Automatizar processos de venda é uma solução muito importante para as empresas de hoje, porque é impossível que qualquer negócio sobreviva sem tecnologia.

Por isso, a automatização é uma das maneiras de se sustentar no mercado e de manter o negócio como algo viável.

Mesmo com tamanha importância, ainda existem organizações que simplesmente ignoram ou não entendem como automatizar os processos de vendas, por isso acabam sendo mais resistentes a essa solução.

Só que a tecnologia veio para ficar e se tornou parte indissociável das organizações. Tendo isso mente, a automatização acabou se tornando um processo natural que engloba todo tipo de negócio.

Ao invés de tentar fugir dessa realidade, as empresas precisam investir na automatização de vendas, desenvolvê-la, aprimorá-la e aplicá-la, sempre pensando nas características do produto ou serviço, bem como, da empresa e de seus clientes.

Além disso, devemos nos atentar ao fato de que o cliente é quem mais exige agilidade por parte das empresas, então, é a tecnologia que atua como aliada nesse processo.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre por que investir em automatização de vendas, o que pode ser automatizado e como ter um sistema de automatização de vendas efetivo.

Por que automatizar as vendas?

Automatizar as vendas é importante por diversas razões, mas principalmente, porque a competitividade exige. Todo negócio deve pensar na concorrência porque ela faz o mesmo, com isso, torna-se mais ágil, produtiva e estruturada.

Então, se uma empresa de rolamentos está investindo mais em automatização do que outra, ela se tornará a preferida entre os clientes. Portanto, automatizar os processos de venda é uma necessidade.

Por meio dessa prática, os processos ficam mais objetivos e transparentes, otimizando os procedimentos da organização e impactando os resultados de maneira positiva.

Com isso, há um aumento da produtividade que, consequentemente, expande os lucros, pois diversos processos melhoram, como no caso da entrega de produtos. A melhora desses procedimentos acaba por garantir o crescimento do negócio.

Benefícios da automatização de vendas

Tanto fabricantes de fios e cabos elétricos quanto qualquer outra empresa podem automatizar suas vendas, pois esta prática traz inúmeros benefícios para a marca e seus clientes. 

Dentre as vantagens estão:

Aumento da produtividade

A automatização de vendas acaba por otimizar, e muito, os processos. Isso porque, unindo as estratégias da automação com um sistema de gestão de negócios, a empresa consegue fazer muito mais em menos tempo.

Por exemplo, a gestão de negócios é uma maneira de acompanhar cada cliente em potencial de maneira individual. Com isso, a empresa consegue enviar e-mails direto da plataforma e acompanhar o histórico de interações.

É possível, também, configurar um alerta para a equipe de vendas quando o contato estiver pronto para passar para a próxima etapa do funil.

Mais foco no cliente

Cuidar do marketing e das vendas de uma empresa envolve muita dedicação, só que isso também é sinônimo de trabalho repetitivo. 

São tarefas que podem ser automatizadas:

  • Confirmação de venda e pagamento;
  • Mensagens de felicitações;
  • Avisos;
  • Soluções de dúvidas frequentes;
  • Informações gerais.

Estes são apenas alguns exemplos, pois uma empresa de consultoria em gestão de negócios, por exemplo, consegue automatizar muitos outros processos.

Com isso, os profissionais têm mais tempo para se focar no que realmente importa, como a interação personalizada com cada cliente.

Redução de custos

A automatização também ajuda a reduzir custos, porque a empresa passa a utilizar seus recursos de um jeito muito mais eficiente, reduzindo erros.

Além disso, a organização corre menos riscos de perder oportunidades e consegue economizar tempo para a equipe, fazendo propostas certeiras e no momento mais adequado.

É uma maneira de garantir um desempenho superior com uma equipe reduzida, mas sem que isso estresse os profissionais ou os deixe sobrecarregados com suas tarefas.

Processos que podem ser automatizados

O foco da automação são as tarefas repetitivas dentro de uma empresa de equipamentos de academia ou qualquer outra.

São aqueles processos em que uma intervenção humana não é necessária, podendo ser substituída por um software que dá conta dessas tarefas sem esforço.

Exemplos disso são disparos de e-mail, aquisição de leads, ligações prontas, organização de informações, coleta de dados e em qual estágio do funil de vendas o cliente se encontra.

