Muitas pessoas têm buscado no empreendedorismo uma solução para sair da crise, mas não possuem técnicas avançadas de programação para criar seu próprio e-commerce. Nesse cenário, trabalhar com um marketplace pode ser uma excelente solução.

O mundo tem passado por um processo conhecido como transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e se tornado parte do dia a dia dos consumidores de uma fabrica de porta de aço de enrolar em geral.

Uma das principais mudanças foi com relação ao comércio digital, que começou a receber atualizações de segurança e se tornar muito mais confiável, fazendo com que as pessoas começassem a buscar novas alternativas dentro da internet.

Com isso, um mecanismo que não é novo acabou se destacando e ganhando muita popularidade, sendo escolhido por uma série de empreendedores: o marketplace. Estas plataformas ajudam iniciantes a começar a vender.

Algumas empresas grandes e já estabelecidas no mercado físico também viram nos marketplaces uma oportunidade de ampliar suas vendas, e criaram em seus próprios portais novas possibilidades para o empreendedor menor.

Um marketplace funciona de maneira similar a um shopping center em um ambiente digital. Trata-se de uma estrutura que coloca diversos vendedores dos mais variados produtos e nichos em um ambiente adequado para as vendas de uma empresa de porta de aço.

Uma das principais vantagens do marketplace é que a maioria de suas funcionalidades são completamente gratuitas. Isso ajuda muitos empreendedores em começo de carreira, sem orçamento, a darem o pontapé inicial para seus negócios.

O marketplace lucra com as vendas em si. Quando um empreendedor consegue vender um item, ele paga uma porcentagem para a manutenção do marketplace, aproveitando assim não só os recursos, como a popularidade e a estrutura destes ambientes digitais.

Entretanto, por conta da facilidade de utilizar esse tipo de mecanismo, diversos empreendedores fazem o mesmo todos os dias. Isso torna a concorrência interna nos marketplaces cada vez maior e mais difícil de lidar.

Por isso, destacar-se dentro da plataforma é uma parte fundamental do trabalho para qualquer pessoa que deseja se manter com uma loja dentro de um dos principais portais de venda de climatizadores na atualidade.

Os marketplaces costumam vender de tudo, tanto para lojas quanto para pessoas físicas que desejam se desfazer de bens que não precisam mais. Portanto, é importante que você consiga se destacar nesse tipo de plataforma para vender.

A maioria dos consumidores se sente mais à vontade nesse tipo de ferramenta, uma vez que você conta com todo o desenvolvimento da ferramenta de vendas, mas também o histórico do marketplace de confiança, passando segurança na hora de fazer as operações.

A maioria dos marketplaces também tem um sistema muito seguro de pagamento, no qual você recebe o valor quando o consumidor está com o produto de sua empresa de móveis para escritório em mãos, evitando assim fraudes e problemas para o trabalho como um todo.

Destacando-se em um marketplace

Se você deseja um destaque maior em um marketplace, o melhor caminho a se seguir é entender a plataforma e como você pode trabalhar com estes recursos da melhor maneira possível.

Além disso, é importante ter em mente que cada empresa é única, sobretudo em um ambiente concorrido como este. Saber lidar com estes detalhes é muito importante para que você trabalhe com mais qualidade nesse tipo de situação.

Quando você adapta estas técnicas para se destacar a sua realidade, é possível compreender melhor os detalhes do marketplace e como você pode fazer para ganhar um destaque de qualidade e aproveitar melhor os recursos deste tipo de plataforma.

Entendendo o cliente

O primeiro passo para conseguir vender bem em um marketplace é saber para quem você está vendendo. 

Seu público-alvo é o grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, com uma propensão maior a consumir o que você tem a oferecer em sua empresa de brindes corporativos.

Categorizar esse público-alvo é muito importante para que você identificar o tipo de ação de marketing e engajamento para atraí-los e conquistar uma posição melhor dentro da plataforma.

O marketplace possui uma gama variada de consumidores, e é importante que você consiga encontrar seu nicho para ampliar suas vendas e garantir resultados positivos para sua empresa.

Além disso, é preciso ter em mente que muitas vezes o público-alvo é um conceito muito amplo e genérico, o que acaba dificultando suas estratégias de marketing e engajamento para melhorar sua loja.

