Para garantir que um negócio tenha uma boa performance de vendas é preciso estar atento a todas as possibilidades comerciais disponíveis para um empreendimento, o que inclui a atenção direcionada às datas comemorativas e como tais eventos podem ser importantes.

Principalmente quando se trata de um negócio de público segmentado, onde é necessário saber como estabelecer uma boa relação comercial com tal audiência. Nesse caso é importante ter atenção até mesmo para o calendário e as datas relevantes a tal público.

Até porque quem trabalha com o mercado de flores, por exemplo, pode receber um aumento em suas encomendas durante épocas especiais, tal como o mês de junho, diante do Dia dos Namorados, no qual os casais apaixonados buscam presentear um ao outro.

Além dessas datas específicas, existem também alguns eventos mais amplos que podem ser positivos para os mais diversos segmentos de mercados, como acontece com a Black Friday, um evento anual onde é recomendado trabalhar com descontos e promoções.

O que é válido tanto para uma loja de roupas, que fala com os clientes diretos, como para companhias de perfil industrial, como uma fábrica voltada a realizar o serviço de usinagem de peças de alumínio, já que ambos podem encontrar melhores oportunidades.

Tudo isso baseado nas datas comerciais e comemorativas que estão disponíveis tanto na sociedade como no mercado. O segundo inclusive muitas vezes trabalha com o desenvolvimento de eventos especiais visando o acesso a um aumento de vendas.

E nisso se destaca grande parte das datas comemorativas nacionais, como o já citado Dia dos Namorados, cuja ocorrência no mês de junho se trata de uma estratégia publicitária para manter o mercado vivo durante esse período que era escasso de eventos comerciais.

Época que abre oportunidades até mesmo para o setor alimentício, como um restaurante de massa que pode criar algum tipo de promoção envolvendo um prato de macarrão tipo talharim por um valor especial durante uma data específica.

Evento esse que pode aumentar o número de visitas desse restaurante, a repercussão de tal negócio, além de muitos outros índices positivos tendo como base as possibilidades comerciais que se apresentam na forma de um calendário de datas específicas.

E se essa questão do calendário comercial sempre teve uma importância para o mercado tradicional, quando se trata do meio digital as oportunidades se tornam ainda maiores, sendo necessário a quem gerencia um negócio digital estar de olhos em tais oportunidades.

Tudo por meio da importância que tais datas comemorativas podem conquistar em relação à administração de um empreendimento do e-commerce. E é através de um olhar atento a esse cronograma que tal negócio pode conquistar boas oportunidades comerciais.

O valor das datas comemorativas para o mercado

O processo comercial de uma forma geral costuma lidar com as responsabilidades de um negócio em responder às expectativas do seu público, pois é a partir dessa relação positiva que o número de vendas de tal empresa pode alcançar índices maiores no mercado.

Em alguns casos essa necessidade pode até mesmo ser incentivada por parte de um negócio, como um fornecedor de fertilizante foliar completo, que pode trabalhar com o seu público sobre os benefícios que esse tipo de fertilizante pode trazer à uma plantação.

Sendo um material capaz de otimizar a qualidade de uma colheita por não agir de forma química diretamente no solo, atuando especificamente em uma plantação em si. Ao falar sobre essas características positivas, tal fornecedor pode aumentar suas vendas.

Mas além dessa relação entre uma empresa e o seu público, existem outras estratégias que devem ser consideradas para que seja possível ampliar os resultados comerciais a serem alcançados por um negócio por meio de sua prática adotada de vendas.

Dentro dessas oportunidades é válido destacar as possibilidades que se apresentam junto às diferentes datas especiais que são possíveis de se analisar dentro de um calendário anual. O que passa por diferentes eventos especiais, entre eles:

Isso sem contar com as datas desenvolvidas justamente para responder às necessidades do mercado, como a Black Friday ou então a Cyber Monday, um dia voltado a trabalhar com descontos voltados especificamente ao setor eletrônico.

Um segmento onde é possível encontrar descontos diversos em relação a tal data, indo desde aparelhos de celular até mesmo um aquecedor de ar industrial elétrico, cujo foco é direcionado exclusivamente ao setor industrial, como fábricas de tecnologias atualizadas.

De uma forma geral, cada data pode ter uma importância especial para um mercado em particular, e isso acaba tendo um valor ainda maior dentro do cenário digital, já que se trata de um cenário que normalmente trabalha com uma audiência muito mais segmentada.

