Você sabe o que são os influenciadores digitais e como eles podem ajudar as vendas de um e-commerce a alcançarem um melhor resultado?

As redes sociais são plataformas presentes na rotina de muitas pessoas, que as utilizam para diversas finalidades, tais como manter contato com parentes e amigos, ler notícias ou conteúdos diversos, e inclusive, conhecer mais sobre produtos de várias marcas.

Muitos usuário ainda navegam na plataforma para acompanhar mais de perto a vida e as dicas dos influenciadores digitais, que são pessoas que ganharam destaque nas redes e utilizam esse elemento como uma forma de realizar trabalhos. 

Se você segue um desses influenciadores, certamente já o viu indicando um produto como uma nécessaire personalizada, relatando a experiência que teve com o item e recomendando-o para os seus seguidores. 

Anteriormente, esse tipo de recomendação era feito de modo natural, sem um teor promocional. 

Mas, devido ao grande número de pedidos que muitas empresas começaram a receber depois desse tipo de indicação, essa se tornou uma maneira de fazer marketing. 

Por isso, muitos estabelecimentos utilizam hoje os serviços de um influenciador digital para aumentar as vendas do seu e-commerce, conseguindo sucesso com esse tipo de ação comercial.

Se você tem uma loja virtual e deseja potencializar os resultados do seu negócio com o auxílio de um influenciador, siga na leitura deste artigo e saiba como utilizar o serviço a favor do seu e-commerce. 

O que são influenciadores digitais?

Com o crescimento das redes sociais, muitos usuários ganharam destaque dentro dessas plataformas, graças às postagens realizadas, que podem ser do interesse de várias pessoas. 

Sejam elas feitas por celebridades ou por usuários que conquistaram um grande número de seguidores, essas personalidades conseguem causar um grande impacto nas redes sociais. 

Se antes essa não era uma alternativa considerada pelos empresários para promover os seus negócios, hoje os influenciadores digitais fazem parte de uma estratégia de marketing digital bem desenvolvida. 

Isso porque fazer propagandas nas redes sociais certamente trazem resultados para uma empresa de comunicação visual, porém, se uma personalidade indicar os seus produtos ou serviços, outras pessoas que não veriam um anúncio podem ser alcançadas. 

Os influenciadores digitais podem causar impacto em pessoas de diversas faixas etárias ou de interesses variados. 

Há quem procure por indicações de cosméticos, livros, brinquedos, dicas financeiras, fitness e alimentação, além de vários outros tipos de segmentos. 

Por isso, nomes como o de Whindersson Nunes, Maisa Silva, Adriana Sant’anna e Nathalia Arcuri são tão famosos entre os principais influenciadores digitais no Brasil.

Vale lembrar que os influenciadores (também chamados de influencers, creators, ou criadores de conteúdo) possuem uma trajetória, que os fizeram conquistar a confiança do público e fazer com que essas pessoas sigam as dicas oferecidas por eles.

Por isso, quando eles falam sobre etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, a probabilidade de grande parte dos seguidores do influencer ir atrás desse produto é maior, o que gera melhores vendas para o e-commerce de uma gráfica. 

A importância dos influenciadores digitais para um e-commerce

Ser um influenciador digital exige bastante trabalho e um crescimento importante nas redes sociais. 

Tudo isso depende de como esses usuários impactam o seu público, o que pode depender de alguns fatores, apresentados a seguir. 

1 – O influencer é próximo do seu público

Um influenciador digital certamente terá a atenção do seu público porque se mantém próximo dele. Isso inclui relatar alguns dos casos da sua rotina e das suas experiências com as mais variadas situações do dia a dia.

Seja por meio de fotos ou de vídeos, os influencers tornam-se pessoas presentes no dia a dia das pessoas, e faz com que elas saibam de alguns detalhes pessoais dos creators, como as marcas que eles consomem e os serviços que utilizam

Ou seja, um usuário pode saber mais sobre a qualidade dos produtos do e-commerce de uma distribuidora de produtos naturais por meio das postagens de um influenciador digital. 

2 – O influencer é uma pessoa relevante ou uma autoridade

Geralmente, as pessoas que passam mais credibilidade para o seu público, são aquelas que se formaram em uma determinada área ou se tornaram relevantes em um nicho. 

Sendo assim, se um usuário quer emagrecer e busca exemplos para seguir, certamente ele vai procurar por um influenciador digital fitness, nutricionista ou esportista, que mostre resultados e os produtos consumidos dentro da sua dieta. 

Ao saber mais quais são os itens consumidos na rotina do influencer, o usuário pode facilmente acessar o e-commerce de uma marca e consumir os produtos indicados pelo creator. 