Por isso, é interessante pensar no conceito de persona para esse tipo de atividade. Uma persona é a idealização do cliente, uma figura fictícia criada com base em elementos usados para identificar o público-alvo junto de transações anteriores.

O que diferencia uma persona e garante resultados mais expressivos é justamente a quantidade de detalhes planejados para esse tipo de figura que deseja brindes personalizados bloco de anotações.

Além de dados comuns como nome, endereço e renda, é preciso traçar um perfil psicológico de sua persona, com dados como:

  • Medos;
  • Desejos;
  • Padrões de Consumo;
  • Anseios.

Dessa maneira, você tem informações muito mais precisas quando estiver criando suas estratégias de marketing para vender melhor dentro do marketplace.

Cadastro de loja e de produtos

Uma das maiores dificuldades de venda pela internet é justamente o fato de os consumidores não verem o produto que estão comprando. Não é possível tocar neste produto, ou fazer testes antes de aceitar fechar o negócio.

Por isso, é fundamental que você preste muita atenção aos detalhes na hora de fazer o cadastro desse tipo de recurso. 

Quando você conseguir trabalhar com mais efetividade nas ações do marketplace, fica muito melhor apresentar esse tipo de produto, podendo utilizar etiqueta adesiva couché.

Não economize em imagens. Elas são a melhor maneira que o consumidor tem de ver os produtos que estão sendo oferecidos, e é preciso que você mostre o máximo possível para que ele compreenda o que está comprando.

Além disso, não esqueça de dar descrições detalhadas, principalmente em itens que possuam detalhes e fichas técnicas, como equipamentos tecnológicos. Dessa maneira, você consegue tirar uma série de dúvidas dos clientes no próprio registro.

Já o cadastro da loja deve ser completo e objetivo, com informações de contato, endereço de loja física se houver e outros pontos importantes. Aqui, é preciso passar confiança para seus consumidores.

Ter uma identidade visual própria ajuda muito na identificação de sua loja, e é fundamental que você saiba lidar com esse tipo de recurso para conseguir resultados mais expressivos de vendas de sua empresa de etiquetas adesivas.

Se os consumidores lembrarem de sua loja quando estiverem navegando pelo marketplace, é mais fácil voltarem a procurar seus itens e efetuar mais compras, com qualidade e com a garantia de que você apresentará um bom trabalho.

Você deve tomar cuidado com a identidade visual, principalmente com esquemas de cores. Muitas empresas são mundialmente conhecidas por suas cores, e se você utilizar as mesmas pode acabar ficando apagado pela companhia maior.

Cálculo de frete e checkout

Para garantir que seus clientes não terão nenhuma surpresa, é preciso que você escolha marketplaces que permitam um cálculo de frete rápido e assertivo, além de um checkout de fácil acesso.

Esse tipo de problema é muito comum na maioria das lojas virtuais, e é responsável por muitas desistências de compra. O cliente quando está colocando itens no carrinho deve ter como calcular o frete para saber o valor exato que terá de pagar.

Deixar essa etapa muito para o final acaba fazendo com que o consumidor desista, por isso é importante que você consiga trabalhar com mais qualidade nesse tipo de ação. Além disso, o checkout também deve ser observado.

Os checkouts muito extensos ou complexos desestimulam o consumidor a ficar no marketplace, procurando outra alternativa mais simples de cadastro para conseguir fazer as compras. 

Comr isso, é muito importante que você saiba lidar com esse tipo de recurso com mais qualidade para otimizar suas vendas.

Impulsionamento

A maioria dos marketplaces possui uma opção de impulsionamento de produtos. Através de um custo baixo, você pode colocar seus itens nas páginas iniciais da plataforma, e aparecer primeiro quando são realizadas pesquisas nas palavras-chave desejadas.

Quando você utilizar esse tipo de técnica, porém é preciso ter em mente que no momento em que deixar de pagar, esses benefícios cessarão, e você pode diminuir o fluxo de clientes procurando seus itens.

Considerações finais

Trabalhar com recursos de um marketplace pode ser ideal para muitas empresas, uma vez que são diversos benefícios sem você precisar se preocupar com programação e estrutura de site para seu e-commerce.

Entretanto, estar nestas plataformas significa saber vender e se destacar, e esse recurso deve ser prioridade para você ter mais qualidade em suas ações dentro de um marketplace.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.