A segurança dos dados é fundamental em qualquer transação online, afinal essas informações são uma espécie de ouro e nas mãos erradas podem acabar prejudicando empresas e consumidores.

Conforme o e-commerce foi crescendo e as pessoas começaram a consumir desses sites devido ao seu formato fácil, acessível e prático, a quantidade de golpes e fraudes aumentou de forma significativa.

Se você tem uma empresa de manutenção de equipamentos hospitalares, por exemplo, e fornece seus produtos de forma online, saiba que é crucial que você se atente à segurança do seu site e plataformas.

Dessa forma você precisa criar um ambiente seguro para que todas as transações ocorram de uma melhor forma, assegurando que informações não sejam vazadas, como:

 

Isso pode acarretar em uma série de prejuízos para você e os seus consumidores. Quando você conta com um bom sistema de segurança, faz com que todas essas informações fiquem em um banco de dados seguro.

Para além disso, saiba que existe uma lei que garante que os dados dos consumidores não sejam usados de forma indevida, ou seja, se uma empresa vazar essas informações por algum motivo, enfrentará problemas judiciais.

A LGPD, Lei de Proteção de Dados, garante que empresas de guincho reboque, artigos religiosos, eventos, entre outras, protejam os dados dos seus clientes de maneira efetiva, regulamentando a política de proteção de dados pessoais e privacidade.

Para entender um pouco mais sobre esse tema, continue lendo este artigo, pois separamos as melhores informações sobre como você pode proteger os dados dos seus clientes de maneira segura e eficiente. Confira!

Riscos para a segurança de dados dos clientes

Se a sua empresa não contar com bons softwares de segurança, poderá deixar os dados dos seus consumidores expostos, causando diversos problemas. Veja a seguir os riscos mais comuns à segurança de dados.

Furto de identidade

O furto de identidade acontece quando os ladrões virtuais obtém informações pessoais, como:

 

Com isso ele utiliza esses dados para diversas coisas, como comprar em uma distribuidora de açaí, pedir empréstimo, acessar dados médicos e financeiros e controlar suas contas online.

Dessa forma as vítimas perdem dinheiro, investimentos e acumulam dívidas que nem mesmo são suas.

Ataques de malware

Malware quer dizer malicious software, ou software mal-intencionado em português, e diz respeito a qualquer software que aja contra os interesses dos usuários.

Saiba que um malware pode afetar o computador e o dispositivo que foi infectado, além de qualquer aparelho que se conecte a ele, por isso é fundamental que você não saia conectando seus dispositivos em fontes não confiáveis.

Uma vez que os software são instalados, os invasores terão acesso a todas as informações presentes em seu computador, sejam dados dos clientes ou informações do serviço de mão de obra temporária que você contratou.

Phishing

Esse é um outro tipo de ameaça bem comum usado por criminosos para comprometer as empresas e organizações. Os seus ataques costumam ocorrer por e-mail, onde o hacker se passa por uma pessoa ou empresa e rouba dados confidenciais.

O foco desse crime é roubar credenciais que serão usadas posteriormente para permitir acesso a sistemas e dados pessoais.

Ataque de força bruta

Esse crime consiste em tentativas de violar uma senha ou nome de usuário, encontrar uma página da web oculta e descobrir uma chave usada para criptografar uma mensagem.

A abordagem usada é tentativa e erro, esperando que em algum momento seja possível adivinhar as senhas. Apesar de ser um ataque bem antigo, ele ainda é popular e eficiente, então segue sendo usado por criminosos.

Por isso é importante que você crie senha fortes e as troque com frequência para qualquer coisa relacionada à sua empresa de levantamento topográfico ou até mesmo para suas contas pessoais.

Dicas de segurança nas compras online

Como você pode observar, existem vários golpes que comprometem a segurança dos dados da sua empresa e dos seus clientes, então veja a seguir algumas dicas de como você pode manter o seu site mais seguro, tendo uma loja de joias ou de Malha pop 15×15.

Utilização de softwares antivírus e firewall

Um antivírus consegue detectar outros software maliciosos, sejam eles vírus, spywares, ransomwares ou outros. Ele atua de maneira preventiva, analisando arquivos e programas antes que eles sejam executados.

Com isso, se uma ameaça ou programa apresentar um comportamento estranho, o antivírus irá impedir a sua execução, tornando o seu computador mais seguro, evitando que os malwares sejam instalados.

Obtenha selos de segurança

O seu site precisa ser um local seguro para que os clientes consigam fazer suas compras, afinal o consumidor só irá comprar um perfil U em uma loja que confia e sabe que seus dados não serão usados de forma errada.

Os selos de segurança são uma ótima solução para passar mais tranquilidade para os seus clientes. Eles analisam critérios que validam a experiência de compra no site, garantindo com que todos os requisitos necessários sejam cumpridos.

Escolha um meio de pagamento confiável

Quando você escolhe um meio de pagamento confiável, consegue passar uma maior credibilidade para os seus clientes, então busque por empresas sérias que permitam com que o pagamento possa ser feito de maneira online.

Existem diversas empresas que prestam esse tipo de serviço, assim você consegue vender pelo site ou pelas redes sociais enviando um link de compra, então o cliente efetua o pagamento e mantém seus dados seguros.

Proteja seu e-commerce com um certificado SSL

O certificado SSL (Secure Sockets Layer) é uma tecnologia usada no mundo todo, no que diz respeito à segurança nas compras online, ou outros tipos de transações, como aquelas feitas através de aplicativos bancários.

Ela funciona assim: quando um hospital compra um aparelho de raio-x de forma online, o SSL criptografa os dados que foram trocados pelo navegador com a internet, isso faz com que eles não sejam expostos e cheguem até a fonte segura.

Para saber se o seu site possui um certificado SSL, é preciso que você analise algumas informações, como observar se na barra de navegação existe um ícone de cadeado e conferir se a URL do site contém “HTTPS://”.

Com isso você garante a integridade do seu site e as informações do seu cliente.

Segurança e LGPD

Agora que você já sabe como proteger a sua empresa e os seus clientes do vazamento de dados, veja como a LGPD garante esse direito aos consumidores, fazendo com que as organizações se responsabilizem caso ocorra qualquer irregularidade.

Saiba que a LGPD garante a proteção integral da liberdade, privacidade, consentimento expresso, segurança, acesso a correções ou exclusões de dados, entre outras diretrizes para todas as pessoas.

Todas as informações e dados que permitam a identificação de uma pessoa precisam ser protegidas por lei, sendo eles:

 

Portanto, se uma empresa é detentora de qualquer uma dessas informações, ela precisa ter o máximo cuidado, além do consentimento do dono, que se não quiser disponibilizar seus dados, ela não é obrigada.

Fica assegurado a todos os cidadãos o direito de ter:

 

Saiba que a lei não irá proteger apenas os dados pessoais coletados de forma digital, mas também aqueles que foram fornecidos de maneira física, como fichas de cadastro e cupons promocionais.

Além de dados coletados através de imagens e sons, tudo isso faz parte de informações pessoais, portanto sua proteção é assegurada por lei, por isso é essencial que as empresas estejam atentas e compra as seguintes diretrizes:

 

Isso irá assegurar que o seu negócio não receba nenhuma sanção judicial, além de fazer com que os seus clientes se sintam mais seguros ao comprarem seus produtos, pois eles saberão que todos seus dados estarão em segurança.

Tomando todos os cuidados necessários para manter todas as informações que seus clientes te disponibilizam, pode ter certeza que todos os dados ficarão em sigilo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.