Se você ainda não tem um e-commerce para o seu supermercado, este pode ser o momento certo para começar.

Levando em consideração o cenário da pandemia, onde muitas pessoas tiveram que mudar a sua rotina e estão evitando sair de casa, grande parte dos comércios também precisou se adaptar. 

Os supermercados, que estão enquadrados entre os serviços essenciais para a população, certamente precisaram disponibilizar uma série de soluções para continuar atendendo o seu público de modo eficiente e rápido. 

Se antes esses estabelecimentos só atendiam aos compradores em seu endereço físico, com a ajuda da tecnologia esse cenário já vinha mudando, justamente para oferecer maior conforto e comodidade para os clientes do supermercado. 

Uma delas era contar com os serviços de empresas de transportes pesados, que faziam a entrega de encomendas realizadas por telefone. 

Agora, com a epidemia que trouxe mudanças para o mundo inteiro, surge uma oportunidade para quem ainda não tinha apostado nessa frente: a criação de um e-commerce para o seu supermercado. 

Permitir que os clientes adquiram os produtos desejados virtualmente pode ser o meio mais prático de se manter competitivo e garantir maior visibilidade para a sua loja. 

Por isso, se você ainda não implementou um e-commerce para o seu estabelecimento, saiba que este pode ser o momento mais apropriado para o investimento. 

Os benefícios de um e-commerce para supermercados

Os e-commerces para o setor de supermercados podem ser uma ótima alternativa para a expansão do negócio também na internet. 

Esse modelo de atuação possibilita tanto que a plataforma trabalhe com o formato de venda para o consumidor final (B2C) no varejo, quanto para outras empresas (B2B) ao vender produtos naturais atacado, por exemplo.

Além disso, ao investir nesse novo modo de trabalho, o supermercado pode oferecer várias frentes de atendimento para o público: presencialmente, televendas e online, sendo este por computador, tablets ou smartphones.

Alguns dos benefícios que podem ser colhidos para um supermercado que abre o seu e-commerce são:

  • Aumentar o número de clientes;
  • Melhorar o ticket médio e faturamento da empresa;
  • Fidelizar clientes;
  • Ganhar destaque no segmento;
  • Possibilitar compras recorrentes;
  • Entre outros.

Crescimento do número de clientes

Um supermercado que oferece um serviço online de compra dos seus produtos certamente conquista novos clientes facilmente. 

Isso porque as pessoas buscam cada vez mais comodidade no dia a dia, além de que elas podem recorrer a esse tipo de opção para evitar sair de casa. 

Afinal, compras grandes tomam bastante tempo do consumidor, e o formato do e-commerce auxilia nessa tarefa. 

Aumento do ticket médio e faturamento

Dado o conforto de se comprar produtos pela internet, a possibilidade de aumento do ticket médio de um pedido é cada vez maior. 

Isso porque o cliente acessa a página facilmente, e visualiza uma série de itens que podem passar despercebidos na compra presencial. 

Dessa forma, não apenas o ticket médio, mas também o faturamento do supermercado aumenta graças ao seu e-commerce.

Fidelização de clientes

Se ao fazer uma compra no e-commerce do seu supermercado o cliente tiver uma boa experiência no site, encontrar produtos que ele consome com frequência com bons preços e contar com uma entrega rápida, certamente o seu site fidelizou o comprador. 

As pessoas estão em constante procura por bons serviços, e se elas percebem a qualidade que a loja virtual de um supermercado oferece ao comprador, a probabilidade de fidelização do cliente cresce de modo positivo. 

Você ainda pode tornar a sua entrega ainda mais característica ao utilizar etiquetas adesivas personalizadas nas embalagens, agradecendo pela preferência do comprador. 

Destaque no segmento

Para que um supermercado consiga se destacar no seu segmento, ele precisa inovar e estar à frente dos seus concorrentes. 

Ter um e-commerce pode ser motivo de destaque no setor, já que vários estabelecimentos ainda não investiram nesse modelo de negócio. 

Mas é preciso garantir também que o seu site seja bem administrado. Você pode investir em um sistema de gestão ERP, que permitirá um desempenho otimizado, e fará com que o seu e-commerce consiga um destaque merecido no mercado. 

Compras recorrentes

O formato de e-commerce traz uma série de vantagens para o supermercado, mas uma das que mais chama a atenção é justamente a possibilidade das compras recorrentes. 

