Sabemos como o e-commerce por ser extremamente competitivo e, caso a empresa não se preocupe em oferecer qualidade, bom atendimento e um diferencial, a mesma pode ficar para trás e, utilizar chat online no checkout pode ser uma boa estratégia para fidelizar clientes.

Claro que é preciso não apenas entender como funciona o seu e-commerce, mas saber também aproveitar ao máximo esse método que, dependendo da maneira como for aplicado, pode ser o estopim final para que o seu cliente realmente comece a acompanhar a sua empresa.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje irá abordar o chat online no checkout e porque é interessante você investir nele, apontando algumas vantagens, seu impacto dentro do mercado de trabalho e algumas maneiras de aplicação.

Seja no momento de comprar esquadrias de alumínio ou de verificar o que está comprando em um e-commerce de roupas, não existem dúvidas de que a internet revolucionou como um comércio pode funcionar e permitiu diversas novas possibilidades para empresa e cliente.

O simples fato de não precisar ir até uma loja física e encontrar um produto que não te agrada o bastante já é um claro sinal de como as coisas evoluíram e que, apesar da importância das lojas físicas ainda existirem, chegamos na era do e-commerce.

Para isso, desde uma empresa de call center sp até uma grande logística precisam saber e investir em seu site e negócio na internet, afinal, é através dele e de todas as estratégias de marketing digital que o cliente tem maior probabilidade de conhecer seu trabalho.

O problema é que existem muitas pessoas e marcas presentes na internet nos dias de hoje e conseguir se destacar se torna cada vez mais difícil, sendo necessário criar um diferencial e mostrar para os leads e usuário o porquê de comprar na sua empresa.

Mesmo que o foco da marca seja a comercialização de insumos químicos para indústria cosmética, é importante saber que é preciso não apenas atrair o seu cliente, mas mostrar que a sua marca se importa e fidelizá-lo, algo que pode ser feito com o chat online.

Mas qual o melhor momento de utilizar dessa ferramenta para conquistar o seu usuário de vez? Nós acreditamos que é no checkout e vamos provar isso. Portanto, confira os tópicos a seguir onde esse conceito será melhor explorado.

Entendendo o checkout

O checkout é o momento onde o consumidor verifica o seu carrinho de compras para ver se tudo que desejava na loja está ali adicionado e começa a fazer os cálculos se vale ou não a pena comprar daquela loja, ou distribuidor de purificador de água.

As informações podem ser referentes a preço, frete, os meios de pagamento que serão utilizados, assim como verificar se todos os produtos estão ali e se suas informações pessoais estão todas corretas antes do momento da compra.

Porém, esse é um momento crítico pois existe uma grande taxa de abandono de carrinho, acontecimento esse que o cliente desiste da compra e faz parecer que todas as suas estratégias de marketing e investimento no site foram em vão.

Claro que mesmo uma loja de móveis para jardim sabe que é impossível diminuir essa taxa a zero, mas com o devido investimento de um chat para tirar dúvidas do cliente nesse momento, pode ser a diferença entre a conversão ou mais um lead que entrará para a estatística de abandono.

Para te incentivar a cada vez mais investir nesse checkout, podemos inclusive destacar algumas vantagens em utilizá-lo na fase final do processo de compra, como:

E para isso, também é preciso entender um pouco melhor os tipos de checkouts e como eles podem ser fundamentais tanto para o seu negócio quanto para o seu distribuidor de luminárias led, pois facilita o processo de vendas e ajuda a entender melhor o método.

O checkout padrão é aquele que conhecemos onde um cliente escolhe os produtos que quer, aplica os descontos que podem estar disponíveis e, ao finalizar a compra, é levado para um outro site onde realiza o pagamento, inserindo suas informações pessoais e dados bancários.

O checkout transparente é um pouco diferente do anterior por acontecer todo na loja virtual, ou seja, no mesmo lugar que o usuário seleciona os produtos, ele paga por eles, tudo de uma única vez. É inclusive um dos mais recomendados por diminuir a taxa de abandono de carrinho.

