Os clubes de assinatura para e-commerce estão cada vez mais populares nesta forma de comércio, gerando clientes e consumidores mais fiéis em todo este processo, bem como facilitando esta aproximação com o público.

Esse alcance faz com que os clubes de assinatura se tornem cada vez mais presentes no dia a dia de todos, fazendo parte do e-commerce e tendo um poder de alcance muito grande em todo o mercado.

Dessa forma, se fazendo presente desde um e-commerce de loja de peças para compressores até um e-commerce de produtos digitais, favorecendo com que esteja cada vez mais bem colocado em cada um desses locais.

Estes clubes de assinatura além de fidelizarem e terem esta conexão com o público que consome este meio, oferecem produtos e serviços mais exclusivos neste processo, conseguindo manter o cliente sempre ativo e presente nestes clubes de assinatura.

Por isso, se você faz parte do universo do e-commerce ou consome estes sites e locais online, confira a seguir todas as vantagens e o que é realmente este clube de assinatura e todo seu funcionamento.

O que é o clube de assinatura?

Esse termo se popularizou em outros locais, ganhando destaque no mundo inteiro, que é o subscription boxes, sendo popular em todos os meios, desde uma empresa de jardinagem até uma empresa de rede de hotéis.

Os clubes de assinatura são o meio onde as empresas comercializam seus produtos ou serviços, tendo constância e frequência em todo esse processo, fidelizando seus clientes da melhor maneira, com um atendimento Premium.

Dessa forma, oferecendo serviços desde um lançamento totalmente inovador até um serviço de assessoria contábil, disponibilizando exclusividade e amplitude em todo este processo.

Assim, através de planos, os clientes decidem investir em serviços e produtos que receberão semanalmente ou mensalmente, tendo exclusividade e comodidade em todo este processo.

Este meio tem cada vez mais prospecção de cliente dentro do mercado, devido a sua solidificação em diversos meios, bem como a forma como estes clubes de assinatura foram implantados e conquistaram seu público.

Com isso, a expectativa de crescimento e cada vez mais popularidade em volta destes clubes de assinatura tem aumentado, mostrando o quanto é fundamental se ter atenção em todas as características desta ferramenta.

Acompanhe a seguir como é feito o funcionamento destes clubes de assinatura e a forma como se têm estabelecido no mercado desde seu surgimento.

Veja como é o funcionamento dos clubes de assinatura

Muitas empresas estão mudando seus modelos de negócios para gerar receita por meio de um modelo de assinatura, de forma recorrente, em troca de acesso persistente à entrega de bens ou serviços.

Dessa forma, garantindo uma ferramenta de potencial cada vez maior no mercado, além de ser ótimo para toda lucratividade da empresa e para agregar valores como a popularidade no meio, o conhecimento dos clientes, entre outros.

As assinaturas normalmente são renovadas e ativadas automaticamente usando cartões de crédito, cartões de débito, boletos bancários e Pix recorrentes. Ou seja, sendo um processo simples para manter toda sua utilização.

Além da receita recorrente, um dos maiores benefícios de um negócio de assinatura é construir relacionamentos mais fortes com os clientes e melhorar ainda mais a experiência do cliente.

Assim, ganhando um destaque cada vez mais necessário em diversos, seja em uma distribuidora de baterias até ao público mais diverso que opte por esta ferramenta, gerando cada vez mais público e benefícios para a empresa.

Inclusive, falar sobre o Clube de Assinatura no Brasil costuma ser necessário porque é um modelo muito personalizável com um ótimo case para experiências precisas, sendo um dos pontos de certo em empresas e negócios.

Um exemplo desta popularidade e implantação está na disponibilização de serviços e produtos como vinho, livros, desinfetante para banheiro e outros itens com base no perfil do seu cliente.

Com isso, atendendo públicos e gostos diversos, alcançando públicos inimagináveis em todo este processo, podendo chegar cada vez mais longe através de cada produto e serviço oferecido.

A popularidade destes clubes de  assinaturas aumentaram em grande parte devido à pandemia, que exacerbou o consumo com maior foco na “conveniência”, aumentando a busca por comodismo em todo este processo.

Após entender todo seu significado e modo de funcionamento, acompanhe as dicas a seguir para uma orientação e como implantar este serviço em seu e-commerce.

