas e reforçadas a eles durante um período de tempo. 

Dentro de um e-commerce, assim como é importante contar com um bom ERP para controle de estoque que garanta a segurança e eficácia desse serviço, contar com tecnologias que façam alguns processos serem automatizados também pode ser fundamental. 

Provavelmente você já deve ter entrado em um site onde recebe uma mensagem automática no chat do site ou até mesmo quando decide conversar com uma marca pelas redes sociais, recebe o atendimento de um robô.

Esse é um dos processos que se originalizou dentro do conceito de machine learning, onde os robôs entenderam o padrão daquela empresa e começaram a repeti-lo para que aquele procedimento fosse de única e exclusiva responsabilidade da tecnologia. 

Além disso, existem diversas ações que vemos em um e-commerce e em outros tipos negócios que são prova viva do machine learning, que usa a inteligência artificial nesses processos, como:

Através dos algoritmos dentro do sistema, que analisam e estudam os processos da marca, eles começam a repetir as ações antes feitas por um ser humano e com o passar do tempo, conseguem fazer aquilo de maneira automática. 

O conceito de machine learning se tornou extremamente valioso para os e-commerces, que além disso também podem contar com uma boa empresa de criação de softwares que auxiliam na criação de programas que melhorem ainda mais seus processos. 

Sendo assim, com tudo isso, podemos entender que o conceito de machine learning chegou para provar o grande avanço da tecnologia e como as mudanças feitas em todo o mundo tem gerado incríveis resultados dentro dos e-commerces. 

As vantagens do machine learning no e-commerce

Agora que você já entende sobre o que se trata o machine learning, chegou o momento de conferir as vantagens que esse conceito traz para os e-commerces e os motivos pelos quais está se tornando essencial para esse tipo de negócio. Confira: 

Entrada de dados limitados 

O machine learning permite a entrada de um número limitado de dados dentro do e-commerce, o que faz com que o tratamento de dados seja ainda mais enxuto e assertivo, fazendo com que a marca conte apenas com os dados mais relevantes. 

Assim como uma assessoria contábil para abertura de empresa é essencial para ajudar na parte financeira de um e-commerce, o conceito de machine learning faz toda a diferença até mesmo no tratamento de dados do negócio. 

Processa e analisa dados 

E como se não bastasse limitar os dados que entram no e-commerce, ele ainda cuida do processamento e da análise desses dados, tudo isso para que o empreendedor conte com os dados mais relevantes para ajudá-lo na melhor tomada de decisões. 

Sabemos bem que um e-commerce precisa lidar com milhões de dados diariamente e dados privados de clientes que precisam de muito cuidado, por isso, é importante contar com conceitos como machine learning para ajudar nesse processo. 

Auxilia na conversão 

A conversão dentro do universo digital acontece a partir do momento que um usuário deixa de ser apenas um admirador do seu negócio e realmente consome o que você oferece, se tornando um oficial cliente da sua marca. 

O machine learning auxilia em um processo de venda mais automatizado e personalizado para esses potenciais clientes, o que, se em paralelo a uma boa consultoria em gestão de vendas, faz com que a sua marca decole com os resultados de vendas.

Segmentação de público 

A segmentação do público de um e-commerce acontece quando a marca em questão separa os diferentes perfis de potenciais clientes para trabalhar com cada um deles de maneira personalizada para entender o comportamento do usuário. 

Contar com o machine learning é essencial para que a segmentação desse público aconteça de maneira bem mais otimizada, rápida e simples, trazendo para o empreendedor informações válidas sobre os potenciais perfis de clientes. 

Valor vitalício do cliente 

Por fim, mas longe de ser menos importante, o valor do seu cliente é um dado calculado a partir de diversas informações sobre ele e que, se dependesse de uma pessoa para fazer o de cada cliente de um e-commerce, seriam gastos dias e mais dias de trabalho. 

Felizmente, hoje se conta com o machine learning que traz essa informação já pronta e de maneira rápida para o empreendedor entender o valor de seus clientes. 

É um processo tão importante quanto uma boa gestão de serviços TI dentro da plataforma do e-commerce e que garante a boa usabilidade do site. 

Esses são apenas algumas das diversas vantagens do machine learning dentro de um e-commerce, um conceito moderno e atual, que chegou há pouco tempo no mercado mas já está mudando completamente esse meio.

Considerações finais

Vivemos em um mundo onde a tecnologia tem trazido inovações que estão mudando para melhor a vida de milhares de pessoas e potencializando as qualidades de diversas áreas do mercado, inclusive a empresarial.

Dessa maneira, contando com ótimos conceitos como o machine learning, seu e-commerce terá um grande aliado para auxiliar na tomada de decisões e na construção de um ótimo relacionamento com seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.