Uma estratégia de grande valia para sua empresa de pão de forma integral preço é o checkout lightbox, que é uma certa mistura entre os dois modelos apresentados até o momento.

Durante o processo de compra, ao finalizar o seu pedido, uma espécie de caixa de texto, lembrando muito um chat, aparece como um intermediador, fazendo com que o usuário coloque os dados ali e pague o pedido sem precisar ir para outra página.

Aplicando o chat online no checkout

Para otimizar o seu checkout e fazer com que os usuários percam menos tempo nele, fazendo com que os chats online sejam efetivos enquanto tiram dúvidas dos mesmos.

Sendo assim, mesmo quando aplicado para a sua empresa que vende lixeira coleta seletiva aço inox, pode trazer resultados incríveis no aumento de vendas e conversão dos clientes.

Sendo assim, confira algumas dessas dicas abaixo onde você pode aplicar de maneira eficiente em seu negócio e conseguir aumentar a taxa de conversão.

01 – Defina a ferramenta que será utilizada

Definir qual a ferramenta que seu site utilizará para o negócio e, quando se tem isso em mente, uma série de fatores precisa ser avaliado para garantir não apenas que tudo estará dentro dos eixos como as possibilidades foram exploradas.

Pense que o chat tem que ter integração com o CRM (Customer Relationship Management), que é uma ferramenta que ajuda a melhorar e ter uma ideia mais profunda de como seus clientes e a marca se relacionam.

Outro ponto que precisa ser bem claro é que tal ferramenta precisa ter suporte para a marca e para os clientes, sem mencionar a integração com o WhatsApp. Por fim, mas não menos importante, se ela possui a funcionalidade de chat box e de convites que são proativos.

02 – Invista em convites proativos

E falando em convites proativos, pense que eles são as mensagens que são configuradas a partir de um determinado gatilho que pode ser ativado quando o cliente está tempo demais verificando suas informações, servindo como um espécie de guia que tira possíveis dúvidas.

Um bom exemplo é, caso o seu cliente passe mais de 1 minuto preso em uma página, o chat aparecer em sua tela oferecendo ajuda e, através de um processo automatizado ou até mesmo de um atendente, conseguir ajuda o usuário.

Se utilizado de maneira criativa, é possível até mesmo oferecer descontos e ofertas únicas para o usuário, aumentando ainda mais a probabilidade do mesmo continuar com a sua marca e ser fidelizado de maneira mais orgânica e natural.

03 – Automatize o processo

A automatização está aí junto com a tecnologia para ajudar a todas as empresas e, com a sua marca, não deve ser diferente. Existem diversas formas de criar um auto atendimento que traz soluções antes mesmo do cliente pedir ajuda.

Esse atendimento pode oferecer diversas escolhas onde guia o cliente para a resposta mais adequada, até mesmo passando informações que o mesmo não sabia sobre os produtos, pagamentos, política de trocas, devoluções e outros afins que podem gerar interesse nele.

Claro que, como mencionado rapidamente no tópico anterior, sempre é possível transferir o usuário para um atendente humano caso essa seja a vontade dele e garantir que o lead não abandone o carrinho, sendo convertido ao final do atendimento.

04 – Saiba personalizar o atendimento

As pessoas do mundo atual querem cada vez mais se sentirem únicas e que os serviços e empresas estão preocupadas com elas e, uma forma de fazer isso é através da personalização e atendimento e, muitas vezes, até mesmo de produtos.

Uma maneira de fazer isso no checkout é, ao estar integrado com ferramentas de CRM, o chat subir com informações sobre o comprador que pode ter mais relação com ele, ou até mesmo dando maiores detalhes sobre o produto e como ele pode ajudá-lo de alguma maneira.

Isso é muito importante porque não é sempre que o cliente está com dúvida sobre o produto, é muito provável que ele já tenha pesquisado reviews e em outros sites o quão bom ou ruim o mesmo é. Às vezes o que falta é um incentivo, o famoso empurrãozinho.

Portanto, trabalhe bem o seu funil de vendas para saber como instigar a curiosidade e saber como movimentar o seu cliente, fazendo com que o chat online no checkout seja uma excelente ferramenta para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.