O ticket médio é a medida aproximada de cada compra realizada em seu comércio durante um período específico. Essa medida é ideal para identificar seus produtos em alta, além de auxiliar na formação do faturamento.

Essa métrica é fundamental para a avaliação da estratégia comercial de sua empresa. O cálculo necessário para encontrar o valor é bem simples, basta dividir o faturamento total do período escolhido pelo número total de vendas.

Dessa forma, você tem um valor que estabelece um padrão financeiro para iniciar suas análises sobre seu plano de negócios. É importante lembrar que o valor isoladamente não é uma representação da realidade.

Uma concessionária de automóveis sempre terá um ticket médio muito superior ao de uma empresa de conciliação de cartões, por conta do valor movimentado por cada venda no mesmo período.

Isso não é um indicativo de que a empresa está mal, sendo necessário realizar a análise levando em conta uma série de outros fatores que aproximam o ticket médio da realidade desejada.

Qual a importância de um ticket médio?

De um modo geral, é importante frisar que quanto mais o ticket médio de uma empresa crescer, melhor é a estimativa. Significa que as pessoas estão consumindo mais o produto ou serviço ofertado, aumentando o lucro da empresa.

É importante lembrar que o ticket médio tem relação direta com o nicho de mercado que a empresa atinge, sendo um ponto relevante para analisar a ação financeira da empresa e quais decisões devem ser tomadas para melhorar o quadro apresentado.

Dentre as opções de melhorias que a empresa pode tomar para aumentar sua participação no mercado e tomar a frente de seus concorrentes estão:

Dessa forma, é possível criar uma estratégia de negócios que tenha como objetivo a ampliação constante do ticket médio, gerando assim uma prospecção do lucro que pode ser obtido pela empresa.

Seu sistema de estoque é uma das principais alterações impactadas pelo ticket médio. Saber quantas vendas estão sendo feitas é a base para você poder estruturar a quantidade de produtos que precisa ter em estoque sem correr o risco de ter prejuízo com excessos.

Como aumentar o ticket médio de seu e-commerce?

O mundo digital tem criado cada vez mais oportunidades para empreendimentos. Muitas pessoas tem aumentado o consumo online, vendo a quantidade e qualidade de opções apresentadas.

Para se destacar nesse meio é preciso ter criatividade e uma boa estratégia, que pode levar em conta as informações do ticket médio para buscar uma melhora efetiva no faturamento.

Muitas empresas contam com o apoio de serviços de automação comercial para fazer as análises financeiras que permitem ao empreendedor tomar as melhores decisões em questão de mercado, como aumentar seu ticket médio.

1.       Opções de Frete

Um dos grandes problemas no mundo do e-commerce é que as pessoas não gostam de pagar por frete para receber os produtos. Esse problema, entretanto, pode se mostrar uma oportunidade de negócios se usado sabiamente.

Quando você estipula frete grátis a partir de um determinado valor em compras, muitas vezes as pessoas vão adquirir mais produtos para conseguir obter a vantagem oferecida.

Além de aumentar o ticket médio, você também pode acabar conquistando mais clientes com essa estratégia, aumentando também sua taxa de conversão.

O custo do frete acaba sendo compensado pelo volume maior de compras, não impactando negativamente seu faturamento.

Uma empresa que venda máquina de café automática pode oferecer frete grátis na compra de uma determinada quantidade de produtos, aumentando assim efetivamente a quantidade de vendas.

2.       Descontos

Qualquer consumidor busca avidamente por descontos. Principalmente se esses descontos forem progressivos. Basicamente, quanto mais o cliente gastar em seu e-commerce, mais descontos ele conseguirá.

Essa estratégia pode render muitas vendas, e aumentar expressivamente o ticket médio da empresa, mas é preciso um planejamento minucioso para que os valores continuem satisfatórios para a venda.

Se você oferece 10% de desconto a cada R$150,00 em compras na sua loja, limitado a 50% de desconto, é muito provável que a média de clientes consuma muito mais produtos do que normalmente o faria.

Se o volume de vendas supera o valor descontado, aumentando o ticket médio, é uma estratégia que pode seguir funcionando por um longo período, fazendo com que os consumidores repassem a informação para suas redes de contato.

