Hoje, diversas são as estratégias disponíveis para conquistar a atenção de um cliente, tornando-o em um consumidor fiel dos produtos e dos serviços oferecidos por uma empresa. Entre essas táticas se destaca o uso do cashback como um bom artifício.

Sendo uma forma não só de atrair novos clientes para a sua marca, como também fortalecer a sua relação com os consumidores que já foram atingidos. Transformando eles em ativos importantes para uma empresa, com índices fáceis de serem analisados.

E contar com uma leva fiel de clientes, ainda mais no mercado competitivo de hoje, pode se tratar de uma estratégia responsável pela prosperidade de um negócio. Com esse empreendimento tendo acesso a números seguros em relação a sua posição no mercado.

Como uma empresa de brindes corporativos personalizados, que além da confecção desses produtos trabalha com a hipótese de ampliar sua linha de produtos, servindo também ao um público cerimonial, com a produção de brindes para organização de festas.

Esse processo de ampliação depende de uma série de fatores, como a situação do mercado, o cenário econômico e social, por exemplo. Contudo, o primeiro tópico a ser observado antes de se tomar qualquer decisão sobre uma empresa é o seu público.

Até por se tratar da audiência que de fato impactará em qualquer ação dessa companhia, seja positivamente ou de forma negativa, diante de sua percepção sobre o produto ou serviço oferecido por tal empresa, estando inclusive aberto a possíveis mudanças.

Modificações que são necessárias para que um negócio consiga conquistar uma posição recorrente no mercado, como um restaurante que antes funcionava apenas no modelo tradicional e agora trabalha junto de um sistema para delivery de pizza.

Tudo de forma a responder às novas necessidades que vão surgindo com o tempo. A fazer com que o mercado precise se atualizar, diante das modificações referentes aos hábitos do consumidor, à realidade da sociedade e às novas tecnologias presentes nesse cenário.

Junto de tudo isso é possível citar novas ferramentas que vão ganhando destaque, permitindo entre outros benefícios uma melhor relação entre as lojas e seus clientes, ainda mais dentro do universo digital, no qual vale citar o destaque alcançado pelo cashback.

Como funciona o cashback?

O cashback é uma prática do mercado que cada vez mais ganha novos adeptos, diante dos benefícios a serem oferecidos para os clientes, o que pode acabar também por influenciar na percepção positiva desse consumidor em relação à tal loja, potencializando sua compra.

Esse artifício comercial teve início nos EUA, no final dos anos 90, com um foco específico entre empresas de cartão de crédito, tratando-se de uma estratégia voltada à criação de uma melhor relação comercial junto dos seus clientes, ampliando tais atividades comerciais.

Nos últimos anos a prática de cashback expandiu, muito por causa do alastramento do e-commerce, no qual as lojas virtuais ganharam a confiança do público, a permitir com que uma loja de camisetas personalizadas para uniformes passe a focar no meio digital.

O cashback lida com um número de variáveis, como o valor de compra, o índice de desconto que pode estar sendo aplicado, a porcentagem apresentada por tal companhia, sendo tópicos mais fáceis de serem analisados a partir de uma plataforma virtual.

Logo, é possível ligar o crescimento do cashback à expansão do citado mercado digital. Tratando-se de uma prática que ganha um destaque também por causa da praticidade do público em entender os conceitos por trás desse tipo de estratégia financeira.

Nesse caso a funcionalidade do cashback está diretamente ligada ao seu nome, “dinheiro de volta” em uma tradução literal do inglês. Uma prática no qual uma certa porcentagem do valor de compra é retornada ao consumidor, existindo dois modelos de destaque.

No primeiro, esse dinheiro que retorna é depositado diretamente na conta corrente do usuário que realizou a compra, de acordo com os dados por ele informados. Contudo, o método mais tradicional é com essa restituição acontecendo em plataformas próprias.

Um terceiro programa no qual o cashback retorna na forma de créditos, no qual um cliente pode usar diretamente nessa loja ou qualquer estabelecimento comercial, digital ou físico, que esteja associado a esse programa específico, existindo vários no mercado.

Cenário esse que faz com que serviços como backup para empresas se tornarem cada vez mais importantes, por lidarem com um conjunto de dados de grande relevância para as companhias, de forma a ter um controle sobre os pontos financeiros em relação ao público.

