Quer saber como fazer mais vendas pelas redes sociais? Em um estudo ficou provado que 54% das pessoas dizem que usam as mídias sociais para encontrar recomendações e comprarem produtos por lá.
Ou seja, de fato, para empresas e lojas, vender nas redes sociais significa atingir um público potencialmente infinito de clientes para quem eles podem mostrar seus produtos.
Neste artigo explicaremos as vantagens de vender nas redes sociais e como vender nas redes sociais mais populares e usadas, incluindo Facebook, Instagram, Pinterest e TikTok. Confira!
Por que vender pelas redes sociais?
Em 2020, a pandemia tornou essencialmente impossível ou muito difícil ir às lojas físicas. Com isso, o comércio online literalmente explodiu e continuou até hoje.
Logo, vários tipos de empresas, desde lojas de perfumaria até empresa de aluguel de vans, por exemplo, tiveram que se reinventar e construir lojas virtuais e sites para oferecerem seus produtos e serviços de forma totalmente online.
A resposta a essa nova (ou antiga, dependendo do ponto de vista) necessidade vem das redes sociais, que graças a elas as vendas de muitas lojas subiram e puderam ser concretizadas.
É por isso que hoje em dia lojas que não estão inseridas nas redes sociais podem ficar para trás e não realizar tantas vendas quanto as lojas que já possuem perfis nessas redes.
Nesse sentido, até mesmo uma distribuidora de produtos cirúrgicos deve se posicionar nas redes sociais para fazer um bom marketing para obter mais vendas e consequentemente os lucros da empresa.
Afinal isso foi algo que chegou com tudo nos comércios em geral. Logo, todos os tipos de empresas de diversos segmentos devem começar a pensar e estruturar um plano estratégico para começar a vender nas redes sociais.
Afinal, já faz parte da vida das pessoas comprar online diversos tipos de produtos, até mesmo comprar equipamento de pilates ou comida para animais de forma online.
Portanto, não deixe de conferir as dicas que daremos a seguir para você começar a vender online de forma intensificada.
Comece a vender diretamente nas redes sociais
Como vimos no tópico acima, hoje em dia é essencial começar a vender online, mesmo que seja um nicho bem específico do mercado, oferecendo produtos ou serviços bem particulares, como para uma pessoa que possui um serviço de guincho, por exemplo.
Precisamente porque as pessoas agora preferem fazer compras online exponencialmente, algo que as redes sociais foram o gatilho para essa expansão, principalmente o Instagram.
Infelizmente, muitas lojas físicas fecharam e continuam fechando devido ao impacto da pandemia. Por outro lado, os espaços na web nunca param e certamente a pandemia acelerou essa transformação digital do comércio.
É chamado também de social commerce e permite que o usuário vá diretamente da descoberta do produto às compras através de um único canal para uma experiência cada vez mais rápida e confortável.
Agora, confira as dicas que você não pode deixar de implementar em sua loja online se quiser vender muito.
Defina seus clientes em potencial
As mídias sociais se tornaram um dos meios mais importantes da web, inclusive as lojas virtuais. Elas se tornaram ideais para criar relacionamentos pessoais com clientes em potencial, mantendo-os em sua marca.
A estratégia certa, portanto, é usar plataformas como Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter não apenas para promover uma loja de roupas, mas também para promover uma empresa de táxi aéreo, por exemplo.
Mas para que esse relacionamento exista e os clientes em potencial realmente interajam com a sua empresa, é preciso estruturar estratégias para captação de leads e consequentemente potenciais clientes.
Isso tudo muda muito na estratégia a ser definida para suas campanhas de marketing de conteúdo, afinal se você souber bem quais são os seus clientes em potencial, saberá estruturar campanhas adequadas para de fato chamar a atenção deles.
Descubra quais são conteúdos com melhor desempenho
É necessário frisar que ter medo não entra no vocabulário de quem quer garantir boas vendas nas redes sociais, até mesmo para um distribuidor de caixa de direção que quer garantir muitos clientes em seu negócio, por exemplo.
Para isso é necessário testar várias soluções e diferentes formatos que permitam entender qual tipo de conteúdo é mais apreciado pelo seu público.
Depois de identificar qual conteúdo é mais eficaz, continue a usá-lo e oferecê-lo ao seu público e use a criatividade para cada vez mais entregar conteúdos engajadores e criativos ao seu público.
Cuide de seus clientes nas redes sociais
Um dos grandes benefícios que derivam das redes sociais é a possibilidade de criar relacionamentos reais com seus usuários.
