Buscar parcerias para seu e-commerce pode ser interessante tanto em um sentido de vendas quanto em uma forma de aumento de autoridade e reconhecimento no mercado. Fazer isso é uma forma, sobretudo, de ampliar o network com marcas concorrentes ou não.

Muitas pessoas podem pensar que fazer isso pode ser um tanto perigoso, pois vêm à mente a questão da concorrência, da perda da compra por um produto que pode ser tão bom quanto ou até melhor, vindo então a confundir o consumidor na hora da sua compra.

Mas tudo isso não passa de um grande mito. A real questão é que uma parceria pode ser a iniciativa que seu negócio precisava para estimular ainda mais as vendas de produtos, ampliando o contato com outros produtores de serviços e materiais.

Assim, além de uma empresa de banner promocional passar a trabalhar com empresas de sua área de atuação em uma parceria em ponto físico, ela poderá divulgar o seu trabalho para os clientes da empresa amiga, ampliando a cartela de leads do negócio.

No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre a importância de uma atuação em conjunto dentro da divulgação de um e-commerce, entendendo qual a importância das parcerias e as melhores maneiras de colocar em prática essa comunhão de vendas.

Qual a importância das parcerias dentro de um e-commerce

Empreender muitas vezes pode ser um desafio, solitário, ainda mais se você está começando em um mercado no qual não tem contato ou conhecimento próximo de seus concorrentes, e nem eles têm a ideia de quem é você e o que você está trazendo.

E no caso de um e-commerce, aparecer e criar evidência dentro de um mercado pode ser até mais cansativo e difícil de fazer. Isso porque, além da concorrência ser algo extremamente estressante, a falta de parcerias pode trazer ainda mais frustrações.

Essa união nada mais é do que a junção entre uma empresa e outra, sendo que as duas podem ou não trabalhar vendendo os mesmos produtos, mas o mais comum é que elas tenham algum tipo de venda que possa ser complementada uma pela outra.

Por exemplo, uma fábrica de camisetas lisas para sublimação passa a fazer uma parceria com uma marca de esmaltes em uma cidade. De fato, são áreas distintas de atuação, mas isso pode trazer benefícios para as duas em uma estratégia bem executada.

E falando em vendas online, essa pode ser uma maneira de melhorar ainda mais a visibilidade e o tráfego que elas possuem no ambiente virtual, isso porque uma pode puxar a outra, divulgando sua página e agregando seus produtos na web, e vice-versa.

As vantagens da aposta nesta estratégia

Veja abaixo algumas vantagens que empresas de equipamentos de proteção radiologica industrial e outros ramos acabam tendo ao apostar em uma parceria nas vendas, melhorando o contato com consumidores e aumentando os acessos no seu e-commerce: 

Melhora no faturamento

Sempre que uma campanha de parceria é lançada, existem pontos que contribuem para que ambas saiam ganhando dessa estratégia, isso porque o público de uma empresa acaba melhorando o público da outra, ampliando as chances de vender e de ganhar dinheiro.

Assim, o faturamento das duas acaba aumentando, e tudo acaba sendo ainda mais compensado porque a parceria conta com o investimento de ambas, ou seja, não fazendo com que fique pesado apenas para um lado, o que traz um respiro para as duas.

Melhor posicionamento de mercado

Marcas que trabalham com parcerias são bem melhor posicionadas no mercado. E tudo isso começa pelo fato de que uma empresa, como uma loja de camisetas promocionais precisa estar bem certa de sua proposta para se juntar às outras, em busca de uma soma.

Assim, dentro de uma parceria, é essencial que o público saiba identificar bem cada uma das propostas das empresas participantes, algo que contribui para a construção de um posicionamento de mercado e também um valor de marca cada vez mais importante.

Amplia as conexões

Muitas vezes o que sua marca precisa é de uma oportunidade para conhecer uma outra empresa, já que a colaboração pode trazer a força que o negócio precisa para melhorar sua comunicação com o público ou colocar de vez sua imagem no mercado onde atua.

