Estar atento às constantes inovações e tendências que surgem no mercado é uma das principais formas de se diferenciar dos demais e gerar um destaque único. Diante disso, considerar o mobile friendly em sua loja virtual é um passo necessário e essencial.
A utilização dos celulares se tornou algo indispensável ao se tratar da rotina da população, sendo um dos acessórios que estão presentes desde pesquisas durante o seu dia até informações importantes sobre o seu trabalho em uma empresa de engates hidráulicos.
Para se ter ideia desse cenário em relação aos celulares, já são mais de 242 milhões de celulares inteligentes no país, demonstrando de fato que esse item se tornou praticamente indispensável.
Logo, diante dessas informações apresentadas, fica claro que o setor de e-commerce não pode mais abrir mão do mobile friendly, pois esse recurso tem um papel determinante diante do momento em que vivemos.
Entretanto, por mais que pareça óbvio essas questões voltadas ao mobile friendly e atender o universo dos celulares, muitas empresas ainda perdem um bom volume de negócio por não conhecer e se aprofundar neste tema.
Por isso, em um mercado onde a experiência vale até mesmo mais que os produtos, considerar o mobile friendly é dar um passo importantíssimo rumo ao sucesso e a um destaque diante do meio digital.
Afinal de contas, o cliente, ao entrar em contato com a sua empresa, por exemplo, de tratamento de efluentes, espera ser bem atendido e ter experiências positivas em sua loja virtual através do seu aparelho telefônico.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o mobile friendly, fazendo com que você entenda a sua significação, suas vantagens e desvantagens, para que ele serve, qual o público dessa estratégia e principalmente como aplicá-lo em sua loja virtual. Confira!
O que é o Mobile Friendly?
O próprio nome do mobile friendly já nos algumas pistas da sua aplicação, sendo traduzido como um conceito amigável para o celular, sendo de fato o termo perfeito ao se tratar dos aparelhos celulares e da experiência do público.
Sendo assim, o termo mobile friendly denomina os sites e páginas da web que geralmente são ajustados para encaixar de forma precisa e oferecer uma ótima usabilidade nos diferentes tipos e tamanhos de dispositivos móveis.
Ou seja, ao considerar o mobile friendly através do seu site de cadastro técnico federal Ibama, esse recurso permite com que o acesso do público nas diferentes abas e páginas do site ocorra de uma forma perfeita e totalmente assertiva.
Sendo assim, diante de um momento em que vivemos, onde a experiência se mostra em total destaque, o mobile friendly estabelece o cenário ideal para que o público acesse e tenha à sua disposição todos os recursos e benefícios necessários.
Além do mais, fora essa experiência totalmente positiva para os usuários, os sites mobile friendly são melhores classificados nos resultados dos motores de busca, gerando um destaque único e importantíssimo.
Por isso, considerar esse recurso e saber tudo sobre é um passo necessário se a sua empresa busca estabelecer um DNA atual e gerar experiências para o público cada vez mais marcantes e positivas.
Vantagens e desvantagens do mobile friendly
Como a maioria dos recursos e estratégias, o mobile friendly possui muitos benefícios, mas também ele possui desvantagens que devem ser consideradas e colocadas em evidência.
Para iniciar, é interessante destacar as vantagens do mobile friendly justamente para que você entenda a proporção desse recurso e o quanto ele pode ser um fator-chave diante da sua empresa de consultoria ambiental.
Pois bem, a utilização de celulares no cotidiano dos consumidores teve um impacto direto no comportamento de compra do consumidor.
Tanto que a expansão do uso de dispositivos móveis é um dos fatores que têm impulsionado o crescimento do e-commerce no Brasil. Isso mostra o 38º versão do Webshopper, da E-bit / Nielsen.
Segundo a pesquisa, 32% das compras no primeiro semestre de 2018 foram feitas por meio de smartphone ou tablet, mostrando que de fato as empresas que se adaptam a esse universo estão muito à frente dos seus concorrentes.
Logo, para que fique claro o quanto o mobile friendly tende a ser um fator determinante em sua empresa, confira as principais vantagens ao adotar esse recurso.
- Atinge um maior público-alvo;
- Mais eficácia diante das estratégias estabelecidas;
- Mais velocidade;
- Mais compartilhamentos;
- Experiência única e marcante.
Sendo assim, a sua empresa entende a importância do mobile friendly e de adotá-lo através do seu site, pois os benefícios tendem a ser incríveis, gerando um diferencial e fatores únicos.