Quais ações podem ser realizadas por um influenciador digital?

Se uma empresa de móveis planejados deseja trazer mais resultados para o seu e-commerce, por meio de ações ligadas ao serviço de um influenciador digital, ela pode recorrer a diferentes opções para isso. Algumas delas podem ser:

  • Publicações patrocinadas;
  • Vídeos postados;
  • Stories;
  • Participação em eventos;
  • Entre outras ações.

Os pacotes fechados com um influenciador dependem das estratégias de marketing da empresa. 

Para isso, podem ser feitas ações em postagens nos feed de notícias, tanto do Instagram quanto do Facebook, por exemplo.

Os Stories e vídeos feitos pelos influencers também podem ser boas alternativas para divulgar os produtos comercializados no seu e-commerce nas redes sociais. 

Isso pode ser feito por meio de um acordo comercial ou mesmo se a empresa decidir enviar um item como um presente para o influencer, que costuma receber uma série de artigos todos os meses, e os apresenta aos seus seguidores.

A participação presencial em eventos é outra alternativa para uma ação realizada pelo influencer digital. 

Dessa maneira, ele atrai mais pessoas para o local, tornando a ocasião um sucesso para a divulgação da marca.

Tudo isso é chamado de marketing de influência, onde uma personalidade de relevância dentro de um nicho possui a confiança de uma grande parcela de seguidores nas redes sociais, e promove vendas por causa disso. 

Para medir o valor que um influenciador digital pode ter para promover a loja virtual de  empresas de consultoria ambiental, é preciso verificar o tamanho da audiência, o engajamento desse público e a sua relevância para o mercado.

Ou seja, um profissional reconhecido no ramo, que preste consultoria dentro da área ambiental, com um grande número de seguidores que acompanha fielmente as suas postagens, certamente trará bons resultados para uma loja virtual ao promovê-la. 

Por isso, ao decidir recorrer aos serviços de um influenciador digital, é preciso fazer uma seleção assertiva, para garantir um retorno benéfico para o negócio.

Alguns tipos de influenciadores digitais

Um influencer digital pode surgir de duas formas diferentes: por ter conquistado fama nas mídias e hoje atuar no mundo virtual, ou por ter crescido de modo orgânico na internet, utilizando as próprias redes sociais para atrair seguidores por meio dos seus conteúdos. 

Para que um e-commerce especializado em equipamentos de pilates consiga elencar um dos principais influencers das redes sociais, ele pode escolher entre as diferentes opções encontradas. 

1 – Influencer Top Celeb

O influencer Top Celeb atua de maneira mais geral nas redes, o que quer dizer que ele não trabalha dentro de um nicho específico. 

Justamente porque eles não possuem autoridade dentro de uma área especial, eles podem ser uma boa opção para um e-commerce que queira aumentar o reconhecimento da sua marca na internet. 

2 – Influencer Fit Celeb

O Fit Celeb é o influenciador digital que atua dentro de determinados nichos, sendo um tipo bastante assertivo. 

Se você busca um influencer que seja relevante dentro da área gráfica ou de comunicação visual, para aumentar as vendas de produtos como sacola tnt personalizada do seu e-commerce, essa pode ser uma ótima alternativa. 

Isso porque o público do Fit Celeb será o mesmo que o da loja virtual, o que torna a escolha mais certeira do que em outros casos. 

Também por isso, os contratos fechados possuem valores maiores, pois os resultados certamente serão melhores. 

3 – Influencer Autoridade

Um Influencer Autoridade de um determinado segmento pode não ter um número de seguidores muito expressivo, porém, a sua indicação é bastante considerada pelo público. 

Um exemplo desse tipo de influenciador pode ser o de uma nutricionista, reconhecida na área médica, que indique um produto natural oferecido por um e-commerce. 

Justamente por ser uma referência em saúde, esse tipo de recomendação é valorizada pelos seguidores, que certamente vão buscar pelo produto na internet. 

4 – Ecossistema de influencers

Nesse formato de trabalho, o contrato fechado vai firmar parcerias com vários pequenos influenciadores da mesma área, e não apenas com um profissional. 

Dessa maneira, o alcance de um e-commerce nas redes sociais pode ter uma maior repercussão, tendo como divulgação vários influenciadores, que vão falar sobre a loja virtual para os seus seguidores, além de alcançar um bom número de usuários das plataformas. 

Ao conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de influenciadores digitais, é possível escolher o que mais se enquadra nas estratégias de marketing de um e-commerce, garantindo maior visibilidade para o site e possibilitando um bom aumento das vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.