Isso faz com que as parcerias sejam extremamente importantes, já que cada vez mais empresas de alto renome estão se juntando a outras para somar forças em nome de vendas cada vez maiores, deixando uma oportunidade para futuros negócios em aberto.

Maneiras de colocar em prática essa parceria

A seguir vamos mencionar algumas dicas para que você comece a colocar em prática as principais formas de trabalhar uma parceria. Veja, então, tudo aquilo que deve ser essencial dentro do trabalho em conjunto entre empresas de venda de plantas ornamentais:

  • Uso de influenciadores digitais

Influenciadores digitais também são considerados marcas, por isso, podem ser as fontes de início de parcerias. Escolha bem aqueles que melhor se comunicam com o seu público e estude de que maneira uma ação conjunta pode trazer bons resultados para ambos.

É importante saber, por exemplo, se o tal influenciador já trabalha ou trabalhou com uma marca similar à sua, se de fato ele utiliza o produto que você está vendendo, que pode ser, por exemplo, uma camisa de empresa de uniformes e entenda seus gostos pessoais.

  • União em vendas

É possível fazer um jogo de venda cruzada dentro de campanhas específicas, onde a parceria acaba sendo algo pontual, focado apenas em uma oportunidade diferenciada para os clientes de ambas as marcas. Um bom exemplo disso são as ações de marketing.

Nesses casos, duas empresas se unem para vender algum produto e fazem promoções em seus canais de comunicação. As vendas são direcionadas para o e-commerce de ambas, e então as vendas que acontecerem vão juntar os dois produtos em uma só ação.

  • Parcerias em pontos de venda física

Se você tem um e-commerce e o seu parceiro não, é possível evidenciar ainda mais o seu ponto de venda utilizando o dele. Para isso, uma ação em um local físico remetendo à loja virtual é uma opção interessante, e uma jogada certa dentro dessa parceria feita.

Por exemplo, em um ponto físico dentro de um shopping voltado à área da saúde, vende-se itens médicos, sendo o local de parceria de uma marca de equipamentos de higiene hospitalar, que faz menções ao seu site e concede descontos para quem está na loja.

Dessa maneira temos o caso de uma parceria que acontece em um âmbito tanto virtual quanto presencial, fazendo com que as duas em seus lugares de venda façam jus à junção das marcas e atinjam públicos para aumentar a relevância da campanha.

  • Divulgação online

Algo interessante para uma empresa que deseja parceria para uma venda é encontrar lugares onde ela possa fazer uma divulgação online de seus produtos e serviços, como em:

  • Sites famosos;
  • Portais de notícias;
  • Redes Sociais;
  • Canais de comunicação.

Assim como no caso dos influenciadores digitais, é importante verificar quais daqueles lugares que mais trazem uma aproximação para aquilo que é vendido na empresa que inicia a parceria, entendendo onde poderá resultar em melhores métricas, focadas no objetivo.

  • Fornecedores estrangeiros

Algumas empresas utilizam a força de uma marca estrangeira, e amplamente mais conhecida, para fortalecerem suas marcas próprias. É o caso de uma empresa inglesa que faz a venda de um espremedor automático de laranja industrial brasileiro.

Muitas vezes essas empresas estrangeiras têm vontade de investir dentro de um país, mas ainda não encontraram uma oportunidade de testar um público no local. Por isso, ir atrás de parcerias internacionais não deixa de ser uma boa opção para o seu e-commerce.

O foco é fazer com que sua marca tenha evidência no site de uma grande distribuidora, e que esta passe a ofertar seu produto, entendendo quanto de público terá e quais serão os resultados, Dependendo da parceria, é possível criar longos laços entre ambas.

Considerações finais

A parceria é uma questão essencial para o crescimento de empresas que sozinhas teriam maior dificuldade para isso. Mas ainda assim, como todos os benefícios que ela pode trazer, muitas vezes é deixada de lado pelas marcas por um preconceito e falta de informação.

Para isso, o artigo acima trouxe dicas essenciais para começar esse trabalho em conjunto, explicando as principais maneiras de encontrar um parceiro para trabalhar essa troca de forças, focando sempre em melhores vendas e uma aparição maior de um e-commerce.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.