Investir em uma loja virtual no Instagram pode ser uma das melhores formas de alavancar as vendas da sua empresa, ao mesmo tempo que se estabelece um reconhecimento muito maior à sua marca, de maneira mais prática do que apenas por um e-commerce.

Até pouco tempo atrás essa nem mesmo era uma realidade dentro do mundo das vendas e conteúdos online, mas foi se adequando às atualizações da plataforma e de seus usuários.

De maneira geral, é por meio das constantes mudanças e evoluções dentro do Instagram, que hoje ela é considerada a rede social mais potente do mundo, que ajuda grandes marcas, como uma empresa de camisa polo uniforme, a conquistarem mais espaço.

Para isso, saber entender os caminhos que a rede propõe, as ferramentas que ela disponibiliza aos usuários e também formas de criar conteúdo para sua loja é essencial.

No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre o Instagram e sua potência nos dias de hoje, dando ênfase para o Instagram Shopping, seu ponto de vendas, bem como formas da sua empresa de geladeira industrial inox conquistar destaque por lá.

A relevância do Instagram na atualidade

Os últimos anos foram importantíssimos para mudanças significativas na sociedade, principalmente quando falamos de comportamentos moldados às novas tecnologias, que vão permitindo um novo modo de pensar e agir de marcas, que precisam vender.

Sobre isso, nada mais interessante do que citar o Instagram, uma rede social criada no auge dos primeiros anos de popularização dos aparelhos móveis, ou celulares.

Introduzida como um espaço de troca e compartilhamento de fotos entre amigos, hoje o Instagram chegou em um outro patamar, ainda sendo um espaço social, mas tendo muito mais relevância em um senso comercial, interessante para marcas de todos os tipos.

Isso porque a rede, que hoje tem como foco prioritário o entretenimento, permite uma série de informações e conteúdos que focam em ser úteis aos usuários de múltiplas formas.

Por exemplo, uma empresa de box blindex banheiro pode, ao mesmo tempo que evidencia sua marca focando em vendas, transformar a relação com seus clientes a partir de informações interessantes sobre seus produtos e os cuidados ao longo do tempo.

Em outro caso, podemos ver que uma marca de roupas pode trazer aos seus usuários algo muito mais profundo e interessante do que uma simples postagem de promoção de itens.

É possível transmitir esse quesito e tantos outros, como uma campanha de conteúdo com um influenciador ou até mesmo um entretenimento de parceria com outra marca a partir de vídeos engraçados, bem produzidos e altamente dignos da atenção do público.

Ou seja, além de uma vitrine, podemos dizer que o Instagram vem, cada vez mais, tornando-se uma espécie de palco para marcas, possibilitando oportunidades diversas.

Por essas e outras, empresas que ainda estão fora da rede social, ou que ainda não sabem explorar suas ferramentas e possibilidades, estão ficando cada vez mais fora do jogo, até porque o Instagram vem trabalhando fortemente com a importância de algoritmos.

Esses são mecanismos que possibilitam uma empresa de piso vinílico em promoção, bem como qualquer outra, ter relevância ou não na sua própria audiência e naquela que ela ainda não tem.

Assim, a rede impulsiona aqueles que de fato seguem critérios básicos de construção de engajamento na plataforma, deixando de lado os que não se importam com essa possibilidade, ainda mais com o Instagram Shopping, a novidade da empresa.

Instagram Shopping: o que é e qual seu impacto

O Instagram Shopping é uma das mais recentes atualizações dentro do Instagram, permitindo com que as empresas que trabalham dentro da rede possam facilitar a comercialização de seus produtos e serviços, permitindo uma sacola de compras.

Para entendermos melhor, é possível ver como exemplo uma marca de luminárias industriais, que dentro da sua conta passa a compartilhar conteúdos do produto.

Neste conteúdo, que geralmente vem em uma foto, a empresa pode trabalhar uma marcação que possibilita o cliente a visualização do produto, de seu preço e também concedendo uma forma de guardar aquele item dentro de uma lista de compras.

O mais interessante disso tudo é que, nos últimos tempos, o Instagram provocou uma série de mudanças na plataforma, priorizando a visualização de produtos para compra.