Há a possibilidade de programar esse serviço, debitando o valor de um cartão cadastrado pelo cliente, sem que ele precise fazer o pedido mensalmente, configurando a compra recorrente por um prazo indeterminado.

Esse formato leva em consideração o registro de um pedido padrão, ou seja, dos itens que o cliente consome todos os meses, na quantidade cadastrada.  

Com um sistema para supermercado eficiente, é possível administrar esse tipo de serviço facilmente, oferecendo maior comodidade para os compradores do seu supermercado.

Os benefícios abordados neste tópico mostram como ter um e-commerce pode ser fundamental para o crescimento do seu estabelecimento. 

Como começar um e-commerce?

Depois de entender as vantagens de ter um e-commerce, o primeiro passo para começar o seu é buscar uma plataforma que permita a personalização que você deseja, e que ofereça uma estrutura completa para anúncios dos produtos. 

Outra alternativa bastante viável para muitos proprietários de supermercado é utilizar aplicativos já existentes, como o Rappi e o James, que permitem montar um portfólio bastante completo dos seus produtos, facilitando o processo de compra. 

Essa opção pode ser interessante, considerando que muitas pessoas já possuem facilidade na navegação dentro dessas plataformas.

Há ainda quem prefira recorrer aos serviços especializados de um programador e optar pelo  desenvolvimento de aplicativos mobile, criando o seu próprio app. Nesse caso, você possui uma plataforma exclusiva, o que valoriza o seu estabelecimento.

Estruturando o seu e-commerce

Com a escolha da plataforma onde você vai montar o seu e-commerce, é preciso desenvolvê-la da melhor maneira possível, estruturando a página para oferecer uma boa experiência ao usuário.

Crie abas por departamento

Assim como na loja física, é fundamental que o seu e-commerce tenha uma separação de itens por departamento, ajudando o comprador a se localizar dentro do site. 

É importante criar abas que tragam produtos dos setores de higiene, limpeza, mercearia, hortifruti, padaria, etc.

Dessa maneira, você facilita o processo de compra no seu e-commerce, agilizando o fechamento do pedido do cliente. 

Crie tags para facilitar a busca

Assim como as etiquetas para código de barras auxiliam no dia a dia de uma loja física, as tags utilizadas no e-commerce do seu supermercado podem ajudar o cliente a encontrar aquilo o que ele está procurando facilmente. 

Você pode utilizar tags com o nome marcas conhecidas e procuradas, como no caso de fraldas infantis, sabão em pó, de alimentos, etc., que direcionam o consumidor diretamente para a página do produto. 

Esse tipo de recurso pode ser uma maneira simples para ajudar o comprador a se lembrar de itens de uso comum, graças ao uso de pequenos botões na página do seu e-commerce. 

Tenha sistema de estoque eficiente

A administração do estoque de um supermercado sempre foi um dos pilares que garante o sucesso do negócio. 

Mais do que um mero detalhe, a falta de um produto comum na prateleira pode diminuir drasticamente as vendas do estabelecimento. Isso ocorre porque as pessoas preferem fazer toda a compra necessária para a sua casa em um local só. 

Sendo assim, se ela entra no site do supermercado e percebe que um ou mais itens estão em falta, isso pode prejudicar ou causar a desistência por parte do comprador.

Nesse sentido, torna-se indispensável contar com um sistema de estoque eficiente entre o estabelecimento físico e o e-commerce, que deverá ser atualizado em tempo real sempre que um produto for vendido. 

Isso garante que as compras online seguirão sempre completas para o destino final, garantindo a satisfação dos compradores. 

Tenha um serviço de entrega rápido

Um dos fatores determinantes para que um cliente decida fazer o pedido ele em um supermercado online é o serviço de entrega. 

Isso porque, muitas vezes, o consumidor seleciona itens que ele precisa para aquele momento, de modo que é indispensável que o estabelecimento tenha capacidade de entregar uma compra rapidamente.

Nesse sentido, é fundamental ter uma boa administração da logística, contando com uma frota própria de veículos ou contratando os serviços de uma transportadora. 

Dessa forma, é possível garantir um prazo de envio rápido, o que estimula novas compras no seu e-commerce. 

Ter um e-commerce para o seu supermercado, em tempos de pandemia, pode ser uma solução importante para que você cresça em meio à crise. 

Também é possível apostar em uma área de cobertura abrangente para conseguir captar um grande número de clientes.

Por isso, invista na sua plataforma o quanto antes, para que o seu estabelecimento ganhe destaque no mercado e seja uma preferência na sua região.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.