A transformação digital tem feito com que o público tenha cada vez mais poder através das suas decisões, fazendo com que de fato se tenha um impacto no funil de vendas e que cada vez mais as empresas se deparam com uma jornada de compra não linear.

A cultura do imediatismo é algo totalmente presente em nossa sociedade, tendo reflexos visíveis no comportamento do público, além de um impacto no funil de vendas, modificando seu formato e ampliando sua complexibilidade.

Se antes, por exemplo, em uma empresa de camisas de silicone se tinha uma ideia das ações e comportamentos do público, hoje diante dessas transformações tecnológicas esse processo se tornou ainda mais complexo e difícil de ser entendido.

A jornada de compra deixou de ser tão previsível como era tratada antes pelos profissionais de marketing, caindo por terra todo seu padrão e linearidade, dando cada vez mais espaço para mudanças e constantes inovações.

Essas mudanças surgem justamente para provar que quando se pensa em marketing digital e no universo tecnológico nada é absoluto, demonstrando de fato o quanto é importante estar atento e sempre buscar formas de se adaptar e estar pronto para essas inovações.  

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a jornada de compra não linear, evidenciando seu significado, seus impactos na gestão de um e-commerce e principalmente como proceder diante deste conceito. Confira!

O que é a jornada de compra não linear?

A jornada de compra é um processo extremamente conhecido entre as empresas, sendo um dos principais meios e ferramentas de estudo, direcionando as decisões e estratégias dos negócios por um bom tempo.

Com certeza se você trabalha em serviços de call center ou até mesmo em um e-commerce de roupas esportivas, já escutou algo sobre o topo, meio e fundo do funil de vendas, muitas vezes até mesmo se baseando por esse conceito e aplicação.

Entretanto, devido às mudanças no comportamento do público e inovações surgindo praticamente o tempo todo, esse processo conhecido e utilizado por muitas empresas, de fato não tem se mostrado uma regra ao analisar os movimentos e ações do público.

Para se ter ideia, o próprio Google ao analisar o comportamento de milhares de consumidores, demonstrou que as jornadas não são tão lineares quanto se imaginava, dando espaço de fato para a jornada de compra não linear.

Essa análise demonstrou que nenhuma jornada é igual a outra, e que, na verdade, nenhuma delas se parece com um funil, demonstrando uma amplitude totalmente considerável ao se pensar no comportamento de cada um.

Por exemplo, antes uma pessoa ao entrar em sistema delivery online ela olhava suas opções e no final realizava sua escolha, hoje diante do poder estabelecido ao público, se tem desde uma pessoa que olha e compra, a outra pessoa que só entra para conferir os preços.

Assim, diante dessas diferenças e uma liberdade em relação às ações, a jornada de compra não se mostra mais linear, dando poder ao público de realizar suas próprias escolhas e de fato ter liberdade diante do caminho a ser trilhado.

Dessa forma, fica praticamente impossível definir o comportamento do público, principalmente pelo fato dos consumidores realizarem suas escolhas de acordo com as suas intenções.

Por isso, para que se entenda o verdadeiro comportamento do público e para que as análises venham ser relevantes em seu negócio, é fundamental que as empresas passem do usual para entender a necessidade de cada um.

Impactos na gestão de um e-commerce

Diante da jornada de compra não linear, os e-commerces e sua gestão de fato têm tido cada vez mais desafios, precisando se reinventar e realizar análises cada vez mais completas para se antecipar aos desejos e necessidades do público.

Desde o primeiro contato do público com a sua marca até a efetivação da compra, se reúne uma série de passos e movimentos, fazendo com que as empresas tenham uma avaliação cada vez mais complexa a ser analisada.

Por mais que muitos acham que o entendimento do público e da sua jornada seja algo semelhante a uma regra, onde se tem diversos pontos semelhantes, o comportamento do público se caracteriza justamente por não ser linear.

Com isso, para que sua consultoria empresarial em salvador tenha uma relevância, alguns fatores devem ser analisados, sendo eles:

Assim, para que se entenda cada vez mais essa jornada de compra não linear e para que os seus clientes possam ser fidelizados, considerar esses fatores é essencial, realizando uma análise completa em relação a cada visitante do seu e-commerce.