Isso trouxe, por exemplo, uma facilidade dentro da navegação do aplicativo para encontrar a aba de shopping, bem como para verificar os produtos guardados em uma sacola virtual. Outro ponto interessante foi a facilidade de encontrar uma empresa vendendo algo.

Por exemplo, em uma simples navegação pela aba explorar, onde estão dispostos conteúdos fora da preferência de um feed pessoal, podem ser sugeridas novas lojas.

É nesse momento, por exemplo, que uma empresa de vidros blindados pode ficar em evidência, oferecendo seus produtos e serviços, e entrando em uma lista de um cliente, o que fica ainda mais fácil para uma compra pela facilidade de direcionamento.

Isso permite com que, rapidamente, a pessoa seja levada à página do produto online, geralmente o e-commerce da marca, e de forma prática conclua a compra do item.

Com toda essa estrutura que a rede social mais popular do mundo montou para seus usuários, principalmente para as marcas que trabalham com essa ferramenta, tornou-se cada vez mais importante que as empresas pensem em se integrar ao Shopping.

E com a variedade de formas de criação de conteúdo, bem como de consumo, empresas de prestação de serviços de limpeza e conservação, por exemplo, têm conseguido mais evidência.

O impacto em relação às compras, por exemplo, tem sido cada vez mais evidente na realidade dos próprios usuários, que agora têm a possibilidade de comprar com muito mais facilidade, podendo conhecer empresas que entreguem os melhores produtos a eles.

Como destacar uma loja virtual dentro do Instagram

Agora que você entendeu mais sobre o impacto atual do Instagram e do Instagram Shopping, por exemplo, para uma empresa de estrutura metálica, vamos saber mais sobre como começar a destacar essa e outras marcas dentro da rede social.

De forma simples, porém estrategicamente ligada às potências do Instagram, é possível levar sua marca ao reconhecimento máximo, agregando mais vendas. Confira:

Faça boas fotos de produtos

O princípio do Instagram são seus conteúdos de qualidade, e quando falamos em publicações, é essencial que sua marca trabalhe com boas fotos, ainda mais se essas forem as formas de divulgação de seus produtos com o Instagram Shopping.

Marque vários produtos na mesma foto

Aproveite para tirar suas fotos e pensar em composições com diferentes produtos que você tenha, tal como uma vitrine em uma loja, onde você pode expor mais de uma possível compra, esperando que alguma delas possa fazer sentido ao cliente na rede social.

Crie legendas criativas

Além das fotos, a legenda de uma publicação deve ser a prioridade dentro da criação de conteúdo de uma loja virtual, criando um forte impacto em quem está lendo e possibilitando uma boa descoberta daquele produto, a partir de uma promoção dele que seja interessante.

Para isso, nada melhor do que colocar gatilhos, misturados com formas de linguagem que evidenciem o contato com o público, como gírias e memes para pessoas mais jovens.

Trabalhe com os filtros que a rede oferece

Dentro do Instagram Shopping um usuário pode encontrar a sua empresa através de diversos filtros, escolhendo o melhor preço, a localidade da empresa, a distância dela da casa dele. Para isso, é importante que você trabalhe e construa essas fontes de dados.

Crie sempre uma relação com a audiência

Quanto mais você tiver um tipo de engajamento dentro da rede, melhores seus conteúdos serão distribuídos dentro do canal, possibilitando maiores chances de reconhecimento dos seus produtos e até mesmo de vendas, algo que deve ser a sua prioridade máxima.

Utilize todas as ferramentas possíveis

Dentro do Instagram são muitas as ferramentas que podem ser utilizadas para chamar ou alcançar um público, tais como:

  • Stories;
  • Lives;
  • Reels;
  • IGTV.

Com isso, temos então uma série de formas de criação, que podem ser importantes para alcançar um público, trazê-lo para sua página e oferecer a ele uma possibilidade de compra, por meio de uma postagem voltada ao Shopping.

Considerações finais

Não restam dúvidas de que o Instagram tem sido uma ferramenta ideal para venda e promoção de empresas em todo o mundo, tanto a partir de estratégias de divulgação de conteúdo, que estabelece contato com a audiência, quanto pelo Instagram Shopping.

Ainda assim, saber utilizar bem a plataforma a seu favor é algo essencial, que nem todas as empresas sabem, o que demanda um aprendizado elevado sobre a plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.