Isso por causa da facilidade em se conectar a um grupo de usuários específico, contando com o auxílio dos programas de busca, que levam um possível cliente ao contato direto com companhias que trabalham com produtos ou serviços que lhe tragam interesse.

Após esse contato facilitado é preciso também estabelecer uma melhor conexão contínua, usando dessas datas especiais para trabalhar com promoções que possam aumentar a atenção de um usuário para uma marca em relação aos concorrentes ali presentes.

Em frente a tal situação, a empresa que busca se conectar melhor com quem busca por comprar placa refrataria precisa definir um número diversos de estratégias que possam refletir diretamente em suas vidas.

E o trabalho com datas comemorativas pode ser uma forma de se garantir essa percepção diferenciada.

Aumentando suas vendas em datas especiais

Ao ser bem trabalhado, um calendário de eventos pode trazer um número amplo de possibilidades para um negócio, com um destaque específico para o cenário digital, espaço onde é possível trabalhar melhor com essas datas por meio de conteúdos específicos.

Mas para se desenvolver uma boa estratégia nesse sentido é preciso atuar considerando uma série de práticas, visando aproveitar ao máximo a atenção diferenciada que uma data especial pode trazer ao seu negócio.

Estudo de público

Para entender de fato como trabalhar com sua audiência, é importante conhecer quais são as particularidades dela, incluindo as motivações que fazem um possível cliente procurar pelos serviços de empresas de torre de resfriamento, por exemplo.

Ao conhecer profundamente quais são os desejos dessa audiência, é possível trabalhar melhor com tal público, desenvolvendo estratégias que trabalhem com elementos diversos de importância para esse grupo, o que inclui as datas comemorativas de seu interesse.

Oportunidades sazonais

Após conhecer bem o público que se pretende atingir, o passo seguinte é conhecer a fundo quais são as oportunidades que podem ser encontradas dentro de um calendário de eventos, trabalhando com ações voltadas a dias específicos.

O que pode incluir o Dia das Crianças para uma loja de brinquedos, o Natal para um fornecedor de frutas cristalizadas ou até mesmo a proximidade do fim do ano para ampliar o número de vendas de peças de roupa branca.

Cada data pode apresentar uma oportunidade diferente para um segmento comercial, cabendo a cada empreendimento estudar quais são suas melhores possibilidades nesse sentido.

Relação com o cliente

Essas datas específicas podem se apresentar também como uma oportunidade de aprofundar os laços com antigos clientes, sendo possível até mesmo reavivar uma relação comercial iniciada anteriormente.

Como uma empresa de materiais voltados ao setor elétrico, que após realizar a venda de varas de manobras elétricas para um cliente pode usar da proximidade do Natal para enviar a esse indivíduo algum tipo de felicitação customizada.

Um contato especial que pode fazer com que tal cliente reconheça o valor dessa companhia, aumentando assim suas chances de fazer negócios futuramente com essa mesma empresa.

Atuar em diversos canais

Para que seja possível esse direcionamento específico de conteúdos e mensagens durante certas datas, é importante trabalhar com um amplo leque de possibilidades na internet, o que inclui o site da empresa, seu canal de e-mail, além das diversas redes sociais.

Alternativas que podem destacar todo o empenho de uma companhia em produzir conteúdos adequados em frente a essas datas especiais, aumentando assim a chance de se aproximar dos seus possíveis clientes, tendo como auxílio essas datas especiais.

Análise de resultados

É importante trabalhar com um calendário comercial bem estruturado para que assim um usuário que tenha entrado em contato com uma empresa após pesquisar por maquina de gravação a laser preço acabe por concluir esse tipo de aquisição.

Isso diante de um trabalho bem estruturado visando as oportunidades de datas específicas, como períodos que aumentem a percepção desse público em particular, baseado nas datas comemorativas que possam receber um destaque especial por parte dessa audiência.

Após todo esse trabalho, é necessário analisar os resultados alcançados para que no ano seguinte seja possível ter acesso a resultados ainda maiores, de acordo com as possibilidades apresentadas por cada data de importância para esse negócio.

Uma estratégia que se mantém importante no mercado presencial, mas que vem trazendo grandes oportunidades também para quem atua no cenário virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.