Mesmo que atualmente as compras de forma digital estejam dominando o mercado e sendo uma das formas favoritas do público realizar essa ação, ainda há aqueles que sentem falta do contato físico com o produto. Logo, diante desse cenário, a realidade aumentada pode ser um fator primordial para os e-commerces.
Diante da sua aplicação, a realidade aumentada surge como uma grande oportunidade para melhorar a experiência do cliente em sua loja virtual, permitindo que ele interaja com os itens antes de comprá-los.
Com o ressurgimento das compras presenciais e a tendência omnichannel no mercado, essa tecnologia pode ser um grande diferencial no e-commerce, ajudando a facilitar a decisão de compra do consumidor.
Imagine, por exemplo, seu e-commerce de vidraçaria em fortaleza CE onde os clientes podem ver como ficam os modelos de vidro em um ambiente a partir de um aplicativo de smartphone. Estas são apenas algumas das possibilidades através da realidade aumentada para lojas online.
Ou seja, em um mercado onde a experiência de compra se mostra cada vez mais importante, a realidade aumentada tende a ser exatamente aquilo que falta para o público consumir, interagir e realizar as compras com muito mais convicção.
Por isso, essa mudança em relação a aplicação da realidade aumentada pode mudar o e-commerce de uma forma positiva, gerando oportunidades e experiências cada vez mais completas.
Logo, diante da importância e prospecção em relação a esse tema, hoje iremos falar justamente sobre a realidade aumentada, evidenciando o seu significado, quais são as suas aplicações em relação aos e-commerces e porque utilizar desta estratégia. Vamos lá!
O que é realidade aumentada?
A realidade aumentada é uma tecnologia que permite colocar elementos virtuais no mundo físico. Dando aos usuários uma nova percepção da realidade e experiências que além de inovadoras tendem a ser totalmente únicas.
Este conceito é muitas vezes confundido com realidade virtual (VR). No entanto, essa tecnologia consiste em simular ambientes virtuais completamente novos, que exigem o uso de equipamentos especiais, como óculos, fones de ouvido e luvas, para uma imersão completa em outra realidade.
A ambiência, por outro lado, mistura elementos dos mundos virtual e físico, permitindo ao usuário interagir com um item digital como se estivesse no ambiente real. Tudo que você precisa é de uma tela de um smartphone, computador ou tablet.
Ou seja, através da realidade aumentada a experiência que seu e-commerce de avaliação de imóvel online tende a proporcionar é muito mais significativa e completa, dando ao cliente a sensação de estar presente no local.
Alguns exemplos de nossos aplicativos diários de realidade aumentada incluem os filtros usados em redes sociais e jogos para celular, como Pokémon Go!.
Sendo assim, por mais que de forma tímida, a realidade aumentada já se faz presente em nosso dia a dia e tem demonstrado cada vez mais o quanto essas inovações não só impactam mas também revolucionam o mercado e os hábitos de compra.
Aplicações da realidade aumentada no e-commerce?
Por mais que diante de alguns exemplos destacados a realidade aumentada já se mostra presente em nosso cotidiano, ainda se tem dúvidas em relação às aplicações e como essa nova tecnologia tende a favorecer os e-commerces.
Logo, para que fique ainda mais claro quanto a realidade aumentada tende a ser algo fundamental diante do seu e-commerce por exemplo, de esquadrias de alumínio sob medida, confira as aplicações da realidade aumentada quando se trata do e-commerce.
Visualização de produtos
Quem nunca comprou roupas online e teve medo de que o vestido não servisse? De fato, existem produtos que precisam ser manuseados ou testados para que o consumidor tome uma decisão de compra com firmeza.
É o caso, por exemplo, de roupas, acessórios, móveis e até mesmo de um porcelanato cimento queimado. Mesmo que as lojas forneçam uma descrição completa e fotos detalhadas dos itens, os consumidores ainda podem ter dúvidas sobre a adequabilidade desses produtos às suas expectativas.
A tecnologia de realidade aumentada facilita esse processo de tomada de decisão para os clientes. Ele permite que os clientes interajam e testem produtos virtuais antes de comprá-los. pode fazer compras com mais segurança.
Por isso, compras que muitas vezes são realizadas por impulso tendem a ter muito mais assertividade, além de diminuir consideravelmente as trocas que geralmente são realizadas.
