Antes da disseminação do coronavírus, a grande maioria das pessoas estava acostumada a fazer compras no comércio tradicional e realizar pagamentos em lotéricas e bancos, ou seja, comprar e fazer pagamento online era menos usual, principalmente pela segurança.
Os avanços na tecnologia e nas instalações de comércio eletrônico, bem como as recentes restrições impostas aos negócios locais devido à pandemia levaram a uma migração massiva de comerciantes para o ambiente de vendas online.
Com tantos novos vendedores utilizando a plataforma e negociando nessa nova área, surgiram novas necessidades específicas, principalmente no que diz respeito a estruturas de sistema de emissão de nota fiscal e pagamento seguros online para evitar fraudes.
Seja por desconhecimento ou negligência, muitos vendedores não dão a atenção necessária na criação de bons processos e na escolha de boas ferramentas para evitar fraudes em pagamentos online.
Todas essas dúvidas cercam os donos de lojas online e e-commerces, afinal são muitas informações e vários meios disponíveis de pagamento que devem ser analisadas.
Como também, cercam os usuários que ficam com dúvidas sobre os meios de pagamentos dessas lojas.
No entanto, o fato é que é possível tanto comprar como fazer pagamentos online com segurança, reconhecendo a autenticidade de empresas e lojas virtuais que garantem estrutura de consultoria em gestão de vendas e evitar ser pego de surpresa com fraudes.
Isso tanto para o consumidor como para o dono de algum comércio virtual. Portanto, vamos abordar neste artigo como você pode evitar esse tipo de situação e receber adequadamente os pagamentos online dos seus clientes.
Como ocorre fraude de pagamento online?
É importante entender que nem todos os golpes nos pagamentos e compras online estão relacionados a hackers e roubo de dados, por exemplo.
Na verdade, a maioria das fraudes de pagamento online são cometidas por indivíduos mal-intencionados que usam mecanismos ilegais para obter uma vantagem injusta.
O tipo mais comum de fraude é cometido por meio de um mecanismo originalmente criado para proteger os consumidores, o chamado estorno.
Ou seja, basicamente, quando o titular do cartão de crédito utiliza o recurso de forma maliciosa, ele recebe o produto, mas entra em contato com a operadora do cartão e alega que não recebeu o produto.
Se o vendedor não puder provar que expediu as mercadorias, o comprador poderá receber um reembolso do preço de compra, fazendo com que o vendedor não receba pelo produto vendido.
Há também uma situação conhecida como “fraude amigável”, em que um conhecido ou familiar do titular do cartão de crédito utiliza o cartão sem conhecimento ou autorização, seja para comprar roupa em uma fábrica de uniformes em brim ou produtos de casa.
Nesse caso, os fraudadores roubam os dados do cartão e os usam para fazer compras. E a questão ocorre da mesma forma: o proprietário do cartão, ao receber a fatura, não reconhece a compra e em seguida exige o reembolso.
Infelizmente isso é algo que pode ocorrer com muitos comércios eletrônicos, é por isso que eles precisam ter uma estrutura de desenvolvimento de software automação comercial ao estabelecer seus meios de receber pagamentos online com segurança.
Afinal, ninguém nunca sabe quem está lidando, e as pessoas no cotidiano podem enganar sem nem ao menos perceber os fatos.
Ou seja, é certo que o método de estorno no pais pode ser um pouco falho muitas vezes, e que muitas pessoas podem utilizar esse metodio de forma ilegal, mesmo que seja comprovado o recebimento do produto.
No entanto, apesar de serem mais perigosos, ocorrem com menos frequência porque são mais fáceis de prever e prevenir com boas práticas e modernos sistemas de segurança.
Vamos ver no tópico a seguir como você pode garantir essa segurança ao receber pagamentos online. Confira:
Quais são as formas de receber o pagamento online?
Na sua loja online, você pode oferecer aos seus clientes diversas formas de pagamento. Veja abaixo quais são as mais utilizadas pela maioria das empresas.
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boleto bancário;
- Transferência bancária.
E sempre surgem métodos de pagamento diferentes, como é o caso do PIX, implementado há pouco tempo.
Cartão de crédito
Um dos métodos de pagamento mais populares é o cartão de crédito, e isso porque o comprovante de pagamento pode ser feito em segundos. Outro ponto positivo é que os clientes podem parcelar, por isso eles preferem esse método.
Para tornar mais seguro, sempre solicite o envio de comprovante.
Cartão de débito
Os clientes podem debitar instantaneamente em sua conta. Esta é uma ótima opção para pagamentos em dinheiro em um mundo virtual.
