Você sabe o que é consultoria para e-commerce? Trata-se de um serviço customizado de otimização dos negócios focado em vendas online. Realizar um diagnóstico da loja virtual e indicar pontos de melhoria é o foco do trabalho de especialistas na área.
Desde já fique sabendo que a consultoria para e-commerce pode ajudar lojas virtuais a aumentarem suas vendas e escalar os resultados em todas as etapas do negócio.
Contar com uma boa consultoria em e-commerce traz uma série de benefícios à sua loja virtual, afinal de contas não basta simplesmente abrir um comércio eletrônico e esperar que os resultados cheguem.
No universo da internet existem muitas oportunidades, embora a concorrência também seja muito rígida. Exatamente por esse motivo, contar com a ajuda de um profissional é fundamental.
No artigo de hoje você vai aprender mais sobre a consultoria para e-commerce, uma estratégia que traz ótimos resultados.
Aproveite este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas e aprender como uma consultoria em e-commerce pode trazer bons resultados para sua construtora de galpões industriais.
Para começar, o que é consultoria?
Em qualquer área, uma consultoria compreende uma atividade profissional exercida por um especialista, que tem como objetivo diagnosticar e apresentar soluções para uma determinada organização.
Dessa forma, em uma consultoria ocorre uma intervenção confiável e intencional. Nesse sentido, ambas as partes precisam estar dispostas a compartilhar dados e manter em segredo informações sigilosas.
Por meio de uma consultoria existe também a transferência de conhecimentos, principalmente por parte do profissional contratado.
Esse profissional, o consultor, por meio de suas habilidades e atitudes, deve contribuir para um intuito principal: melhorar o desempenho do negócio em questão.
Neste ponto é importante frisar que a consultoria deve ser prestada por um especialista que não esteja já inserido na empresa contratante.
É muito importante que esse profissional tenha um olhar neutro e não se envolva com questões internas ligadas à empresa, que nesse caso é o seu e-commerce de serra copo para concreto.
O que é uma consultoria em e-commerce?
Você acabou de entender o que é uma consultoria de modo geral, mas agora vamos falar especificamente sobre a consultoria para e-commerce. Este serviço permite um trabalho estruturado e estratégico para aumentar as vendas e a receita de sua loja virtual.
Quando contamos com o apoio de especialistas qualificados, é possível reduzir significativamente o tempo para alcançar objetivos e evitar erros.
Fique sabendo que tomar medidas baseadas em uma metodologia concisa apresentará um caminho consistente, testado e seguro para o sucesso do seu e-commerce.
Apostamos que o empreendedor de uma empresa de perfil para vidro e profissionais de outros segmentos já se interessaram por esse ferramental que pode escalar seus resultados.
Como funciona a consultoria em e-commerce?
Ao dar início a um e-commerce, as pessoas responsáveis ficam com muitas questões pairando no ar, como:
- O que fazer agora que a loja está pronta?
- Como divulgar minhas soluções?
- Como aumentar as vendas?
- Como atrair mais clientes?
É nesse momento de questionamentos e dúvidas que entra um profissional que foi preparado para orientar e definir, conforme sua realidade, as melhores estratégias para seu negócio.
Isso quer dizer ter um consultor especializado e qualificado em e-commerce pronto para esclarecer essas e outras dúvidas.
Antes de iniciar qualquer ação, normalmente é realizada uma primeira reunião que funciona como uma investigação, sendo verificados pontos como:
- O tamanho do empreendimento;
- Quais são os produtos ofertados;
- As características do público-alvo;
- Os objetivos;
- As principais dificuldades.
Todo processo é feito online, evitando deslocamentos desnecessários e perda de tempo. Então desde esse primeiro levantamento até as demais reuniões da consultoria em e-commerce são normalmente realizadas online.
Um exemplo que se destaca quando falamos de consultoria é o trabalho realizado pelo Sebrae.
Trata-se de uma entidade privada que ajuda micro e pequenos negócios, como um empreendimento de cravação de estacas, oferecendo capacitação, educação empreendedora, articulação política e financeira e acesso à tecnologia e inovação.
Quais as atividades da consultoria em e-commerce?
Comumente, o primeiro passo de uma consultoria é o processo de identificação da situação do e-commerce com base em suas principais métricas, aproveitando-se para definir metas e objetivos a serem alcançados.
Outro ponto essencial é definir a persona da sua loja virtual. Para quem ainda não sabe, a persona é uma personificação de seu cliente ideal.
Isso significa a criação de um personagem semifictício com todas as características de um consumidor que sua marca deseja atrair e vender. É possível que um empreendimento tenha mais de uma persona, sem que isso mude os objetivos finais.
