O objetivo de qualquer empresa digital é otimizar as vendas de seu site. Entretanto, para conquistar isso hoje em dia, é preciso dar uma atenção especial para o serviço móvel, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Inclusive, os avanços tecnológicos tem tornado cada vez mais prática e comum a utilização de dispositivos mobile, principalmente pela potência e velocidade que a internet móvel tem atingido.

Hoje, o mercado mundial está em constante crescimento, e algumas pessoas estão até mesmo deixando de lado computadores e notebooks em prol de tablets potentes e smartphones que têm a mesma capacidade dos aparelhos maiores.

Por conta disso, a maior parte da interação de usuários com a internet acaba sendo por esse modelo, o que torna ainda mais importante para uma empresa de cameras de segurança a construção de sites mobile para se adequar a esse modelo.

O que é um site mobile?

O site mobile é uma ferramenta fundamental, pois ele é um site pensado exclusivamente para estas plataformas, gerando uma experiência muito mais adequada para os usuários e garantindo a satisfação na hora de utilizar a ferramenta.

Quando um consumidor tem alguma necessidade ou um problema, é muito comum que ele busque informações sobre isso e potenciais soluções por meio da internet, usando ferramentas de busca especializadas.

Quando ele digita as palavras-chave, algoritmos programados pela plataforma buscam em seus bancos de dados pelas informações relevantes, criando uma lista de links do mais próximo que o usuário solicitou até o menos interessante, mas ainda ligado ao conteúdo.

Nesse caso, estar entre os primeiros links com sua distribuidora de produtos de limpeza, ou qualquer outra empresa, é fundamental, uma vez que normalmente é nestes primeiros links que o consumidor encontra aquilo que estava precisando.

Ademais, ter um site mobile já te coloca na frente da concorrência, uma vez que você será encontrado mais facilmente e estará em uma posição maior da lista, já que oferece uma experiência melhor para aquele usuário começar a trabalhar o conteúdo.

A diferença entre mobile e responsivo

Existem algumas alternativas para você conseguir ter um site de qualidade, independentemente do dispositivo que deseje usar, como o próprio site mobile e layouts responsivos, que adaptam o conteúdo para diferentes tipos de plataforma.

A definição de um site mobile é uma página da internet cujo design foi todo pensado para o uso em equipamentos móveis, como tablets e smartphones, e isso pode ser feito tanto por empresas de camisetas personalizadas quanto por outras organizações.

Diferentemente do modelo responsivo, que simplesmente adequa um site para versões móveis, o site mobile é uma estrutura completamente nova, o que permite muito mais funcionalidades a serem inseridas na página.

Ademais, a principal diferença entre os dois é a dificuldade de programação. Isso porque o site responsivo, por ser simplesmente uma adaptação, acaba sendo mais fácil de arrumar.

Já o mobile exige um pouco mais de conhecimento por suas capacidades de expansão para aproveitar em sites de fornecedores de brindes corporativos ou quaisquer outros.

O site mobile é quase um aplicativo de smartphone, tamanha sua capacidade de trabalhar dentro desse tipo de dispositivo. Por isso, ele é ideal para empresas que pretendem ter mais interação com o público através da ferramenta.

Isso porque os sites responsivos podem apresentar problema, uma vez que são uma versão com a resolução adaptada, mas ainda são limitados nesse tipo de ação.

Por que contar com um site mobile?

Existem diversas vantagens na produção de um site mobile para sua indústria de embalagens de papelão ou qualquer outra empresa que você tenha.

Esse tipo de ação acaba ajudando a aumentar seu engajamento com o público, principalmente por conta da quantidade de acessos que o mercado móvel tem apresentado. Pois bem, entre os outros motivos estão:

Criado para aparelhos mobile

Uma das principais vantagens desse tipo de site é que ele é criado especificamente para esse tipo de site. Isso significa que você terá muito mais qualidade na exibição e navegação de seu site usando um tablet ou smartphone.

Um usuário que se sinta confortável usando estas ferramentas certamente terá mais interesse em explorar todo o seu potencial, aumentando consideravelmente as chances de interação e até mesmo de conversão em vendas para a empresa.

