Quem tem uma empresa procura formas que permitam que seus clientes comprem seus produtos, e para isso precisa entender como migrar do e-commerce para o m-commerce, bem como as diferenças entre os canais virtuais de venda.

É importante conhecer os canais virtuais de venda para entender as tendências de tecnologia e quais impactos isso causa ao seu negócio, e analisar quais desses canais fazem mais sentido para o seu negócio, para que sua empresa invista no canal adequado.

O que é e-commerce?

E-commerce, ou comércio eletrônico, relaciona-se ao varejo e compras online, bem como as transações eletrônicas. Essa modalidade teve um aumento considerável nas últimas décadas, de forma que está substituindo lojas tradicionais.

A tendência é que os números do e-commerce aumentem cada vez mais. Em 2017, essa modalidade de comércio no Brasil faturou R$ 47,7 bilhões.

Muitas pessoas definem o e-commerce como loja virtual, mas isso é um grande engano, pois loja virtual é apenas um dos canais do e-commerce. Vendas por e-mail marketing e redes sociais e marketplaces também são exemplos dessa modalidade.

Sua empresa de cadeiras para eventos deve saber que o comércio eletrônico permite que você compre e venda produtos em escala global, 24 horas por dia, sem as despesas de uma loja física.

Panorama do e-commerce brasileiro

Mesmo em meio a um cenário mundial conturbado, o comércio eletrônico foi um dos setores que conseguiu se manter e até prosperar nos últimos anos.

De acordo com a 45ª edição do relatório Webshoppers, publicado em maio de 2022, as vendas online cresceram 27% em 2021 em comparação com o ano anterior, com um faturamento de R$ 182,7 bilhões.

Todo esse destaque para o meio digital também significa que as organizações que ali atuam, como uma empresa de etiqueta TAG para confecção, precisam estar atentas.

É necessário que se atualizem e permitam que o negócio atinja o máximo de seu potencial de crescimento.

O que é m-commerce?

Mobile commerce, ou m-commerce, trata do comércio realizado por meio dos dispositivos móveis. Os celulares são a porta de entrada dos consumidores para o mundo virtual, por isso é natural que as compras ocorram por esses dispositivos.

Nos Estados Unidos, essa modalidade cresceu de US$ 25 bilhões e 11% do total de vendas de comércio eletrônico em 2012 para US$ 208 bilhões e quase 33% do total de vendas de comércio eletrônico em 2018.

Se formos pensar, 10 anos atrás ninguém imaginava que compraria detergente para roupa utilizando um dispositivo móvel.

Para mudar isso foram necessários 3 desenvolvimentos importantes: o crescimento da conectividade após o surgimento dos smartphones, a implantação e adoção generalizada de interfaces de comércio amigáveis e a formalização de sistemas de pagamento seguros.

Tido como uma evolução do e-commerce, o m-commerce é uma oportunidade de conquistar clientes conectados e que fazem suas compras pelos dispositivos móveis.

Sua empresa de bobinas térmicas deve saber que o comércio móvel é um campo em expansão, com características únicas e vantagens excelentes, como acessibilidade, portabilidade e conectividade.

O e-commerce é um caminho ágil para atuação online

Em tempos de digitalização e no esforço para entrar no comércio online, muitas empresas se apoiam nas plataformas de e-commerce que apresentam soluções completas que não exigem um conhecimento específico por parte do empreendedor.

É possível fazer a gestão da loja virtual com um software em vez de ter que lidar com a configuração complexa de um site. As opções disponíveis são variadas, e as mais populares são:

Cada uma conta com uma série de funcionalidades como diferentes formas de pagamento e customizações de layout, sendo uma forma profissional e simplificada de manter o comércio eletrônico de sua empresa de placa de polipropileno.

Vários sistemas de e-commerce atuam como um serviço em nuvem e contam com características diferentes da cloud, como constantes atualizações de segurança e facilidade de acessar dados armazenados.

Apesar da flexibilidade do modelo, os pacotes oferecidos e as condições contratuais das plataformas podem ser limitantes ao estado atual de uma empresa, de forma que é preciso estar atento se houver a necessidade de transferência do e-commerce para outra plataforma.

Como migrar entre plataformas?

Para escolher seu sistema de e-commerce é preciso considerar alguns fatores. A opção deve priorizar um serviço eficiente, que comporte a gestão da organização e as necessidades de vendas no presente e no futuro.