Esteja ciente que a definição da persona tem impacto em todas as estratégias futuras, interferindo no tipo de linguagem, nos canais de comunicação, nas formas de abordagem, entre outros aspectos importantes.
Então após essa etapa, inicia-se o processo de traçar as melhores medidas e estratégias para alavancar os resultados do seu negócio.
Partindo de um estudo de sua loja virtual, a consultoria em e-commerce auxiliará em diversas questões, como uma pesquisa detalhada de seu segmento de atuação, como locação de trator.
Também o monitoramento e a identificação de possíveis falhas técnicas em sua plataforma de e-commerce.
Permite a avaliação dos cadastros de produtos, com a inserção de textos e fotos adequadas ao SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca, possibilitando uma melhor posição no Google.
São propostas estratégias de marketing digital, como quais redes sociais são mais indicadas para o seu negócio e como utilizá-las, além de ferramentas como e-mail marketing, Google Ads, Facebook Ads, entre outros.
O atendimento também é aprimorado, de forma que você aprende como preparar sua equipe, independentemente de seu tamanho, para atender as necessidades do cliente desde o primeiro contato até o pós-venda.
Permite ainda a otimização de logística e de métodos de pagamento, entre várias outras atividades. Pense como seu e-commerce de sistema de som ambiente residencial pode se beneficiar com essa consultoria.
Quais resultados são proporcionados à loja virtual?
É fundamental que todo trabalho de consultoria para e-commerce seja feito de forma conjunta.
Afinal, de nada adianta contratar esse serviço se você não vai colocar em prática as ações e estratégias sugeridas.Também é necessário acompanhar os resultados constantemente.
O consultor realiza um trabalho de orientação e preparação para o empreendedor conseguir caminhar sozinho.
Um exemplo disso é o processo de cadastro de produtos, no qual o profissional não fará o trabalho por você, mas irá orientar e proporcionar tudo o que for necessário para que o aprendizado se torne uma prática.
Recomendamos que, ao contratar uma consultoria para e-commerce, você esteja atento às recomendações e pratique sempre.
Vantagens de uma consultoria com foco em e-commerce
Após aprender do que se trata uma consultoria para e-commerce e como ela funciona, vamos entender mais sobre os benefícios que esse serviço pode trazer para seu negócio de rolo de tela para cerca.
Direcionamento para as ações
É comum que muitos novos empreendedores sejam atraídos para o mundo virtual devido a promessa de bons ganhos e custos baixos de operação e manutenção se comparado com uma loja física.
Mas essas vantagens, apesar de reais, precisam ser encaradas com muito cuidado pelo empreendedor.
Afinal, não adianta nada ter uma loja virtual, cadastrar os produtos, mas se esquecer de traçar estratégias eficientes de marketing para atrair tráfego para seu e-commerce.
Justamente por isso a consultoria vai trabalhar em todos os aspectos, pensando no negócio de ponta a ponta, de uma maneira global. Certamente isso fará toda a diferença no faturamento.
Otimização dos investimentos
Outra vantagem está relacionada à otimização dos investimentos. Nesse sentido, o Google Adwords é um exemplo de plataforma muito utilizada pelos empreendedores digitais.
Essa plataforma funciona como um leilão de palavras-chave, no qual você determina valores de lance para uma determinada ação do público.
Assim, ao investir no Adwords é possível conseguir alcançar uma boa audiência, o que colocará sua loja virtual em destaque rapidamente.
Questão como quanto é necessário investir, se o lucro da venda será maior que o valor investido e formas de melhorar esse trabalho serão respondidas durante a consultoria.
Pode ter certeza que o seu investimento disponível poderá ser amplamente otimizado por profissionais capacitados e treinados para isso.
Embasamento em resultados
Como você viu ao longo deste artigo, o papel do consultor é direcionar o cliente a seguir seu próprio caminho com sua empresa de orçamento piso vinílico. Um empreendedor precisa estar ciente que cada decisão tomada no negócio tem um peso e gera consequências.
Uma decisão certa pode gerar ótimos lucros, enquanto uma ação errada pode representar grande perda financeira. Visando aumentar sua segurança, é importante se embasar em resultados, jamais em crenças e achismos.
Uma consultoria de e-commerce levantará metas, métricas e um plano de acompanhamento para que todos os envolvidos tenham o negócio sob controle, sabendo realizar as ações certas quando necessário.
Considerações finais
Neste artigo você aprendeu bastante sobre a consultoria para e-commerce, entendendo seu funcionamento, resultados e vantagens.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.