Com a popularização do aplicativo, diversas pessoas começaram a vender produtos e serviços através do WhatsApp. Afinal, a ferramenta possibilita uma interação muito mais próxima com os clientes, abrindo espaço para um mercado completamente novo.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados do mundo, e tem se tornado uma das principais formas de comunicação da atualidade. A ferramenta de mensagens instantâneas tem um enorme potencial, sobretudo para o mercado.

Algumas empresas e autônomos, por exemplo, um distribuidor de cilindros hidráulicos, já estão se adequando a essa nova modalidade de vendas, aproveitando novas oportunidades em um espaço do mercado que ainda não está saturado. 

Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como utilizar a ferramenta para vender mais. Inclusive, esse recurso é relativamente novo, o que acaba gerando muitas dúvidas com relação ao que é possível ser feito através do aplicativo.

O próprio WhatsApp compreende seu potencial de negócios. Por esse motivo, foi criado o WhastApp Business, uma ferramenta para empresas se colocarem profissionalmente dentro do serviço de mensagens.

Quando você utiliza o WhatsApp Business, sua conta é identificada como comercial, passando mais credibilidade para o usuário que está se comunicando com você. Além disso, existem algumas outras vantagens de análise e organização.

Sendo assim, uma empresa de gestão empresarial, por exemplo, pode aproveitar o WhatsApp web para alavancar suas vendas se souber usar a aplicação.

Ademais, o segredo para conseguir um sucesso maior com o WhatsApp em suas vendas não é muito diferente de outras estratégias de marketing. Você precisa de planejamento e uma boa estratégia para conseguir mais conversões.

Como vender mais usando o aplicativo?

O WhatsApp não foi criado especificamente com o objetivo de fazer negócios. Por isso, você deve se atentar a alguns detalhes para conseguir explorar melhor os recursos do aplicativo sem se tornar uma empresa que incomoda os clientes.

O excesso de mensagens ou ações invasivas podem fazer os consumidores perderem o interesse, o que acaba prejudicando seus resultados. Por isso, atente-se a alguns detalhes importantes de como agir dentro da plataforma:

1 – Listas de transmissão

O WhatsApp tem duas funcionalidades para mensagens em massa. A primeira delas é a criação de grupos, onde você coloca todas as pessoas que deseja conversar e envia as mensagens.

Nos grupos, você pode optar por apenas administradores mandarem mensagens ou todos poderem se comunicar. Embora seja uma boa forma de criar engajamento, os grupos não são a melhor estratégia para anunciar e vender.

Isso porque as pessoas podem se cansar de receber as mensagens e sair, perdendo a chance de se engajar corretamente. Se você deixar as mensagens abertas, suas propagandas podem se perder em meio a piadas e conversas paralelas.

Por outro lado, a ferramenta de Listas de transmissão é uma maneira perfeita de conseguir explorar melhor os recursos em massa do WhatsApp. Neste modelo, você pode enviar a mesma mensagem para mais de 200 pessoas simultaneamente.

Além disso, a lista de transmissão aparece como uma mensagem privada para cada um dos contatos abordados, o que acaba gerando uma interação mais próxima entre cliente e marca. 

Dessa forma, por meio das listas de transmissão, você pode separar os fornecedores de brindes corporativos para sua empresa, por exemplo. Assim como pode realizar qualquer outra função.

Entretanto, é importante manter o bom senso na hora de enviar mensagens. O excesso pode incomodar seus clientes, que não estão interessados em receber mensagens o tempo todo de propagandas e anúncios.

Pensando dessa maneira, uma companhia de, por exemplo, seguros de autos, assim como qualquer outra, precisa entender o momento e o tipo de abordagem que utilizará para maximizar suas vendas.

Identifique a posição de seus consumidores no funil de vendas e crie listas para cada etapa, assim você pode otimizar seus resultados e conseguir muito mais recursos para sua empresa, aproveitando melhor o momento de cada interação.

2 – Trabalhe com conteúdo

Por ser uma rede de comunicação, as pessoas não querem receber apenas propagandas e anúncios em sua caixa de mensagens. Uma vez que você consiga a atenção de um consumidor, o ideal é apresentar conteúdos interessantes e relevantes.

Dessa forma, você consegue trabalhar com aquilo que o consumidor deseja receber: informação. Assim, sua clinica de acupuntura, por exemplo, acabará crescendo muito dessa forma.

Existem alguns tipos de mídia que podem ser explorados dentro da plataforma, mas cuidado com imagens ou vídeos pesados, uma vez que eles consomem a internet móvel do cliente e isso pode acabar sendo prejudicial para ele. Ainda assim, você pode experimentar:

Quem pode dizer melhor o que deseja receber é o próprio cliente. Por isso, criar uma rotina de feedback pode ajudar muito a aprimorar o tipo de contato que você faz, gerando novas oportunidades de venda a cada chance.