Em vários estudos foi revelado que 78% das pessoas acreditam que a mídia social é a maneira mais rápida e direta de se conectar com uma marca ou empresa.
Por isso é muito importante oferecer um excelente serviço de atendimento e assistência: se o cliente souber que pode contar com você em momentos de necessidade e em situações críticas, a confiança em sua empresa aumentará cada vez mais.
Ouça seus usuários
Ouça e preste atenção no que seus seguidores lhe dizem, anote suas opiniões e críticas. Você precisa saber algumas informações sobre os usuários, como:
- Quem são eles;
- O que eles precisam;
- O que eles querem;
- O que eles esperam do seu produto/serviço.
Se as pessoas se sentirem compreendidas e ouvidas, elas estarão inclinadas a escolher você em vez do seu concorrente quando tiverem que comprar, e isso também beneficia suas vendas online.
Publique nos momentos certos nas redes sociais
Não é preciso nem falar o quanto é essencial oferecer um conteúdo de qualidade que dê valor, que seja capaz de resolver um problema específico ou satisfazer uma necessidade do cliente.
No entanto, trabalhar nas redes sociais não significa somente criar conteúdo e sair postado em qualquer horário e sem estratégia de sequências. O próprio Instagram define os melhores horários para cada tipo de perfil e segmento de mercado das lojas virtuais.
Portanto, não esqueça de planejar isso com uma agência de marketing ou uma equipe terceirizada na sua empresa. Ou seja, isso significa que não existe uma lei universal que se aplique a todos os perfis de negócios sobre qual é o momento perfeito para postar.
Cada um dos perfis de lojas devem consultar seus próprios dados estatísticos e analisar quando seu público está mais ativo, dependendo também da plataforma que estiver usando.
Ou seja, o horário de postar em um perfil de uma empresa de táxi aéreo é totalmente diferente do horário de postar conteúdos para uma loja de maquiagem.
Mas é primordial estabelecer isso nos perfis, pois postar conteúdo no momento certo leva a um maior engajamento que muitas vezes se transforma em mais conversões. Quanto mais exposição tiver um perfil, maior será a chance de fechar a venda.
Invista nas hashtags corretas
As redes sociais criaram seus padrões de vendas e continuam a revolucionar a maneira como os consumidores compram através delas.
Por exemplo, o uso das hashtags elevou a experiência de comércio social, e é de fato uma opção incrível que permite aos usuários de todas as redes sociais adicionar e seguir hashtags para receberem conteúdos exclusivos e em primeira mão.
Portanto, a dica que não pode faltar em suas estratégias de vendas online é usar uma estratégia de hashtag que seja adequada ao seu tipo de perfil.
Ou seja, para sua loja de roupas online, você pode usar ferramentas gratuitas de buscas que as pessoas mais utilizam e fazer uma hashtag para seus posts, que nesse caso, pode ser, por exemplo #roupasdamoda.
Em um perfil corporativo de uma empresa de instrumentos cirúrgicos, é possível utilizar as hashtags e inserir #instrumentoscirúrgicossp caso a sua empresa seja localizada em São Paulo e você deseje chamar a atenção das pessoas que vivem na região.
Esses são apenas exemplos que ouve pode usar como base para estruturar suas próprias estratégias de inserção de hashtags em suas postagens.
Adicione sua loja online às páginas sociais
Você pode otimizar o perfil de autoescolas integrando ele a um site que faça o cliente solicitar o serviço, ou adicionar sua loja de roupas online no perfil, adicionando um carrinho diretamente à sua página do Facebook, permitindo que comprem sem sair da rede social.
Essas são soluções interessantes que também estão disponíveis para o Instagram e são de fato capazes de converter seguidores em clientes.
Alguns serviços online de fato dão à sua loja online uma aparência muito semelhante à de um perfil do Instagram, desta forma você pode adicionar o link da sua loja online neste novo formato à sua biografia na rede social.
Com isso, seus seguidores podem navegar pelo seu site como se fosse um perfil do Instagram, com boas chances de converter visitantes em clientes.
Considerações finais
Os resultados não são alcançados da noite para o dia. Alcançar objetivos importantes com as mídias sociais requer comprometimento, paciência e perseverança.
O Instagram de todas as plataformas é a que, neste momento histórico, oferece mais oportunidades para desenvolver o seu negócio online, mas é preciso saber aproveitá-las bem com as dicas que demos por aqui.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.