Trabalhar em uma landing page otimizada é tão importante quanto ter uma para sua empresa, pois além de oferecer todos os benefícios que só a ferramenta consegue trazer, pode acelerar seus resultados em tempo recorde, principalmente os relacionados à venda.
Engana-se quem acredita que a landing page só é importante para empresas que de fato oferecem algum produto como um e-book, ainda que ele seja importante para o cliente.
Com essa página é possível fazer uma melhor segmentação de seu público, colhendo informações que podem ser importantes para que sua equipe desenvolva uma comunicação mais eficaz com o público, apresentando de fato o que eles desejam com sua empresa.
Mas para montar uma, e principalmente, utilizá-la, é preciso pensar em detalhes que vão desde estruturas comunicativas na página até aquelas relacionadas à programação.
No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre como conseguir esse feito, transformando as vendas de, por exemplo, sua empresa de automação residencial e colocando muito mais valor a ela, além de alcançar um maior número de leads.
Landing pages e a geração de leads
Uma landing page pode ser descrita como uma página voltada essencialmente à troca com o usuário, desde a coleta de dados e entendimento maior sobre seus desejos, até uma disponibilização eficaz de informações que podem convencer um cliente de uma compra.
Geralmente a landing page de uma empresa de, por exemplo, prestação de serviços de limpeza e conservação ou de qualquer outro tipo de negócio possui apenas uma página.
Isso vai ao contrário do site da empresa, onde geralmente estão dispostas outras informações e personalizações, que implicam em páginas diferentes dentro de um mesmo domínio. Neste caso, o ideal é centralizar apenas o que é importante para a empresa.
Por exemplo, dentro da landing page de venda de um curso online de empilhadeira Toyota, podemos encontrar informações sobre aulas, valores, experiências de compradores e qualquer outro tipo de comunicação, centrada em uma conversa mais direta possível.
O ideal de uma página enxuta como essa é a forma como a empresa consegue determinar uma facilidade para que o consumidor de fato consiga sair dela já com uma decisão. Alguns pontos de essencialidade dentro dessa página podem ser:
- Títulos bem estruturados;
- Mensagens atrativas;
- Formas visuais interessantes;
- Call to Action (CTA).
O ideal dentro da formação dessa página é a possibilidade que a empresa tem em apresentar tudo o que pode ser ou não uma dúvida para o cliente que quer fechar um negócio com a empresa de, por exemplo, controle de acesso para condomínios.
Por exemplo, geralmente quando entramos em uma página específica de uma ação, como uma landing page de um evento, queremos ir direto ao ponto forte daquela situação.
Algo que demore mais, como comunicações demasiadas sobre a empresa e até mesmo informações sobre outros serviços que o negócio vende, podem vir a atrapalhar o cliente na busca pela agilidade do fechamento do negócio, fazendo-o perder de fato o interesse.
E porque a landing page é essencial para a captação de leads? Geralmente essas páginas, além de oferecerem uma comunicação voltada à venda, trabalham em mecanismos de coleta de dados, de modo que o cliente possa deixar um interesse por meio de informações.
É o caso de uma landing page voltada para quem deseja, por exemplo, comprar pallet em maior escala, algo que precisa ser feito a partir de uma consultoria própria com aquela empresa.
Para isso, aquele usuário costuma deixar, dentro de formulários e campos de coleta de dados, informações pessoais, para que a empresa envie materiais determinantes para o fechamento de uma compra, ou até mesmo possa entrar em contato em outro momento.
Por essas e outras, ter uma landing pode acelerar drasticamente seu contato com o cliente, permitindo que a compra possa, até mesmo, ser induzida em uma outra ocasião, pela equipe responsável pelas vendas da empresa de, por exemplo, montagem de quadros elétricos.
Os benefícios de trabalhar com uma landing page
Até aqui, entendemos o quanto é importante para um negócio trabalhar dentro da criação de uma landing page, visto que a página, além de oferecer uma comunicação mais assertiva, consegue colher informações para contatos posteriores com os possíveis consumidores.
