O meio comercial responde às expectativas e comportamento do público, o que inclui o uso de novas estratégias de acordo com as tecnologias que estão sendo disponibilizadas no mercado. Avanço que permite com que o conversational commerce seja uma opção.

Um sistema que não é muito conhecido por muitos que atuam no mercado, por mais que tal tipo de estratégia venha sendo adotada com certa frequência entre diversos empreendimentos, já que é intuitiva a importância de se conectar ao seu público.

Prática que é essencial no mercado tradicional e que se adapta também ao cenário digital, existindo nesse caso a oferta de muitas ferramentas que podem facilitar a relação entre uma empresa e o seu público, com um destaque para certas plataformas de comunicação.

Papel esse que pode ser exercido hoje por meio das redes sociais, no qual um negócio como um distribuidor de piso vinilico pode compartilhar melhor seus conteúdos, aumentando até mesmo o interesse do público em seus produtos a serem oferecidos.

Canais que recebem atenção das empresas justamente por causa da forma em que elas possibilitam com que uma empresa consiga interagir melhor com o seu público, seja ao estimular uma compra ou ao acompanhar os resultados que tenham sido conquistados.

Até porque é através dessa comunicação mais aprofundada que uma companhia pode estabelecer uma melhor relação com sua audiência, o que pode não só aumentar o seu percentual de vendas, como também pode conquistar novos clientes para um negócio.

Situação que parte de um cenário no qual um indivíduo procura se informar com amigos e conhecidos sobre experiências anteriores que tiveram com empresas de escadas pré moldadas, na reforma do seu imóvel, por exemplo.

E é a partir de uma recomendação recebida que uma pessoa pode se tornar um possível novo cliente. Cenário ainda mais comum de ocorrer na internet, diante da facilidade em encontrar pelos comentários feitos por antigos consumidores de uma empresa.

Trabalhar com a relação com o seu público abrange hoje também o tipo de indicação positiva que uma companhia pode receber no mercado, algo que parte da conexão a ser estabelecida entre esse empreendimento e a sua audiência até então conquistada.

Ideia possível de ser trabalhada através de um conceito em particular, nesse caso o conversational commerce.

Falando melhor com o público

A função do marketing é otimizar os resultados de uma empresa, independentemente de quais sejam os seus objetivos no mercado. E justamente para que seja possível conquistar esses índices positivos que algumas estratégias vão sendo melhor desenvolvidas.

Cenário que resulta no conversational commerce, ou seja, o comércio conversacional. Uma ideia que trabalha principalmente com a forma em que uma empresa se relaciona com seus clientes e possíveis consumidores, trabalhando para manter uma comunicação constante.

Associação essa que pode ser executada por causa da disponibilização de novas ferramentas de comunicação, como é o caso dos aplicativos de mensagens, programas automatizados, fora o trabalho das redes sociais, que cresce cada vez mais no mercado.

Um conceito que pode ser trabalhado por quem atua com a venda de mini porta pallet, para conquistar uma melhor atenção dos seus consumidores ao manter um contato frequente com sua audiência de interesse.

Concepção essa que foi melhor aprofundada pelo designer Chris Messina, em 2015, o mesmo responsável pela aplicação que se vê hoje com a hashtag nas redes sociais, reunindo diversos conteúdos que trabalham com um tipo de tema em comum.

Mas para entender de fato como funciona esse modelo de estratégia comercial, que permite às empresas trabalharem melhor com o seu público ao oferecer diferentes alternativas de serviços.

E isso engloba os serviços que podem ser acessados através de um canal direto entre a empresa e o público, permitindo a um indivíduo ter acesso rápido a informações específicas, como:

 

Opções essas que os mais variados tipos de negócios, tal como uma loja de tomadas e interruptores, pode oferecer ao seu público, permitindo com que um cliente consiga acompanhar de forma prática o tempo estimado para a entrega de sua encomenda.

