As estratégias de marketing digital são de extrema importância para o sucesso de um e-commerce, independente do segmento de atuação ou das dimensões do negócio. Como todas as operações no comércio eletrônico são online, é fundamental o aproveitamento do canal digital também para impulsionar as vendas.

Atualmente, é válido ressaltar que grande parte das pessoas, quando se interessam ou precisam de determinado produto ou serviço, recorrem à internet para pesquisar. Por isso, investir para garantir um bom posicionamento no principal mecanismo de buscas atual é um grande passo em bons planejamentos de marketing digital.

O uso de links patrocinados é cada vez mais comum, auxiliando e-commerces na busca por melhores resultados de vendas, com a captação de potenciais clientes em variados segmentos. Eles permitem mais rentabilidade ao comércio eletrônico, dispensando investimentos de tempo e dinheiro em conteúdos de divulgação mais complexos.

O que são os links patrocinados?

Os links patrocinados são os anúncios exibidos nas páginas de resultados do principal buscador na atualidade, promovidos pela ferramenta de publicidade da própria plataforma.

Os links patrocinados funcionam por meio do uso de palavras-chave relevantes para os mecanismos de buscas. Elas ajudam o site da empresa a ser encontrado pelos usuários, com os termos de busca específicos.

A estratégia permite a criação de um tráfego diferenciado para o e-commerce, com pessoas mais propensas a concluir contratações ou compras de produtos de todos os tipos, como uma impressora de código de barras, por exemplo.

Contudo, a seleção de palavras-chave deve ser feita diante de um estudo bem definido, para que a empresa consiga aproveitar as oportunidades do mercado.

Por que os links patrocinados são importantes para o e-commerce?

Quando o assunto é marketing digital, o uso de links patrocinados é uma das principais estratégias para aumentar as vendas – uma lógica que faz ainda mais sentido quando o marketing é usado para a promoção de um comércio eletrônico.

Isso ocorre porque hoje em dia as plataformas mais usadas são as redes sociais e o Google, acessados diariamente por pessoas de diversos perfis. O acesso à plataforma de buscas é quase certo quando os usuários pretendem realizar compras de diferentes tipos.

Além disso, a ferramenta possibilita boa segmentação de audiência, com campanhas pautadas na escolha de palavras-chave que fazem sentido para a realidade em que o negócio se insere. Uma assistência técnica de inversor de frequência, por exemplo, deve escolher combinações de palavras usadas pelo seu público-alvo.

É comum que as lojas virtuais tenham uma diversidade de produtos ou serviços, que precisam ser divulgados. Ao investir em links patrocinados os empreendedores de e-commerces conseguem criar campanhas para atingir ao seu público justamente na hora em que ele está buscando sobre um produto.

Vantagens do uso de links patrocinados

Para convencer os empreendedores de e-commerces sobre a importância do investimento em links patrocinados para a divulgação de negócios de todos os tipos e tamanhos, basta enumerar as principais vantagens da escolha. São elas:

 

Além de ter prioridade na ordem de resultados no mecanismo de buscas, os links patrocinados atraem as pessoas que se encaixam no perfil das empresas, ou realmente se interessam pelos produtos buscados, calças de uniformes profissionais, por exemplo. 

Por isso também pode-se dizer que a taxa de conversão da estratégia é alta, com grandes possibilidades de negócios, a cada clique realizado.

Também vale lembrar que os links patrocinados podem ser usados nas redes sociais ou em sites parceiros, aumentando a quantidade de acessos mesmo fora dos mecanismos de buscas.

Ao contar com uma consultoria especializada, as empresas conseguem trabalhar diferentes mecanismos e técnicas que, em conjunto, são capazes de tornar o e-commerce mais atraente para os visitantes e muito mais forte em seu mercado de atuação.

Como começar a investir em links patrocinados?

O primeiro passo para iniciar a divulgação do aluguel de cadeira que faz massagens, por exemplo, é com a definição de um objetivo claro – como ocorre em qualquer ação de marketing.

As empresas devem dar preferência para objetivos com métricas diretamente relacionadas, facilitando na etapa de mensurar os resultados. Um exemplo de objetivo de campanha é o aumento na quantidade de contratos de aluguel de cadeiras para eventos, que pode ser medido em porcentagem ou recursos.

