O e-commerce de roupas é um ótimo jeito de entrar para o mercado digital, sendo esse um dos melhores empreendimentos para se investir no meio virtual.

O setor de roupas e acessórios tem se destacado bastante, sendo uma das categorias mais populares do e-commerce. Por esse motivo, a procura por diferentes maneiras de se vender roupas pela internet tem crescido bastante.

Entretanto, qual é a melhor prática para montar uma loja virtual de roupas e quais são as melhores maneiras para se divulgar o seu produto?

O que é e-commerce de roupas?

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um modelo de negócio em que todo o processo de venda é realizado totalmente online.

Por exemplo, se você deseja comprar uma mesa inox industrial no modelo de e-commerce, a visita à loja é realizada através do site da empresa, a escolha do produto ideal para você e a etapa de compra e o seu pagamento são realizados totalmente online.

A realização de todo o processo é feita virtualmente, inclusive a etapa de divulgação, onde através do marketing digital é possível divulgar o seu produto ou serviço através das redes sociais, anúncios, entre outros meios.

Já a etapa logística, onde se realiza a entrega do produto para o cliente, é a única fase de todo o processo que é feito de maneira presencial, onde um bloco de concreto intertravado, por exemplo, é transportado e entregue por pessoas até o seu destino.

Todavia, no caso de e-commerce de serviços, além do transporte e da entrega ao cliente, a confecção também é feita de forma presencial, uma vez que o serviço em si deve ser realizado por pessoas.

Por exemplo, em um serviço de instalação elétrica, apenas as etapas de divulgação da marca, a visita à loja, escolha do serviço e pagamento são realizados de maneira virtual, já o transporte e serviço são presenciais.

Existe ainda a opção de marketplace, onde um site disponibiliza a venda e contato com diferentes marcas e fornecedores, obtendo uma gama mais ampla de produtos e serviços.

Por exemplo, uma empresa pode divulgar um tubo de aço carbono através de uma plataforma que já possui certa credibilidade e acessos frequentes, garantindo maior visibilidade em seus produtos.

No modelo e-commerce de roupas, diferente da comercialização em lojas físicas, tudo é realizado totalmente online, assim como o seu processo de compra, sendo específico para esse produto.

As vendas por e-commerce são muito importantes, uma vez que o mundo da internet tem ganhado cada vez mais espaço, sendo imprescindível esse meio de comunicação, divulgação e interação com os seus clientes.

Conheça o seu público-alvo e mercado

O primeiro passo para realizar vendas pela internet no modelo e-commerce de roupas é através da identificação, observação, análise e compreensão do seu público-alvo. Dentre os principais fatores relacionados a esse elemento estão:

Esses são os principais fatores que podem o orientar para a melhor realização de vendas em seu modelo e-commerce.

Escolha um nicho

A escolha de um nicho é um dos passos mais importantes em qualquer modelo de negócio, uma vez que ele vai determinar para quem você irá realizar as suas vendas.

Se faz extremamente necessário filtrar o seu público a fim de realizar uma divulgação mais personalizada e direta para ele, aumentando assim as suas chances de transação de produtos.

Por exemplo, se você possui um hotel localizado próximo do Expo Center Norte, o seu nicho são pessoas que buscam por esse serviço nessa localização e para um determinado evento.

Dessa forma, através da identificação de pessoas que pesquisam no Google “hotel expo center norte ou buscam por eventos sediados no local, é possível realizar uma publicidade específica e com maiores chances de conversão.

Conheça o seu público

Ao definir o seu nicho, é necessário conhecer a fundo o seu público-alvo, ou seja, os seus sonhos, desejos, medos e problemas, e assim realizar uma análise de como o seu produto ou serviço pode os ajudar.

Por exemplo, uma empresa que realiza mídia exterior pode auxiliar comerciantes a realizar divulgações out-of-home, ou seja, através de banners e outdoors, entre outras maneiras.

Esse tipo de divulgação é muito bom no caso de empresas pequenas e regionais, que buscam atingir um público em uma determinada região, dessa forma a dificuldade de interação e localidade seria o problema e a mídia out-of-home seria a solução que você proporciona.

Conheça a sua concorrência

Além de conhecer o seu público e para quem você interage, você deve conhecer as outras empresas do mesmo setor que o seu que também buscam pelo seu nicho.