Relação que pode ser desenvolvida através de canais, como um aplicativo da empresa, permitindo assim com que o mercado possa dar início a um processo de melhor comunicação com o seu público, o que pode garantir benefícios como:

 

Ideia que pode ser vista em relação ao próprio comportamento dos consumidores hoje, que se sentem mais à vontade em falar com uma empresa por meio de mensagens do WhatsApp do que através de um canal telefônico, canal que custa mais tempo e dinheiro.

Logo, para se ter acesso às vantagens citadas acima é necessário saber como melhor trabalhar com o conceito de conversational commerce. Algo que pode ser conquistado através da aplicação de uma série específica de estratégias.

Desenvolvendo essa prática na sua empresa

A relação do público com o comércio é muito diferente do que acontecia no passado, sendo possível hoje encontrar o melhor atacado de mascara descartavel aos mais diferentes tipos de negócios por meio de alguns cliques.

E da mesma forma em que uma pessoa pode realizar diferentes compras apenas com o uso do seu celular, também é possível estabelecer algum tipo de contato com todas as empresas que se colocam disponíveis dentro do campo digital.

O que pode beneficiar o público, facilitando suas compras e acesso a informações diversas, mas pode ser vantajoso para as próprias empresas, que podem economizar recursos e mesmo assim estabelecer uma boa relação com o seu público almejado.

Ação que depende de certas estratégias, como:

Estudo de canais

Diversas são as plataformas que podem ser usadas para se criar uma comunicação direta com seus clientes ou consumidores em potencial. E diante dessa pluralidade de opções é comum que cada perfil de público tenha uma maior preferência por alternativas específicas.

O que pode envolver o uso das redes sociais, atendimento eletrônico nos sites, aplicativos de mensagens, além de outras opções pelas quais uma empresa no comércio de luminárias pode adotar para destacar o seu catálogo de produtos entre outras funções.

Auxílio de bons profissionais

Manter uma comunicação constante com o seu público é importante, contudo, é necessário que essa relação seja mantida da melhor forma possível, o que envolve a utilização de então de bons profissionais que serão responsáveis por manter essa comunicação.

Atendentes que devem ser bem treinados para que essa relação não resulte em nenhum tipo de ruído de comunicação ou efeito que possa afastar um possível cliente ou prejudicar a relação com um indivíduo que interagia bem com um negócio.

Situação que pode ser vista sempre que alguém desliga o telefone nada satisfeito, após passar horas esperando ser atendido, para no fim sequer receber o tipo de auxílio que estava em busca.

Mas além de capacitar um vendedor para que ele saiba dar as melhores informações sobre uma banqueta inox piscina, que faça parte do catálogo de produtos de tal loja, é importante treiná-lo também para saber como lidar com certas aplicações mais modernas.

Utilização de novas tecnologias

O conceito de conversational commerce vem se tornando popular também por causa das novas ferramentas que podem ser usadas para estabelecer esse tipo de comunicação com o público.

Cenário onde se destaca o atendimento automatizado, no qual chatbots e sistemas de inteligência artificial podem oferecer através de um sistema de respostas pré-gravadas o tipo de ajuda pelo qual alguém pode estar em busca ao se comunicar com uma empresa.

Seja para simular o valor de um frete, acompanhar a entrega de um pedido, além de muitas outras informações que podem ser acessadas através de um canal digital automatizado, disponível ao público 24 horas, o que ajuda nessa interação constante.

Uma aplicação positiva que pode ser usada por quem busca fornecer esquadrias alto padrão no mercado, mas também para negócios de um segmento muito menor, como um vendedor de artesanato que se comunica com o seu público por meio das redes sociais.

Até porque essas plataformas de comunicação vem oferecendo soluções do tipo de forma prática e gratuita, sendo preciso apenas configurar o seu negócio para que ele possa utilizar de diferentes ferramentas que podem ser úteis para melhor desenvolver uma empresa.

Tudo isso sendo possível graças a forma com o conceito de conversational commerce cresce no mercado, destacando-se como uma oportunidade para que diversos empreendedores possam otimizar os seus negócios.

E isso vale tanto para grandes corporações como para você, que gerencia um pequeno projeto, com chance de crescer ao trabalhar com esse novo sistema de mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.