Com o objetivo definido, é necessário segmentar o público, para compreender melhor os seus comportamentos de pesquisa e gerar a lista de palavras-chave em que a empresa deve investir.

Nessa etapa, é preciso ter o seguinte pensamento: um possível cliente interessado em LED piscina RGB, por exemplo, irá utilizar que combinação de palavras para o resultado que procura? O ideal é que todas as possibilidades de palavras-chave sejam aproveitadas, inclusive as mais improváveis.

Então, o empreendedor deve definir um orçamento semanal para a ação, com base nas sugestões de lance que a própria plataforma de links patrocinados do mecanismo de buscas irá disponibilizar para as palavras-chave indicadas. À partir disso, ocorre a configuração das campanhas.

Depois, o trabalho deve ser voltado para o acompanhamento das métricas específicas e os resultados da campanha. Em caso de inadequações ou erros, é possível alterar as ações, em busca de melhores resultados.

5 dicas para vender mais no e-commerce com links patrocinados

A criação de links patrocinados pode até ser considerada bastante simples por alguns empreendedores, mais ligados às novas possibilidades de promoção de negócios. Contudo, a dificuldade está em criar links que realmente geram resultados, representando um bom custo benefício para a loja virtual. As cinco principais dicas para isso são:

1. Tenha um bom mix de produtos

Uma boa composição de produtos ajuda o empreendedor que vende etiquetas em rolo, dentre outros tipos de artigos, a se mostrar como uma opção irresistível ao potencial cliente. 

Sem isso, dificilmente uma estratégia irá se mostrar eficiente para a loja virtual.

Além de contar com as melhores soluções disponíveis no mercado para oferecer aos consumidores, as marcas devem investir em páginas de vendas com bom conteúdo em texto, vídeos e fotos. 

2. Acerte nas ações

As campanhas com links patrocinados podem ser segmentadas, o que facilita o alcance de públicos distintos. Os controles de idade, interesses e localização geográfica ajudam a empresa a atingir consumidores específicos.

Outras aplicações permitem a compreensão sobre a audiência, como a etapa da jornada de compra em que os potenciais clientes se encontram. O ideal é a criação de diferentes campanhas para consumidores de diferentes etapas da jornada de compras.

3. Crie bons títulos

A efetividade das ações de marketing muitas vezes depende da qualidade dos títulos escolhidos para as peças. Eles devem ser curtos e objetivos. Para isso, vale a pena conhecer as principais técnicas para a criação de bons títulos para peças de marketing digital.

Uma ideia é a criação de headlines como se fossem notícias, com as ofertas diretamente relacionadas a benefícios, atiçando a curiosidade do leitor ou com chamadas para ações.

4. Trabalhe com Remarketing

As campanhas de remarketing, disponíveis nas plataformas de anúncios patrocinados, servem para a exposição de determinados anúncios para os prospects. 

Os sistemas trabalham com o armazenamento de preferências de internautas que já tenham visitado a loja virtual, os chamados cookies. Essas informações podem ser usadas pelo sistema para o reenvio de anúncios para os internautas, reforçando a necessidade de concluir uma contratação de filmagem com drone, por exemplo. 

O remarketing é essencial para os e-commerces reduzirem o abandono de carrinho, que é bastante comum e negativo para os comércios eletrônicos.

5. Faça testes e otimizações

Os testes  com produções do tipo A/B, ajudam as empresas no estudo das melhores táticas para as estratégias de marketing. Funciona da seguinte maneira: os profissionais responsáveis produzem dois ou três links patrocinados para cada público-alvo, verificando quais proporcionam mais acessos e geram mais vendas na loja virtual.

As plataformas de anúncios também funcionam como um laboratório, em que é possível fazer otimizações diariamente, desenvolvendo campanhas de uma maneira prática e eficiente. 

Por fim, é interessante ressaltar a relevância da contratação de bons profissionais para a execução de ações de marketing, garantindo mais efetividade e sucesso para o negócio. Assim, os links patrocinados podem contribuir para e-commerces mais populares e lucrativos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.