Que a venda pela internet tem aumentado todos os anos, isso não é novidade para ninguém, mas você sabia que o e-commerce farmacêutico é uma grande tendência de mercado?

Esse aumento expressivo deve-se muito a pandemia de covid-19. Afinal, as pessoas não podiam sair de casa e com isso, viram na necessidade de pedir seus medicamentos através de aplicativos ou de lugares que realizavam entregas.

Esse cenário fica evidente com os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que mostrou um crescimento de 6,6% entre julho de 2020 e julho de 2021, movimentando cerca de 103,2 bilhões nesse período.

Nos dias atuais, as pessoas buscam comodidade e até a impressão de convites é feita de maneira online, porque a compra de medicamentos também não será? Por isso, é crucial que as empresas farmacêuticas se atentem a essa realidade.

As empresas que enxergam as tendências de mercado e se adaptam a elas, conseguem crescer no mercado e ganham grandes vantagens referente aos seus concorrentes.

Sendo assim, para entender um pouco mais sobre o tema, separamos algumas informações importantes nesse artigo, para ajudar você a implementar o e-commerce na sua empresa farmacêutica.

E-commerce no mercado farmacêutico

A internet é um mercado muito competitivo. Dessa forma, não existe apenas uma loja de placa metal personalizada, e sim milhares. Com a indústria farmacêutica, não é diferente, por esse motivo sua empresa precisa se destacar.

Para que isso aconteça, é primordial o uso de tecnologia como ferramenta desses lugares, com isso, você oferece:

Para o seu cliente, fazendo com que ele se torne um cliente fiel do seu negócio, pois ele sabe que não precisa sair no meio da noite atrás de medicamento, sendo preciso apenas entrar em contato com o seu negócio.

Dessa forma, é crucial que invista em plataformas digitais, com isso, o contato fica muito mais fácil de controlar, e o cliente terá acesso a todos os produtos da loja e assim, poderá escolher o que quiser sem ajuda de ninguém, tornando o processo muito eficiente.

Benefícios da venda online

O e-commerce pode funcionar, inclusive, para quem já possui uma farmácia ou drogaria física. Afinal, na internet, você terá um maior alcance, como já dito, nos dias atuais as pessoas estão em busca de comodidade.

Antes, quando alguém precisava comprar uma caixa, por exemplo, saia de casa e ia em busca de várias lojas até encontrar o melhor custo-benefício. Hoje, é só ela pesquisar por “fábrica de caixa de papelão sp” no seu site de busca, e escolher as opções.

Por isso, é fundamental que a sua empresa esteja presente na internet, com isso, você consegue captar esse cliente que realiza sua buscas online e não mais pessoalmente, dessa forma, irá observar os seguintes benefícios:

Com o e-commerce, é possível atingir um número maior de clientes, o que traz uma imagem muito mais profissional ao seu negócio, principalmente em relação aos seus concorrentes, tornando sua empresa uma referência no mercado.

Sem contar que a sua empresa estará sempre disponível, o cliente consegue comprar a qualquer dia e em qualquer lugar, tornando o negócio muito mais lucrativo. Além disso, o frete tem o poder de fazer com que eles façam mais compras.

Afinal, eles já vão pagar o frete, porque não aproveitar e comprar mais produtos, com isso, sua empresa consegue aumentar as vendas.

Seja uma empresa de régua de gôndola ou uma farmácia, as vendas online aumentam de forma significativa os lucros do negócio, sem contar que esse processo moderniza todos os procedimentos, tornando a vida dos clientes mais fácil.

Dicas para melhorar a experiência do cliente

Como você percebeu, o e-commerce é o futuro das lojas de todos os segmentos e principalmente para farmácias e drogarias, pois comprar pela internet não é mais um hábito e sim, uma necessidade para os consumidores.

Hoje, eles não têm mais tempo para perder indo pessoalmente a uma loja de paletizador automático ou uma farmácia, por isso as empresas precisam estar no ambiente online que é onde esses consumidores se encontram.

É importante ressaltar que para conseguir alcançar todos os benefícios informados, não é necessário apenas abrir um e-commerce e anunciar os seus produtos, muito pelo contrário. 