Entretanto, como nem tudo são flores, as desvantagens também fazem parte do mobile friendly e devem ser consideradas para que você entenda tudo em relação a essa estratégia.
Porém, para que você fique tranquilo, a única desvantagem em relação a esse termo é justamente o fato das pessoas dependerem ainda mais dos seus celulares e acabarem ficando refém desse aparelho.
Para que serve o mobile friendly?
É muito comum que, ao imaginar o mobile friendly em seu site referente ao curso nr 35, surjam algumas dúvidas em relação para que ele serve e se de fato ele tem um papel determinante através da sua aplicação.
Os bons resultados alcançados pelo segmento de e-commerce no Brasil – com previsão de crescer cerca de 12% em 2018 – abrem muitas oportunidades para quem quer ter um negócio varejista de sucesso, mas é cada vez mais necessário estar atento às demandas do público.
A tecnologia evoluiu muito. Isso permite que as lojas ofereçam inúmeras comodidades ao público, mas é importante não negligenciar a orientação estratégica. Empresas de sucesso são aquelas que estão um passo à frente e antecipam as necessidades do consumidor.
Este é o contexto no qual as lojas otimizadas para dispositivos móveis devem ser vistas. Hoje temos consumidores omnichannel e não podemos deixar de entregar a melhor experiência possível, independentemente do canal que ele escolher para se relacionar com sua marca.
Logo, diante do momento em que vivemos, onde a experiência vale muito mais do que até mesmo os produtos, ao estabelecer e aplicar o mobile friendly sua empresa está garantindo ao público um acesso e experiência totalmente únicos.
Sendo assim, muito mais do que consumir um anúncio sobre hidrojateamento preço, a sua empresa está garantindo um acesso ao público diferente de todos os outros e totalmente prático.
Por isso, ao imaginar a importância e para que serve o mobile friendly, essas questões estão associadas a algo que se mostra cada vez mais necessário e um dos fatores essenciais se a sua empresa busca crescer e evoluir constantemente.
Como aplicar o mobile friendly em sua loja virtual?
Diante dos benefícios, importância e do cenário em que o mobile friendly permite para as empresas, é praticamente uma ação indispensável não considerá-lo, pois o seu negócio tende a ganhar e muito ao estabelecer esse recurso.
Desde a propagação de um produto como um microscópio portátil até a sua relevância nos mecanismos de busca, o mobile friendly tende a ter um papel essencial é importantíssimo para garantir bons resultados.
Com isso, para que fique claro as ações a serem estabelecidas através desse recurso, confira algumas dicas para aplicar o mobile friendly em sua loja virtual e ter resultados excepcionais.
Priorize a navegabilidade
Seu conteúdo deve ser facilmente acessível por meio de dispositivos móveis. Isso significa que o usuário não precisa se esforçar para consumir o que você produz, ou seja, não precisa dar zoom ou girar o celular no modo paisagem para ver o conteúdo.
Portanto, considere sempre as especificidades dos dispositivos móveis ao produzir conteúdo para sua marca, fazendo com que tudo que seja produzido seja prático e de fácil acesso para o público através da sua navegação e consumo.
Escolha uma fonte legível
Entender em um computador e ler no telefone são duas experiências completamente diferentes. Consequentemente, ao escolher uma fonte para o seu texto, preste atenção à legibilidade. O tamanho mínimo recomendado é 14px para texto e 44px para botões.
Verifique a velocidade
Independentemente do dispositivo, nenhum usuário gosta de perder tempo esperando o carregamento do conteúdo, então a velocidade é um fator crucial a ser considerado ao procurar uma otimização otimizada para dispositivos móveis.
Com isso, verifique se você pode acessar rapidamente seu conteúdo de qualquer dispositivo.
Além do mais, nós vivemos diante de uma cultura imediatista onde as pessoas prezam pela agilidade, por isso para que, por exemplo, a sua empresa de consultoria ambiental tenha um diferencial em seu site, a velocidade é um fator-chave.
Invista em um bom design
O design é uma parte importante de qualquer otimização, e um design responsivo é uma técnica que trabalha com conteúdos que se adequam às telas e resoluções de qualquer dispositivo, sem que fiquem distorcidos ou ilegíveis.
Consequentemente, é uma técnica importante que vale a pena investir, então fique atento a esse ponto também.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.