A popularidade do cashback faz com que esse tipo de prática hoje possa ser encontrada entre os mais diversos tipos de empreendimentos, sendo possível destacar alguns, como:

Mercados que movimentam um grande número de consumidores na internet, fortalecendo as ações do e-commerce e por isso sendo o primeiro tipo de audiência a trabalhar com as novas ferramentas disponíveis no mercado, como acontece hoje com o cashback.

Mas isso não significa que são apenas esses os setores que podem trabalhar com esse tipo de estratégia, pelo contrário, o cashback se trata de uma prática cada vez mais comum entre diversos tipos de cenários comerciais, acompanhando o interesse do público.

Existindo assim a possibilidade de implementar a prática de cashback para todo tipo de negócio, sendo preciso apenas conhecer melhor como funciona sua estrutura, incluindo as etapas necessárias para que essa estratégia possa ser trabalhada pelo seu negócio.

Aplicando o cashback ao meu negócio

O modelo de cashback atual trabalha com dois cenários específicos, que são as atividades financeiras e tecnológicas a serem adotadas por um negócio, sendo uma prática que opera a partir da aplicação de ambas realidades, importantes para um projeto comercial.

E da mesma forma como uma companhia pode optar por uma terceirização em TI, de forma a otimizar as suas aplicações digitais, deixando esse tipo de função para uma equipe melhor capacitada, a mesma coisa pode ser feita em relação a uma plataforma de cashback.

Com base nisso é possível explorar a primeira etapa necessária para aplicar esse tipo de ferramenta ao seu negócio, sendo o:

Encontro da melhor plataforma

A prática do cashback opera a partir de um programa específico, no qual é analisada o valor da compra e a partir das regras e tarefas incluídas nessa aquisição, é definido o valor exato que retornará para o bolso do cliente. Mesmo sendo uma carteira digital.

Isso tudo dentro de uma plataforma que analisa também o cadastro dos clientes que fazem parte do programa de pontos a ser oferecido por uma loja. Seja esse um programa exclusivo de tal empreendimento ou a ser gerenciado por empresas terceiras.

Após estudar qual a melhor plataforma do mercado, ou se  a melhor opção para o seu negócio é gerir de forma individual esse tipo de programa, é preciso analisar o lado financeiro desse tipo de proposta.

Valor de comissão

O valor do cashback costuma estar associado ao preço da compra. Logo, quanto maior ela for, maiores serão os índices financeiros que retornarão para o consumidor. Além desse tipo de porcentagem, a assessoria fiscal de um negócio deve contar com outro fator.

No caso, o valor de comissão a ser cobrado pela empresa responsabilizada por cuidar do programa de cashback implantado em seu empreendimento. Sendo um dos tópicos a serem analisados durante o processo de escolha do melhor parceiro comercial nesse sentido.

De forma com que ambos os lados sejam beneficiados durante alguma transação comercial via cashback, alcançando as metas almejadas por um negócio ao resolver trabalhar com esse tipo de estratégia.

Metas do cashback

Diversas são as razões que podem definir a decisão de uma empresa em trabalhar com um programa de cashback, entre elas:

Objetivos diferentes, mas que podem ser alcançados a partir da ferramenta de cashback. Permitindo com que um escritório de contabilidade para empresas consiga identificar uma melhora nos números dos seus clientes, a partir da aplicação dessa prática.

Benefícios do cashback

Se por um lado é perceptível como a presença do cashback se torna cada vez mais presente no mercado, o que ainda pode estar em dúvida são os benefícios alcançados a partir dessa técnica. E essa justificativa se dá por algumas vantagens comerciais.

Pois a partir do momento que um cliente recebe um valor extra a ser gasto em um estabelecimento comercial, maiores são as chances dele retornar a tal local, o que acaba por responder às três metas citadas no tópico anterior.

Permitindo com que qualquer serviço de contabilidade em SP considere apresentar essa estratégia aos seus clientes, por se tratar não só de uma forma de conquistar a confiança do seu público, mas também de aumentar a sua média de compra.

Algo a ser visto com positividade tanto pelas empresas quanto para o público, que é impulsionado a consumir mais, por um valor que seja mais atrativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.