3 – WhatsApp Web

O Whatsapp Web é uma ferramenta que permite a utilização do aplicativo em computadores e notebooks. Dessa forma, é muito mais fácil organizar seus contatos e listas de transmissão, bem como criar conteúdo de forma mais prática.

Essa ferramenta é uma grande aliada de empresas, uma vez que você pode testar seu conteúdo no computador antes de enviá-lo aos clientes. Para utilizar é bem simples, basta aproximar a câmera do celular registrado na conta comercial no monitor e ler o QR Code.

Então, uma guia do WhatsApp será aberta automaticamente em seu computador, para que você consiga utilizá-la com mais tranquilidade. Dessa forma, uma empresa que venda guia para cães, por exemplo, pode se organizar melhor com esse tipo de recurso.

4 – Adicionando usuários

O WhatsApp é uma forma extremamente pessoal de comunicação. Por conta disso, é preciso tomar alguns cuidados com relação ao tipo de abordagem que você fará quando iniciar uma comunicação com o cliente.

O ideal é dar o número da empresa e oferecer o contato partindo do próprio cliente. Você pode passar seu número em outra rede social ou em seu site, e até mesmo ter um botão para iniciar o contato diretamente.

Dessa forma, o primeiro passo surge do consumidor, evitando que você seja invasivo com ele. Assim, seu escritório contábil São Paulo, por exemplo, pode aguardar os contatos para aí sim iniciar uma boa interação.

Além disso, essa estratégia oferece mais segurança para o consumidor, tendo em vista que existem muitos cibercriminosos que se passam por empresas para roubar dados de clientes.

Quando o diálogo é iniciado pelo próprio consumidor, existe uma tranquilidade maior para conseguir as informações corretamente e saber que ele está falando com a empresa de fato.

Além disso, o próprio WhatsApp anuncia quando você está usando uma conta comercial. Se ainda assim você tiver que iniciar o contato, é importante que você peça autorização para adicioná-lo aos seus contatos.

5 – Ofereça suporte

Vivemos em uma era de agilidade. As pessoas têm cada vez menos paciência e tempo a perder esperando por um atendimento. Nesse aspecto, o WhatsApp acaba servindo como uma ponte para a comunicação rápida.

Um cliente pode desistir de comprar produtos em sua empresa se tiver que ficar na linha aguardando atendimento. Por outro lado, através das respostas rápidas do Whatsapp é provável que você consiga converter muito mais consumidores.

Além disso, a plataforma funciona como um canal de suporte, onde o cliente pode tirar dúvidas e fazer questionamentos acerca do funcionamento de uma determinada ação.

Quanto mais você conseguir explorar estes resultados, mais interessante você se apresentará para um cliente, que não pensará duas vezes antes de iniciar o contato com sua empresa.

6 – Organização

Uma das vantagens do WhatsApp Business é que você pode criar etiquetas para conseguir separar seus clientes. Assim, conseguirá organizar de maneira muito mais assertiva todas as informações que você precisa para o contato.

Dessa forma, você pode estipular quais grupos de clientes receberão uma mensagem específica e criar listas de transmissão exclusivas, aprimorando muito mais a comunicação entre consumidor e marca.

Você pode até mesmo criar um calendário para sua empresa de limpeza terceirizada, por exemplo, identificando onde sua equipe deve ir.

Além disso, você pode identificar os clientes por prioridade, conseguindo dar atenção a assuntos mais urgentes e que requerem um contato mais detalhado. Dessa forma, você consegue tornar seu trabalho muito mais fácil e organizado.

7 – Não faça spam

O spam, ou lixo eletrônico, são aquelas mensagens rasas e sem conteúdo, que têm como objetivo tentar forçar um produto ou serviço para os clientes. Esse tipo de ação tem muito pouca funcionalidade e normalmente acaba prejudicando mais do que ajudando.

Por conta disso, você precisa pensar em formas de estruturar sua comunicação para conseguir explorar todo o potencial de negócios que você oferece. Nada de mensagens genéricas que incomodam e não agregam nada aos clientes.

Considerações finais

O WhatsApp tem se consolidado cada vez mais como uma ferramenta de vendas no mercado. O aplicativo consegue explorar toda uma gama de recursos úteis que podem aumentar seu lucro consideravelmente.

Por isso, aproveite para se adaptar às técnicas dessa plataforma e aproveitar todos os benefícios que as vendas pelo WhatsApp podem proporcionar para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.