Realizar uma pesquisa benchmark, ou seja, da concorrência, o ajudará a entender como as outras empresas têm se comunicado com o seu público e quais estratégias dão certo ou não.

Construção da loja

A construção de uma loja de qualidade e eficiente é essencial para atrair e converter o seu nicho da melhor forma possível. Dentre os principais fatores que se deve atentar estão:

Esses são os principais elementos para uma boa construção do seu e-commerce e devem ser levados em consideração para a criação de uma loja virtual eficiente.

Escolha um nome para a sua loja de roupas

O nome da sua loja possui a função de transmitir os seus valores, traduzir os seus produtos e se comunicar de forma direta com o seu público.

Uma boa estratégia para isso é optar por um nome mais curto, simples e objetivo, obtendo vantagens como uma maior facilidade de memorização, pronúncia e visivelmente agradável.

Defina o seu canal de vendas

A definição de um canal de vendas também é muito importante, uma vez que se deve escolher entre possuir uma loja virtual própria ou fazer parte do modelo de marketplace.

Ambos possuem os seus prós e contras, onde no marketplace se obtém uma maior visibilidade em um primeiro momento, mas também é necessário pagar uma taxa para cada venda efetuada. Já no site próprio você recebe uma maior autonomia.

Tenha bons fornecedores

A escolha de um bom fornecedor, caso você não fabrique o seu próprio produto, é fundamental para garantir uma maior qualidade nas suas peças. Dessa forma se obtêm a atenção do público pela qualidade das roupas.

Além disso, é fundamental possuir pelo menos 3 fornecedores nos seus contatos, a fim de garantir as entregas no prazo e se proteger de eventuais imprevistos.

Defina um produto estrela

O produto estrela é aquela peça que possui as maiores vendas da sua loja e, consequentemente, gera a maior porcentagem da receita da sua empresa.

Através da sua identificação é possível o divulgar com maior destreza, garantindo um maior número de visitas no seu site.

Ofereça um atendimento diferenciado

Além de um bom produto, a sua loja deve possuir um bom atendimento, a fim de se diferenciar da concorrência e construir uma relação com o potencial consumidor, garantindo até mesmo uma maior probabilidade de fidelização à marca.

Construção do marketing

A divulgação do seu produto é de extrema importância para alcançar o público-alvo e garantir as vendas. Dentre as principais estratégias que podem ser utilizadas para atrair o seu segmento estão:

Esses são os principais elementos de divulgação no meio virtual e a sua aplicação pode gerar resultados significativos para o seu e-commerce.

Use fotos e vídeos de qualidade

No meio digital, o visual da sua marca é muito importante, onde a exposição dos seus produtos é de extrema relevância. Por esse motivo, fotos e vídeos de qualidade garantem uma maior atração de seu segmento e maiores probabilidades de conversão.

Por exemplo, uma empresa de construção civil pode realizar vídeos de todo o processo e tirar fotos do resultado em uma resolução de alta qualidade, demonstrando os seus serviços e o seu resultado.

Através de ângulos, planos, iluminações e da criatividade na composição das imagens é possível realizar uma captação eficiente para a divulgação dos seus produtos.

Faça descrições detalhadas das suas peças

Além de uma boa imagem, a sua marca deve possuir um bom texto de persuasão, ou seja, utilizar estratégias de copywriting para uma melhor divulgação de seus produtos.

Além disso, é necessário possuir uma ótima descrição das peças, uma vez que no modelo virtual o cliente não pode tocá-la ou vê-la pessoalmente.

Qualquer empreendimento, desde uma empresa de aluguel de caçamba a uma padaria, pode se diferenciar das demais a depender da forma que aborda o seu público, utilizando a linguagem do seu nicho e quebrando objeções certas.

Divulgue a sua loja de roupas

Agora basta divulgar a sua loja. Através de estratégias de marketing digital, como SEO, acarretando em um melhor ranqueamento no Google, publicações nas redes sociais, anúncios online e entre outras formas, é possível realizar uma boa divulgação da sua loja.

Esses são os principais elementos que podem auxiliar na venda de roupas no modelo de negócio e-commerce. As utilize a fim de atrair e converter o seu público-alvo com maior eficiência, acompanhando assim o mercado digital e aumentando as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.