Boleto bancário
Uma das opções mais antigas e seguras do mercado é o boleto bancário, mas ainda é utilizado para lojas virtuais. Os clientes podem pagar os produtos em dinheiro, tornando as cobranças mais flexíveis e seguras.
Transferências bancárias
As transferências podem ser feitas de forma tradicional ou por PIX, que traz mais utilidade para as lojas virtuais. É rápido, seguro e amplamente utilizado pelos consumidores como meio de pagamento.
Também vale a pena mencionar o link de pagamento, que é um recurso que deve ser criado pelo próprio vendedor. Ele pode ser encaminhado a qualquer hora do dia, seja por e-mail, aplicativos de mensagens ou outros canais.
Engana-se quem pensa que os links de pagamento são apenas para grandes empresas com estruturas tecnológicas avançadas. Em vez disso, o recurso é prático e pode ser uma excelente opção para pequenos e médios empreendedores.
Como receber pagamento online com segurança?
Existem atitudes práticas que consumidores e comerciantes digitais podem adotar para evitar fraudes no comércio eletrônico e garantir a segurança dos pagamentos online no conforto da sua casa.
Para aproveitar ao máximo suas vendas no e-commerce e evitar fraudes em pagamentos, você deve proteger suas operações desses golpes adotando algumas práticas recorrentes e escolhendo serviços essenciais que complementam seu mecanismo de vendas.
Use uma plataforma segura
Seja mostrando, vendendo, recebendo, enviando, atendendo ou conectando, quando falamos em vender online, e claro, receber pelas vendas, é essencial utilizar uma plataforma que faça esse processo de forma segura.
Até mesmo uma empresa de consultoria recrutamento e seleção deve administrar bem seus recursos e identificar possíveis fraudes no recebimento de pagamentos de outras empresas, já que trata-se de um ramo B2B.
Ou seja, até mesmo empresas podem dar golpes e cometer fraudes com outras empresas, infelizmente.
Portanto, escolher um método e uma plataforma confiável com suporte e atualizações de segurança contínuas é importante para manter as operações de pagamento seguras e estáveis.
Portanto, não se apresse ao decidir qual plataforma usar. Pesquise, obtenha referências, solicite uma revisão e veja a reputação de todas as opções.
Entenda o perfil e o comportamento do cliente
Em muitos casos, saber de onde seu cliente veio, como ele montou seu carrinho de compras e qual foi o valor médio de sua compra pode ajudar a identificar fraudes.
Isso porque, na maioria dos casos, os fraudadores se comportam de forma diferente dos consumidores comuns.
Logo, comprar a preços exorbitantes, entregar em locais improváveis ou longe do endereço cadastrado no cartão ou do dono da plataforma também são indícios de fraude.
Com isso, implementar estruturas automatizadas e seguras, bem como realizar consultoria em TI pode ser uma solução cabível para evitar esse tipo de situação ao receber os pagamentos de seus clientes.
E claro, é algo que todos os setores devem se preocupar, principalmente hoje em dia com tantos vazamentos de dados.
Registre o nome da sua empresa no extrato do cartão
Em alguns casos, os clientes podem nem perceber que estão cometendo uma contravenção. Uma suposição recorrente é quando os clientes usam estornos para negar a origem da cobrança, conforme descrito no extrato do cartão.
A melhor maneira de evitar que isso aconteça com você é criar uma descrição objetiva que vincule facilmente a despesa ao nome da sua loja online ou aos produtos que você vende.
Além disso, independentemente do segmento do seu negócio, é importante ter um suporte de assessoria contábil para empresas para estabelecer metas e estruturas de como isso pode ser feito de forma segura e legalizada.
Seja preciso nas descrições de seus produtos
Outra situação que pode causar problemas é comprar o produto errado porque o cliente acha que é diferente do que ele deseja. Isso pode levar a devoluções ou até mesmo estornos.
Para evitar os inconvenientes dessas suposições, é essencial dedicar um tempo para descrever cada produto com o máximo de detalhes possível, além de inserir fotos e vídeos mostrando o tamanho real.
Tenha dados de prova de envio e entrega
Mesmo com muitos cuidados e usando as melhores práticas ao vender online, ainda há possibilidade de estar sujeito a fraudes. Em alguns casos, elas vão acontecer, e o melhor a se fazer é estar preparado.
Portanto, mesmo que você venda bolos de pote em casa, é essencial criar um sistema de pedidos online para restaurantes e lojas de produtos alimentícios, isso irá proporcionar maior segurança.
Se for vítima de fraude, manter os dados que comprovem o envio e entrega de todas as encomendas, mesmo que sejam artesanais, é a forma de comprovar a venda ou o serviço prestado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.