Lembre-se sempre, hoje em dia, o cliente está cada vez mais exigente, e apresentar um conteúdo de qualidade é uma necessidade no mercado.

Então, quanto mais você conseguir prender a atenção dos usuários dentro de seu site, maiores serão as chances de conseguir se tornar mais conhecido no mercado com sua fabrica de mochilas, explorando suas possibilidades dentro do mercado mobile.

Comunicação otimizada

O smartphone permite um acesso fácil a uma série de aplicativos de comunicação, seja em mensageiros instantâneos ou em redes sociais. Por isso, utilizar a ferramenta para conseguir aumentar sua capacidade de atendimento é ideal.

Com um site mobile, você pode direcionar o cliente para consumir esse tipo de material e explorar uma série de recursos que são importantes para que ele consiga entrar em contato de forma mais rápida, facilitando até mesmo os recursos de venda.

Dessa maneira, com um clique no aparelho celular, um usuário pode comprar qualquer produto ou serviço que sua empresa ofereça, além de poder facilmente entrar em contato para tirar qualquer dúvida que ele julgue necessária.

Permite melhorias em seu site

Com um site mobile, você pode programar todo o conteúdo para ser otimizado para o consumo via web. Isso significa que a página pesará muito menos em questão de dados, facilitando o acesso por conta da internet dos clientes de fornecedores de tubos de aço.

Além disso, é importante pensar que esse tipo de recurso é bastante necessário para aumentar a velocidade de seu site. 

Hoje, os clientes desejam um carregamento rápido em suas páginas, e a tolerância não costuma passar de 2 a 3 segundos. Por isso, a velocidade se torna fundamental nessa questão.

Entenda como montar um site mobile

Para conseguir um resultado adequado, é importante se atentar a alguns elementos que são fundamentais para a criação de um site mobile. Dessa forma, você consegue um resultado muito mais expressivo para sua página.

Pois bem, entre os principais pontos que devem ser tidos com atenção, estão:

Verticalização

O layout verticalizado é uma excelente maneira de adaptar seu conteúdo para as telas de smartphones e tablets. 

Esse formato facilita a leitura e permite que você tenha uma fluidez muito maior de navegação, o que, com certeza, pode facilitar e muito as vendas do seu site, independentemente de qual seja o ramo de atuação.

Produção de conteúdo

Todo o marketing na internet se baseia em conteúdo. Até porque ele é parte fundamental durante a conquista de um cliente, ou seja, atualmente é necessário apresentar um material de qualidade com o qual ele possa se identificar.

Por isso, é fundamental que você consiga utilizar corretamente esse tipo de ação como um distribuidor de cilindros hidráulicos ou com qualquer outra empresa que você tenha.

Ademais, a produção de conteúdo para celular deve ser objetiva e clara. Como a tela é menor, não há espaço para textos grandes e conteúdos muito extensos, vá direto ao ponto e compreenda as necessidades do seu cliente.

Dessa forma, você acaba criando uma boa ferramenta de engajamento. Para uma maior efetividade, é interessante adicionar algumas chamadas para ação para a plataforma. Assim, você consegue aumentar consideravelmente suas capacidades e resultados.

O call to action, ou chamada para ação nada mais é do que uma mensagem que incentiva e chama a atenção do cliente para que ele tome determinada decisão, como acessar uma página exclusiva ou baixar um e-book.

Faça testes antes do lançamento

É importante para um site mobile que você utilize todas as ferramentas disponíveis em suas mãos. Existem smartphones de diversos tamanhos, assim como tablets. Por isso, é importante que você realize testes para identificar falhas na resolução.

Desse modo, você garante que seu site mobile estará em perfeito funcionamento para alcançar um público muito maior, bem como resultados muito melhores.

Considerações finais

Parte de um processo de transformação digital, o conteúdo móvel se fixou no mercado e tem ganhado cada vez mais atenção, com clientes interessados e buscando resultados mais positivos.

Por isso, estar preparado para utilizar estes recursos é um dos principais pontos para você conseguir estruturar melhor seu trabalho, aproveitando para conquistar grandes mudanças nos processos de interação de sua empresa.

Assim, a utilização de um site criado especificamente para smartphones e tablets acaba se tornando uma importante ferramenta de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.