Vale destacar que com a realidade aumentada, por exemplo, você pode:
- Visualizar como um móvel ficaria no ambiente;
- Provar peças de roupa;
- Experimentar as maquiagens em geral;
- Testar diferentes cores de tinta na parede.
Ou seja, desde segmentos de e-commerce voltados a um emprego de pintura industrial ao vestuário e moda em geral tendem a se favorecer com a realidade aumentada, estabelecendo experiências e contatos totalmente marcantes.
Assim, o cliente consegue visualizar os produtos em suas aplicações reais, tendo ainda mais chances de acertar na escolha e, principalmente, se sentir mais seguro para efetuar a compra e tomar as suas decisões nos processos de compra.
Engajamento do público
A realidade aumentada não apenas torna o processo de compra mais fácil para o usuário, mas também pode ser usada para envolver o público e aumentar o conhecimento da marca. Os filtros de mídia social são ferramentas simples e eficazes para fazer isso.
Por exemplo, imagine uma loja de maquiagem criando um filtro do Instagram para aplicar sombras de uma nova coleção no rosto de um usuário. Outro exemplo são os jogos de comércio eletrônico que usam filtros de jogos divertidos para atrair o público.
Sendo assim, diante das possibilidades e toda a proporção que a realidade aumentada possui, desde uma impermeabilização de telhas até a propagação de uma nova coleção de roupas pode ser realizada com precisão e muito mais eficácia.
Logo, quanto mais pessoas utilizarem esses filtros, mais usuários a marca alcança, aumentando assim o interesse pelo negócio e fazendo com que a popularidade e proporção só venha crescer.
Se o filtro se tornar viral, os resultados podem ser ainda mais surpreendentes. Para isso, o mais importante é conhecer seu público para criar um filtro que prende sua atenção e interesse.
Porque usar a realidade aumentada?
A Realidade Aumentada desempenha um papel importante nas compras online, ajudando os consumidores a testar novos produtos sem ter de se deslocar ao loja física.
Ao mesmo tempo, a realidade aumentada tem muitas vantagens para o comércio eletrônico. Confira algumas dessas vantagens e entenda o quanto seu e-commerce que trabalha com projeto hidrossanitário dwg pode se favorecer com este método.
1 – Aumento da taxa de conversão
Um dos maiores temores dos compradores online é comprar um produto que não é o que eles pensam e se arrepender do pedido.
Por exemplo, se você quer comprar um sofá novo, fica difícil imaginar o móvel da sua sala e você desiste da compra porque tem medo de que não combina com o restante do cômodo.
Com a ajuda da realidade aumentada, o usuário pode visualizar o sofá diretamente em sua sala e ter mais segurança em sua compra, tendo até mesmo mais confiança e convocação diante desse momento.
Dessa forma, a realidade aumentada aproxima os clientes dos produtos e permite que eles tenham uma ideia melhor dos detalhes de cada item. Isso facilita e agiliza sua decisão de compra e ajuda a aumentar a taxa de conversão do e-commerce.
2 – Melhor experiência do comprador
Disponibilizar recursos de realidade aumentada que acompanhem o usuário em sua jornada de compra pode ser um grande diferencial para o seu negócio, ajudando a proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
Além disso, a realidade aumentada permite que o consumidor tome melhores decisões de compra, evitando surpresas no recebimento dos produtos e, consequentemente, possíveis decepções e reclamações com a loja.
Isso torna mais provável que ele esteja satisfeito com sua experiência no e-commerce, que possa ser um cliente leal e divulgador da marca divulgando-a para outras pessoas.
Sendo assim, seu e-commerce de chapas galvanizadas tende a ter cada vez mais relevância no mercado, alcançando resultados positivos e uma evolução constante.
3 – Maior engajamento com a loja
A realidade aumentada também aumenta o engajamento do público em seu e-commerce. É possível avaliar essa questão através da proliferação de filtros de mídia social ou pelo uso de recursos de exibição de produtos na loja.
Isso não apenas aumenta o conhecimento e o alcance da marca, mas também ajuda o comércio eletrônico a reter os usuários e aumentar o tempo que eles passam em seu site. Esse é um importante fator de ranqueamento no Google que contribui para o SEO da sua loja virtual.
Em resumo, a realidade aumentada é uma inovação que pode ser o diferencial que faltava no seu e-commerce para conquistar o cliente com uma experiência memorável e garantir sua conversão em vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.