Mas além disso, e dentro dessa estratégia, é possível atingir outros resultados, tão importantes quanto uma venda ou um contato certo com o seu cliente. Entenda mais sobre esses pontos a seguir:
Maior lead scoring
O lead scoring nada mais é do que uma forma de alcançar aqueles potenciais clientes que são conhecidos como os mais quentes, ou seja, aqueles mais propensos a fecharem algo com a sua empresa, visto sua necessidade ou interesse recorrente no produto ou serviço.
Por meio dos formulários na landing page é possível que a equipe de vendas consiga entender mais sobre esse público, e dar uma elevada atenção posteriormente.
Dessa forma, além de sua empresa de impermeabilização conseguir alcançar o cliente perfeito, ela consegue construir uma relação mais harmoniosa e fiel, permitindo que aquela pessoa continue com a empresa e, até mesmo, traga novos leads.
Segmentação apropriada de leads
O formulário não representa apenas uma forma de captar o contato de uma pessoa interessada nos produtos e serviços de uma empresa. Pelo contrário, por ali também é possível entender os diferentes níveis de clientes existentes.
Tudo depende basicamente da forma como está disposta a comunicação e as informações dentro da página, fazendo com que o usuário se encaixe em um grupo específico.
Ainda, por meio de auxílio de e-mail marketing, é possível iniciar uma estratégia de vendas, sabendo exatamente como atingir aquele cliente, recebendo da mesma forma um interesse ou um desinteresse, que moldam as ações das equipes de vendas.
Redução do custo e de tempo de venda
Até aqui, ficou fácil de entender que a landing page funciona como um filtro de clientes, primeiro trazendo-os cada vez mais fáceis para as equipes de venda, mas também fazendo com que os profissionais entendam cada nível de cliente, bem como desejos e escolhas.
Isso acaba trazendo uma drástica redução de custo de venda, visto que as estratégias estarão mais voltadas aos segmentos, que já foram conquistados pelo negócio.
Além disso, o tempo de fechamento de uma compra acaba sendo reduzido de forma positiva, visto que é muito mais fácil alcançar um consumidor dentro dessa estratégia do que de uma maneira mais convencional, por exemplo, por meio de marketing de conteúdo.
Estratégias de otimização de landing pages
Ainda que a montagem de uma landing page, moldando-a com todos os elementos essenciais dentro dela sejam importantes, a otimização dessas páginas também tem plena responsabilidade em melhores e maiores resultados para, por exemplo, uma empresa de portaria.
Abaixo vamos mostrar alguns dos pontos essenciais para melhorar ainda mais sua estratégia de captação de leads por meio de uma landing:
- Testes A/B
Os testes a/b são nada mais nada menos do que maneiras de entender qual comunicação e linguagem de venda melhor impactam os clientes online, entendendo qual a melhor opção para empresas utilizarem em suas comunicações.
Desenvolver esses testes é uma maneira, ainda, de pontuar melhores estratégias e, até mesmo, entregar uma melhor comunicação de seu produto e serviço.
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Segurança da página
A segurança da página vai fazer com que seu cliente fique ou não ali. Desenvolver uma importância a esse ponto pode fazer com que você tenha muito mais acessos e permanências na página, agregando confiança e tranquilidade aos usuários.
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SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta de otimização de páginas, baseada em uma orientação por palavras-chave específicas do seu negócio, levando seu landing direto ao encontro de alguém que pesquisa por algo que você oferece na internet.
Trabalhar esse quesito, em mídias, textos e até na programação da sua página vai melhorar seu ranqueamento no Google e fazer com que a landing seja mais acessada.
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Mobile friendly
O mobile é uma realidade atual, já que muitas pessoas costumam fazer tudo por meio de seus celulares. Dessa forma, prover a melhor experiência nos moldes de uma visualização e usabilidade via celulares é a melhor forma de levantar a importância do seu landing.
Considerações finais
Uma landing page bem estruturada e otimizada pode prover uma melhor experiência em relação à captação de novos clientes, tanto dentro da usabilidade que eles têm na página e observação de informações, quanto para sua equipe de venda.
Dessa forma, a página consegue ir muito além do que o site da sua empresa, sendo cada vez mais direta ao ponto e utilizando estratégias online para agregar mais e mais leads.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.