Para que um comércio eletrônico faça sucesso, é preciso  de muito planejamento e estratégia. Veja a seguir algumas dicas para te ajudar a implementar esse modelo de negócio na sua farmácia ou drogaria.

Invista em reviews 

Quando vai comprar um tarugo de polietileno, por exemplo, na internet, não pesquisa a reputação da loja e procura ler os depoimentos dos consumidores que compraram o produto? Com os itens farmacêuticos devem ser a mesma coisa.

Para que a sua empresa tenha credibilidade e os clientes confiem que realmente os produtos são bons, é fundamental que tenha um espaço de avaliações no seu site. Todas essas informações irão ajudar os seus consumidores a esclarecer qualquer dúvida.

Os reviews também têm o poder de melhorar o posicionamento da sua página no ranqueamento orgânico dos motores de busca, aumentando a taxa de conversão e com isso, aumentar suas vendas.

Estude o comportamento do consumidor

Entender o comportamento do consumidor é muito importante para qualquer negócio, pois só assim saberá quais estratégias funcionam para o seu público. 

Afinal, os clientes de uma empresa de caixa de papelão reciclada, não são os mesmo de uma farmácia. Conhecendo o seu público, dá para definir

Entre outras coisas, para conseguir identificar o seu público, é preciso fazer pesquisas de mercado e entender melhor quais são os seus hábitos, além de entender suas dores e necessidades.

Você pode investir em ferramentas para coleta, armazenamento e análise de dados. Com isso, terá todas as informações necessárias.

Faça vendas em formato de assinatura

Existem alguns medicamentos e produtos que as pessoas costumam consumir com frequência, sendo preciso fazer a compra desses itens mensalmente, para tornar a vida do cliente mais cômoda e garantir a fidelidade desse consumidor, é possível criar uma assinatura.

Funciona da seguinte forma: Primeiro, o cliente escolhe quais produtos ele deseja, além da periodicidade de entrega e cadastrar o seu cartão de crédito para que a cobrança seja feita. 

Dessa forma, quando chegar a data estipulada, o período é fechado e enviado para o comprador. 

Uma forma de incentivar esse cadastro é oferecendo descontos, benefícios e brindes para os assinantes. Isso será algo vantajoso para a sua empresa e para o cliente.

Implemente a estratégia phygital

Hoje é muito comum as pessoas comprarem um produto numa loja de corte e dobra de aço para construção civil, por exemplo, pelo e-commerce e retirar o seu produto na loja, assim, ele ganha tempo e economiza no frete.

Esse sistema é muito interessante para as farmácias e drogarias, já que você garante as vendas na internet que geralmente tem um custo mais baixo e consegue proporcionar o acesso às lojas físicas.

O pós-venda é de grande importância

É preciso entender que toda a jornada de compra do cliente é importante, desde o primeiro contato até depois que ele adquire o produto, desse modo a venda não acaba quando ele efetua o pagamento.

Saiba que é muito importante acompanhar todo o processo, para que garanta que tudo está ocorrendo bem e o seu cliente está satisfeito, então, dê atenção para:

Para garantir toda experiência, aplique pesquisas de satisfação, colete todos os reviews, envie cupons de descontos por e-mail ou sms, para incentivar que esse cliente volte a comprar os seus produtos.

Esse contato pós-venda, também é crucial, para manter o cliente informado sobre qualquer eventual problema que surgir após a compra, como:

Entre outras coisas, afinal, não tem como prever as coisas que poderão acontecer com a entrega dos produtos. Assim, é necessário que sempre mantenha esse contato com o seu cliente.

O pós-venda consegue garantir a satisfação do cliente, além de aumentar a credibilidade da sua empresa, o comprador vai sentir que a sua empresa esteve atenta a todos os problemas e buscou ajuda-lo, isso fará com que ele se torne um consumidor fiel.

Com isso, sempre que alguém precisa de algum item de farmácia, sua empresa tem mais chances de ser recomendada, afinal os seus cliente estão satisfeitos com o seu serviço.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.