Você já ouviu falar do Cyber Monday? Essa é uma ótima estratégia para aumentar suas vendas, Monday em inglês significa segunda-feira e como o próprio nome sugere ela acontece na segunda-feira, sempre após a Black Friday.

Ao contrário da Black Friday o Cyber Monday acontece somente no modelo de negócio digital ou seja através do e-commerce, ela é uma ótima oportunidade de aumentar as vendas dessas empresas.

Seja você uma loja de cosméticos ou uma empresa de projetos elétricos, aprenda como utilizar essa data tão especial para aumentar suas vendas, nesse artigo você irá descobrir tudo sobre o assunto, vamos lá?

O que é a Cyber Monday e como ela surgiu?

Primeiro de tudo vamos saber como surgiu o Cyber Monday, ele nasceu em 2005, lá nos Estados Unidos, assim como a Black Friday, ela foi pensada pelos grandes varejistas do comércio eletrônico que viram a necessidade de ter uma data especial com preços baixos.

O foco dessa data é apenas para os e-commerce, foi pensada em primeiro plano para beneficiar a venda de produtos eletrônicos e de informática, impactando diretamente as empresas de sistemas de automação industrial, por exemplo.

Ela foi criada para ser a segunda-feira após a Black Friday e recebeu o nome de Cyber Monday que traduzindo para o português fica segunda-feira cibernética.

Existe uma outra teoria, que não é oficial, que diz que essa data surgiu, porque era justamente na segunda-feira após a Black Friday, que aumentava a procura por compras onlines.

Da onde surgiu essa data não é tão interessante assim, o mais importante é saber que ela é um dia muito propício para você aproveitar e aumentar o faturamento da sua loja.

Importância do Cyber Monday

O Cyber Monday pode não ser tão conhecido assim no Brasil, mas ela tem ganhado seu espaço no mercado, e os números têm sido cada vez mais promissores, só para entender um pouco melhor esse cenário vejamos os dados de uma pesquisa da Neotrust.

Ela mostrou que em 2020 a Cyber Monday representou um aumento de 41,8% no faturamento em relação ao ano anterior, isso soma um total de R$ 700 milhões de compras para os varejistas.

Animador esses números não? Apesar do Cyber Monday ter surgido para o comércio eletrônico, saiba que todos os segmentos têm aproveitado essa data, sendo assim, seja sua empresa de aluguel de cadeira de rodas ou uma loja de móveis é importante ficar atento.

Afinal o segmento de e-commerce tem crescido ano após ano no Brasil, as pessoas preferem comprar seus produtos de forma online sem precisarem se preocupar em locomover, afinal isso é bem mais prático e rápido.

Como fazer o seu e-commerce vender mais?

Bom, agora que você já conhece o Cyber Monday e como ele vem crescendo, além de toda a sua importância para o seu negócio saiba como aplicá-lo em seu negócio e fazer o número das suas vendas subirem.

Como ele é uma data que vem após o Black Friday, ele não exige tantos preparativos, afinal a sua estratégia de vendas já estará sendo preparada no decorrer dos meses, confira a seguir os passos para conseguir bons resultados com o Cyber Monday.

Faça o planejamento para a data

Como qualquer estratégia, com o Cyber Monday não é diferente você vai precisar criar um planejamento, se você tem uma loja de óculos de proteção EPI, por exemplo, selecione os produtos que irão entrar em promoção e negocie os preços com os fornecedores.

É importante que você use todo o poder das redes sociais ao seu favor, pense que elas são a porta de entrada para que os clientes conheçam seus produtos e saibam das promoções, uma boa estratégia é anunciar que o Cyber Monday está próximo.

Isso fará com que eles fiquem ansiosos e esperem o dia especial do desconto, além de é claro educá-los, para que eles saibam dessa data e procure por ofertas nesse dia

Ofereça descontos reais

Pense que a internet é um ambiente com muita concorrência, sendo assim não terá apenas uma loja de calibrador de pneus digital, terá várias, sendo assim é importante que você se destaque e crie descontos reais.