É fundamental pensar no crescimento da empresa e o que será preciso para o suporte desse avanço. Pontuamos algumas dicas para guiar a escolha e migração da plataforma.

  1. Pesquisa

O primeiro passo é fazer uma lista com as principais necessidades de sua empresa de enfeites de Natal para árvore, antecipando momentos de demanda variável, como vendas em datas comemorativas.

Leve em consideração o preço, vendo se há opções com valores acessíveis e serviços de qualidade, pois saber o que é necessário evita gastos excedentes.

Veja as funcionalidades, pois é vital analisar a estrutura atual da loja online, separando o que é indispensável e quais ferramentas extras poderiam agregar valor, como layouts personalizados.

Além da integração com outros sistemas, pois a plataforma de e-commerce deve permitir e facilitar o processo, como o alinhamento a gestão por ERP (Enterprise Resource Planning)

E por fim a compatibilidade, que garante que o atendimento ao cliente siga sem interrupções, não prejudicando a jornada e a experiência de compra em sua empresa de flexografia embalagem.

  1. Conferir a reputação e portfólio da empresa

Os consumidores estão adquirindo o hábito de pesquisar antes de comprar, e para contratar um novo serviço também é bom verificar o histórico da empresa.

Você pode verificar recomendações de outros clientes da plataforma, reclamações feitas sobre o negócio, marcas atendidas, entre outros.

Para essa finalidade, é muito comum utilizar sites de reclamação ou compartilhamento de feedbacks para averiguar a confiabilidade da organização, o atendimento e o suporte dedicado ao público.

  1. Manter o endereço das páginas

Mesmo quando existe a mudança de plataforma de e-commerce, é necessário manter as mesmas URLs, o mesmo endereço das páginas.

Caso contrário, você certamente vai gerar confusão e dificuldade de acesso aos clientes, podendo causar a perda de vendas e dificultando a gestão.

Na hora de migrar, é vital fazer essa solicitação à empresa responsável pelo sistema do comércio eletrônico de sua organização de bolas de vinil.

  1. Levar os dados originais

As transações feitas em lojas online geram dados importantes para a gestão. Entre eles estão a base de contato dos clientes, incluindo hábitos de consumo e preferências, e informações sobre estoque e vendas.

São muitos os motivos pelos quais o histórico deve acompanhar o negócio na mudança de plataforma de e-commerce, como realizar um melhor planejamento e gestão.

Soluções de inteligência de dados, como o Big Data, usam esse material bruto para entender tendências de mercado e as preferências dos consumidores.

  1. Planejar a continuidade das atividades

Ao longo de todo o período de transição, o suporte ao cliente em outros canais, como WhatsApp, redes sociais ou pelo site proprietário é fundamental.

Uma estratégia omnichannel faz com que o consumidor seja atendido e encaminhado da melhor maneira possível, ainda que exista alguma instabilidade na página de sua empresa de copo de papel colorido.

Considerações finais

Os diferentes canais de vendas apresentam oportunidades e ameaças para o setor de varejo. É possível enxergar como oportunidades a partir do momento que entendemos que são novos canais, novos acessos a milhões de consumidores.

No entanto, também é uma ameaça, uma vez que você não está sozinho e esbarra em concorrentes fortes.

Mas fique sabendo que não existe outro caminho. O varejo precisa investir em mais tecnologia e inovação para aproveitar esses novos canais, de forma que o novo varejo é aliado a tecnologia e experiências reais.

Com o crescente número de pessoas que usam dispositivos móveis e plataformas de comércio eletrônico, a relevância do uso desses aparelhos é inquestionável.

Com a ajuda dos canais virtuais de venda, o marketing de sua organização pode se tornar viral e sua base de clientes certamente vai começar a aumentar.

Com o crescimento da presença online, muitas marcas puderam observar um rápido crescimento dos negócios.

O resultado foi que as demandas de gestão e vendas aumentaram e os empreendedores acabaram em uma situação em que é necessário repensar a plataforma de e-commerce utilizada.

Trata-se de um cenário comum, que é um bom sinal para quem investe no comércio digital. No entanto, é preciso adotar medidas que assegurem a continuação desse progresso.

Hoje em dia, não apenas é possível trocar de sistema de e-commerce, como existem alternativas como investir em um site próprio, que pode ser implantado de forma simples através de um construtor de sites.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.