Dessa forma, ao analisar esses fatores, de fato se entende alguns pontos de preferência do público, trabalhando de uma forma assertiva para que se tenha uma melhoria e eficácia através dos pontos destacados.

Por exemplo, em um e-commerce de venda de macarrão caseiro, ao notar que o público sempre se aproxima e interage com anúncios com descrições e fotos melhores, de fato a empresa tem um caminho a ser trilhado para ter uma relevância.

Por isso, ao considerar esses pontos destacados e encarar os clientes de uma forma individual através das suas ações e passos, de fato se entende os pontos de melhoria e evolução do seu e-commerce, realizando uma gestão totalmente consciente e eficaz.

Como proceder diante da jornada de compra não linear

Já ficou totalmente claro que a jornada de compra não tem um comportamento ou algo que as define, sendo de fato algo individual e que deve ser analisado e visto um a um para que se tenha estratégias relevantes.

O processo de compra tem tido cada vez mais um comportamento não linear, sendo modificado de pessoa para pessoa.

Por exemplo, uma pessoa ao estar navegando no mundo digital busca somente saber sobre “consultoria em ti preço”, enquanto outra pessoa de fato pode ter o real interesse em consumir e realizar a ação de compra.

Assim, as empresas ao analisarem esses dois perfis, devem levar em conta cada um de forma individual, conseguindo entender o porquê de um somente realizar a pesquisa e fazendo com que o outro tenha os motivos certos para consumir.

Dessa forma, ao realizar uma análise profunda e sempre enxergar cada pessoa de uma forma totalmente única e com comportamentos autênticos, a empresa de fato está em um bom caminho para ter sucesso e relevância.

Além disso, confira alguns pontos a serem levados em consideração tendo sucesso e relevância diante da jornada de compra não linear.

1 – Faça a diferença

É importantíssimo que a sua empresa faça a diferença e estabeleça sempre um cenário totalmente propício ao consumo e interação com o público, assim cada vez mais sua empresa se diferencia dos concorrentes, gerando algo único através de cada conteúdo.

Ser relevante para o público faz com que sua empresa sempre se mostre a primeira opção, justamente por estabelecer essa relação de confiança, gerando uma aproximação e impacto em cada momento.

Se imaginarmos serviços de contabilidade em SP, se esse local realizar um atendimento personalizado e sempre gerar um cenário de confiança ao público, de fato a sua propagação ocorre de uma forma quase natural.  

Por isso, é  necessário sempre fugir do tradicional, agregando valor ao seu conteúdo e se mostrando de uma forma atrativa ao público e seus consumidores.

2 – Identifique e estude as intenções do público

As intenções no meio digital estão praticamente por toda a parte, por isso é essencial identificá-las e estudá-las, gerando estratégias cada vez mais convincentes diante desse cenário apresentado.

Uma boa dica nesse momento é mapear o comportamento dos visitantes em seu site, identificando os principais erros, estabelecendo melhorias pontuais que ofereçam experiências cada vez mais personalizadas ao público.  

Se ao realizar essa ação ser evidenciado que é necessário uma configuração de servidor de email, realize esse reparo imediatamente, mantendo seu site totalmente impecável e único.

3 – Produza conteúdos úteis para cada perfil

Ao realizar os passos citados anteriormente, chegou o momento de pôr a mão na massa, produzindo conteúdos que façam sentido para cada um e que sejam relevantes para diversos públicos.

Assim, ao realizar essa ação se dá um passo certeiro em relação ao contato e aproximação com o público, gerando esse cenário propício ao consumo e a realização das vendas, fazendo com que o público enxergue em sua empresa algo totalmente único.

Dessa forma, ao ficar marcado na mente do público pelas experiências e contatos estabelecidos, chegou o momento de fidelizar cada consumidor, fazendo com que a empresa tenha esse controle e mantenha esses clientes sempre ativos.

Logo, ao realizar essas ações se vence esse desafio estabelecido pela jornada de compra não linear, mantendo sua empresa em um crescimento e evolução constante.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.