A empresa também consegue automatizar algumas ações em marketing digital, educando melhor os clientes e fazendo todo o trabalho até a fidelização.

Também é possível automatizar o call Center, como no caso da URA, que reconhece uma informação digitada, direcionando melhor o cliente.

Além da URA também existe o discador automático, que entra em contato com o cliente com base em ligações anteriores.

Essas soluções em gestão de vendas também podem ser aplicadas em um chat automático, no qual o cliente navega por links, com escolhas previamente enviadas.

Como a automação deve ser feita?

A automação vai depender do perfil do negócio, pois quando o produto ofertado é de baixo custo, o valor de aquisição de clientes também é baixo.

Nesse caso, a melhor opção é investir em autoatendimento, permitindo que o cliente encontre sozinho as informações que procura para tomar sua decisão de compra.

Por sua vez, se o valor de compra for mais elevado, talvez seja preciso um atendimento humano. Mesmo assim, é possível automatizar boa parte do processo, eliminando dúvidas que impeçam a compra.

No caso de produtos mais caros, como no caso de jóias e outros bens de consumo, a interação humana pode ser ainda mais importante, para conduzir o cliente durante a problematização e a solução.

Mesmo assim, algumas tarefas podem ser automatizadas, como no processo de geração de leads. No entanto, caso o valor do produto seja ainda mais elevado, como os veículos, a automação deve ser ainda mais cautelosa.

A complexidade desse tipo de negócio pode exigir reuniões presenciais durante várias etapas do processo de decisão, envolvendo a equipe de vendas em todas as fases.

Como ter um sistema de automação de vendas efetivo

Tanto para fornecedores de erp quanto para outras empresas, um sistema de automação é mais do que uma ferramenta que está sendo utilizada.

É necessário planejar cuidadosamente para garantir um desempenho superior. Para isso, é necessário seguir um passo a passo simples, que mostraremos a seguir:

Conhecer o público-alvo

Um sistema CRM pode ajudar a construir essa base de dados, sendo que algumas das perguntas que devem ser respondidas são:

  • Quais os desafios do cliente em potencial?
  • Que tipo de solução procuram e como a empresa pode ajudar?
  • Como eles encontram empresas, produtos e serviços que precisam?
  • O que fazem antes de decidir pela compra?

Ter um funil de vendas

O funil de vendas permite identificar o estágio onde os leads se encontram e quais ações a empresa deve adotar para que avancem no pipeline. 

Além disso, ele otimiza os processos de venda e de marketing de qualquer tipo e segmento de empresa.

Definir os processos de venda

Depois de definir o funil de vendas é o momento de determinar quais os processos necessários em cada etapa do pipeline, ou seja, topo, meio e fundo de funil.

Ao fazer isso, uma empresa de sistema de controle de estoque e financeiro consegue padronizar a comunicação com seus clientes, seguindo um padrão de qualidade.

Mas isso nada tem a ver com enviar mensagens generalizadas, mas, sim, que o lead receberá e-mails personalizados. Isso garante entregar informações necessárias, em tom adequado e no momento mais propício.

Utilizar boas ferramentas

Após isso, é necessário criar e programar processos automáticos de vendas, por meio de uma ferramenta eficiente e completa.

Algumas delas, inclusive, interagem com o site, rede social e até loja virtual da organização, como uma empresa de móveis planejados.

Revisar, acompanhar e otimizar

A automação de vendas é um processo contínuo em que, mesmo quando tudo está funcionando perfeitamente bem, é importante continuar revisando os processos.

Para fazer isso do jeito certo, é necessário definir os indicadores mais importantes, de acordo com os objetivos da empresa. Ou seja, é necessário acompanhar o desempenho das estratégias de perto.

Isso permite identificar erros e problemas, pois mesmo quando aparentemente está tudo nos conformes, alguns pontos podem ser otimizados, aumentando muito mais as vendas.

Conclusão

A automação é um processo importante para o sucesso de qualquer negócio, pois é capaz de aumentar as vendas e trazer mais lucros.

Quem não investe nessa tecnologia acaba perdendo boas oportunidades e sendo esquecido pelos consumidores – que prezam por agilidade, qualidade e personalização. Então, todos esses pontos você consegue com a automatização de vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.