Formas de implantar os clubes de assinatura

Apostar em clubes de assinatura no seu e-commerce é algo totalmente vantajoso, devido a seus benefícios e à forma como é feito seu funcionamento e toda sua implantação.

Dessa forma, sendo um processo que gera cada vez mais facilidade e lucratividade para a empresa, fazendo com que as marcas alcancem públicos até então inalcançáveis. Acompanhe as dicas a seguir para implantar estes clubes de assinatura.

Faça uma análise de seus itens

Mapear os produtos mais vendidos e ver se são compras recorrentes ou têm alguma sazonalidade interessante para o seu negócio, é o primeiro destaque. Gerando uma compreensão de seus produtos e vendas.

Faça muita pesquisa e entenda os dados que você já tem no e-commerce. Dessa forma, você terá um guia mais coerente para sua proposta de clube de assinatura, podendo adotar uma estratégia específica em cada ponto.

Identifique o público que consome

Assim como pesquisar o produto e o período de tempo é fundamental, você também precisa fazer uma pesquisa de público e entender as personas que compõem os assinantes em potencial do seu clube.

Assim, como em uma fabrica de farinha de trigo, que ao entender o item de maior ocorrência de venda em seu estoque, trabalha com campanhas e formas de divulgação neste item, para que se tenha uma maior divulgação e consumo deste produto.

Então, entenda esses dados, crie personas e ataque esses públicos-alvo em sua estratégia de marketing, conseguindo gerar um impacto neste contato, indo a pontos específicos de conexão entre cliente e negócio.

Tenha uma proposta de valor

Como já falamos aqui, os clubes de assinatura são centrados na experiência. Por isso, é preciso investir em como esse produto é entregue e como os clientes vivenciam cada vez que chegam.

Assim, criando uma preocupação com toda a experiência e com todos os processos que compõem este momento de chegada até o cliente final, se preocupando com cada detalhe deste processo.

Venda o que é realmente diferente e cause impacto em seu público, conseguindo transmitir essas sensações e contatos únicos, usando esta aplicação com produtos de limpeza profissional até vinhos e petiscos nestes clubes de assinatura.

Mais opções de clubes de assinatura

É importante que seus clientes tenham opções que façam sentido no clube de assinaturas. Aqui, é hora de inovar em produtos, preços, brindes e tudo mais que faça sentido para o seu negócio. Agregando o máximo de informações que farão a diferença.

Da mesma forma, pode-se escolher o período de tempo (mensal ou bimestral) em que o produto chega na casa do cliente, e até mesmo um kit pode ser personalizado para essa assinatura com base em necessidades específicas.

Assim, conseguindo estabelecer cada vez mais possibilidades na forma de como será realizado este clube de assinatura, diversificando produtos e formas neste atendimento.

Preços mais atraentes

É preciso considerar que os clientes que assinam um plano anual têm mais previsibilidade de receita do que os clientes que precisam renovar sua assinatura mensalmente. Tendo ideia de todo este momento e compreensão nestas características.

Mesmo que as renovações sejam automáticas, há uma chance maior de churn a cada mês. Gerando cada vez mais esta preocupação no consumo, frequência e na constância neste meio.

Isso não acontece com frequência quando assinamos planos semestrais ou anuais. Enxergando essa melhoria a ser estabelecida em seu negócio, gerando este entendimento desde o fornecedor de papel toalha até um dono de negócio online.

Abaixo confira as vantagens de implantar os clubes de assinatura em seu negócio, e como farão a diferença em todos os departamentos da empresa.

Vantagens do clube de assinatura

Estudos apontam que os negócios envolvendo clubes de assinatura cresceram a um ritmo sem precedentes em nosso país, crescendo 167% nos últimos quatro anos. Dentre as muitas vantagens de ter um clube de assinaturas em seu e-commerce, podemos destacar:

  • Lealdade do consumidor: transformar clientes em verdadeiros fãs;
  • Pagamentos recorrentes: maior previsibilidade de receita para o seu negócio;
  • Reduzir atrasos: seus clientes serão cobrados automaticamente;
  • Controle de inventário: saber o número de produtos que devem ser entregues.

Com isso, ficou claro como o clube de assinatura é um ótimo investimento, principalmente quando se trata do universo e-commerce.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.