Planeje e veja quais são os produtos certos para conseguir oferecer os descontos, afinal o Cyber Monday é para impulsionar e aumentar suas vendas, não fazer o contrário, se você não conseguir dar descontos crie estratégias você pode:

Todas essas estratégias fazem com que os clientes chamem mais pessoas para dividir as compras e com isso você terá muitos clientes e verá suas vendas aumentando, com isso todos saem ganhando.

Pegue carona na Black Friday

Já que essa data vem logo após a Black Friday, porque não aproveitá-la, não é mesmo? Sendo assim, use-a para ajudar suas estratégias de vendas, com isso você pode usar o estoque que não vendeu na sexta.

Assim você consegue criar uma outra promoção, incentivar os seus clientes e queimar todo o seu estoque.

Por exemplo, se você tem uma empresa que vende produtos para instalação elétrica industrial, uma dica é ficar atento aos produtos que mais venderam durante a Black Friday, além dos itens que tiveram abandono no carrinho.

Assim você consegue vender os produtos que sempre saem e dar uma forcinha para o cliente levar aquele item que ele sempre quis, mas acabou abandonando no carrinho.

Produza identidades diferentes

Essa dica é muito importante, por mais que a Black Friday e a Cyber Monday sejam em datas próximas e você irá utilizar os mesmo estoque é importante que elas tenham identidades visuais distintas.

Isso irá mostrar para os seus clientes que são datas diferentes com propostas diferentes, mostrará que é uma outra oportunidade de desconto e não algo reciclado e repetido.

Faça contato com marketplaces

Essa é uma forma de fazer suas vendas dispararem, seu você tem um e-commerce de vende regulador de tensão ajustável, por exemplo, pode usar todo o poder que o marketplace tem a oferecer para o seu negócio.

Afinal, os shoppings virtuais tendem a oferecer muitas vantagens para as lojas que utilizam o comércio online, lá você terá mais visibilidade, isso irá aumentar seu número de visitantes mensais o que aumenta o alcance da sua empresa e com isso tende a fechar mais vendas. 

Sem contar que você consegue vincular sua loja em uma grande varejista, ganhando muito mais visibilidade, além disso as grandes plataformas de marketplace contam com ferramentas de marketing digital, que você pode usar a seu favor.

Tenha foco no frete facilitado

Assim como a Black Friday, essa data será esperada pelo seu cliente para que ele possa comprar muitos itens que esperou o ano todo, por isso organize seu estoque, além de é claro deixar agendado a coleta de postagem.

Além disso, crie um bom desconto no frete, afinal muitas pessoas são encorajadas a comprar quando o frete é mais barato, ou está grátis, optando até por comprar mais produtos apenas para garantir esse desconto especial.

Como já dito a internet é um universo de concorrência, então entre uma loja com frete caro e prazo de entrega longo e uma com frete grátis e entrega rápida, qual você acha que o cliente irá escolher?

Dê atenção à operação pós-venda

Essa com toda certeza é a dica de ouro, para uma empresa de projeto elétrico predial, por exemplo, ter sucesso é fundamental que ela tenha uma ótimo pós-vendas, infelizmente esse é um requisito que nem todas as marcas levam em consideração.

É importante que você faça de tudo para que a experiência do cliente seja a melhor possível, imagine que o Cyber Monday é a porta de entrada para que o cliente conheça seus produtos e serviços, quer melhor forma de fazê-lo voltar do que com um pós-venda perfeito?

Sendo assim, fique atento aos prazos, embale tudo direitinho para que os produtos cheguem em perfeito estado e acima de tudo treine sua equipe para que eles prestem um bom serviço de atendimento, seja por telefone, e-mail ou redes sociais.

Capriche nas plataformas de venda

Essa é uma dica extra, mas muito importante, as plataformas de vendas devem estar funcionando perfeitamente, sendo assim faça testes antes, cheque a funcionalidade e faça ajustes se necessário, pense que terá um grande volume de pessoas acessando a página.

É importante que você dê prioridade principalmente na versão de smartphone, afinal a maioria das vendas é feita por dispositivos móveis, garanta que todos os clientes tenham uma excelente experiência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.