Isso acaba fazendo com que a propaganda boca a boca seja um grande auxiliador de suas vendas, uma vez que outros clientes seguirão os conselhos daqueles que efetuaram compras e irão buscar seus produtos.

Se você estiver vendendo artefatos de borracha, uma boa opção pode ser a de descontos por quantidade de produtos. Quanto maior for a compra, mais desconto é oferecido, gerando nos clientes uma necessidade de adquirir mais do item.

3.       Brindes

Brindes são muitas vezes uma estratégia utilizada para atrair a atenção do cliente para seu estabelecimento.

Todos gostam de receber brindes, cupons de desconto ou até mesmo a possibilidade de participar de um sorteio, uma vez que esse tipo de ação passa uma sensação de retorno ao cliente.

É importante que o cliente compreenda a importância que ele tem para o lojista, e dessa forma, ele acaba se sentindo mais confiante para continuar comprando, bem como para aumentar a gama de produtos escolhidos.

Além de ser uma opção certeira para ampliar seu ticket médio, essa estratégia também funciona muito bem para a fidelização de seus clientes.

Até mesmo empresas de produtos padronizados, como embalagens de papelão, podem oferecer boas opções de brindes e sorteios, como lotes extras a cada determinada quantidade comprada.

4.       Catálogo

Clientes gostam de ter opções de escolha. Quanto mais variado for seu catálogo, mais tempo as pessoas passarão em seu e-commerce, então suas chances de vender se multiplicam.

É muito importante conhecer e dialogar com seu público-alvo, além de estar alerta a tendências e novidades relacionadas a sua linha de vendas.

Assim, você não só trará um conteúdo atualizado para seus clientes como também compreenderá o que eles estão ativamente buscando.

Uma boa variedade de catálogo também auxilia muito a divulgação, uma vez que seus produtos atrairão uma gama maior de clientes interessados em fechar negócios.

Qualquer tipo de variação de catálogo pode ajudar suas negociações, desde uma maior gama de modelos e cores de um determinado produto, até o oferecimento de diversas marcas e categorias de venda.

Empresas de uniformes normalmente podem se valer dessa técnica para ampliar a quantidade de serviços atendidos pelas peças, conquistando assim uma gama mais ampla de clientes.

5.       Oferta de pacotes

Com um estudo de mercado amplo, você conseguirá identificar não só o que seus clientes compram, mas quais produtos eles compram em conjunto.

Desse passo, é possível montar pacotes promocionais com dois ou mais itens que costumam ser vendidos, fazendo com que a procura por estes itens aumente ainda mais.

É possível identificar também produtos que não possuem tanta visibilidade e incluí-los em um kit, demonstrando para seus clientes uma nova e interessante possibilidade que pode levar a compra de mais produtos.

Sempre que possível, faça interligações entre os pacotes, para gerar no cliente o desejo de comprar os kits ampliando assim seu ticket médio e satisfazendo o desejo de seus consumidores.

6.       Fidelização

Uma das etapas mais importantes de qualquer empreendimento comercial é a fidelização de uma clientela.

Quando um novo consumidor acessa seu site, ele auxilia na estruturação do ticket médio e muitas vezes aumenta o lucro da empresa. Porém, a recorrência de compras é o grande diferencial na hora de calcular as finanças da empresa.

Um cliente fiel é cativado pela sua marca, consumindo vários produtos. Além disso, esses clientes irão divulgar sua marca e compartilhar suas experiências positivas com outras pessoas.

Manter os clientes fidelizados é essencial, pois eles serão a base de negociação de sua empresa, gerando mais visibilidade, oportunidades de negócio e aumento no faturamento.

Uma empresa que faz camisetas personalizadas pode oferecer uma série de vantagens na personalização do produto, tornando o cliente mais satisfeito e conquistando a fidelidade dele.

Alguns elementos são fundamentais para calcular corretamente um ticket médio e poder usufruir dos benefícios que esta análise pode trazer para a empresa.

A avaliação correta é peça essencial do processo, uma vez que é preciso compreender os custos do próprio negócio em relação ao lucro obtido, gerando dessa forma um valor mais próximo da realidade para a análise.

Por conta disso, é importante pensar em um sistema de gestão que permita um diagnóstico assertivo de sua empresa, para assim conseguir obter resultados melhores, conforme as ações forem aplicadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.