O e-grocery é um modelo de negócios digital que tem ganhado muito destaque, sobretudo por conta das facilidades que ele apresenta para públicos que normalmente possuem pouco tempo livre e preferem consumir itens pela internet.

Embora não seja nenhuma novidade, fazer compras de mercado de forma digital tem crescido consideravelmente, principalmente por conta do acesso maior conquistado pela maioria dos usuários.

Para garantir resultados ainda melhores em sua empresa nesse modelo, trabalhar com uma montagem de galpão pode ser fundamental e estruturar ainda mais o espaço de estoque para seus produtos.

Com o processo conhecido como transformação digital, muitos avanços tecnológicos se tornaram mais populares, levando diversas pessoas a se acostumarem com a ideia de comprar itens de maneira digital.

Depois desse primeiro levante, as pessoas começaram a se acostumar a fazer compras online e conseguiram expandir seu consumo de itens maiores para produtos de necessidades diárias, como compras de mercados.

As ferramentas para a compra desse tipo de produto cresceram consideravelmente, tornando muito mais fácil o processo de escolher itens e de separar produtos para completar seu carrinho de compras.

A opção de entrega em casa tornou ainda mais simples esse tipo de ação, atraindo um grupo cada vez maior de pessoas para esse tipo de ferramenta. Esse modelo de negócios não diminuiu o impacto de compras de mês em estabelecimentos físicos.

Entretanto, uma boa parte das compras online começou a ampliar a necessidade de empresas desse tipo no mercado e atraiu até mesmo mercados já estabelecidos como lojas físicas para criar suas ferramentas digitais.

Assim, o e-grocery começou a ganhar mais visibilidade e opções, tornando-se uma ferramenta muito importante para o mercado atual, que consegue trabalhar com clientes de diversas categorias dentro desse tipo de estratégia.

Entender como esse modelo funciona e os principais desafios que ele oferece para as empresas que desejam iniciar um tipo de atendimento digital é muito importante para garantir ainda mais estrutura nesse modelo.

O que é o e-grocery?

O termo, que vem do inglês, é uma sigla que significa mercearia eletrônica. O prefixo “e“ é utilizado para identificar itens eletrônicos no mercado, enquanto “grocery” em uma tradução livre poderia ser identificado como mercado.

Esse termo é utilizado para diferenciar esse modelo de outros e-commerces, que podem ser focados em diversos outros segmentos do mercado, assim é mais fácil identificar esse modelo de negócios.

Esse tipo de comércio pode ser usado para uma série de itens, desde produtos do dia a dia até alambrado quadra, tendo como principal intenção explorar o conceito de compras rápidas e frequentes para os consumidores finais.

Para muitas pessoas, o e-grocery foi uma mudança bastante positiva. Isso porque o ato de fazer compras em mercados demanda tempo e atenção que muitas vezes acaba atrapalhando a rotina das pessoas.

A vida nos grandes centros urbanos muitas vezes cobra um alto preço em questão de tempo, e por isso contar com ferramentas que otimizam atividades do dia a dia acaba ajudando a entender melhor o impacto desse tipo de ação.

Além disso, pessoas que economizam tempo na hora de fazer compras podem aproveitar melhor esse período com seus familiares, amigos ou mesmo relaxando um pouco depois de um dia desgastante de trabalho.

Quanto mais você consegue realizar essas tarefas de forma digital, mais qualidade de vida acaba conquistando, tornando o e-grocery uma excelente estratégia para conseguir melhorar sua rotina.

Assim, depois de procurar por “parede drywall preço” para fazer uma reforma, o consumidor pode fazer todas as compras do mês e resolver estas duas questões em questão de minutos, tendo muito mais tempo para relaxar.

Depois do período de pandemia que o mundo passou, as compras online cresceram ainda mais. O período de lockdown fez com que as pessoas precisassem recorrer a ferramentas digitais até para os itens mais simples.

Isso acabou ampliando ainda mais o potencial do e-grocery, que começou a ser otimizado e visto com olhares mais interessados por pessoas que até pouco tempo atrás não tinham interesse em compras online.

Depois desse período, a maioria das empresas entende que o modelo de negócios continua em alta, e muitas pessoas pretendem continuar consumindo através de lojas online para otimizar seu tempo e seu esforço ao procurar por disco de desbaste diamantado.

Como um e-grocery funciona?

Agora que você entende um pouco mais sobre o que é o e-grocery, é hora de identificar seu funcionamento e como um usuário pode conseguir resolver todas as suas questões relacionadas a esse modelo de compras facilmente.

Vale lembrar que cada pessoa é única e tem sua própria relação com a internet e com compras online. Por isso, dois usuários em busca dos mesmos itens podem acabar tendo experiências completamente diferentes entre eles.

Por isso, adaptar esse tipo de ferramenta à sua realidade é muito importante, possibilitando que você consiga explorar ao máximo os recursos de um supermercado digital para sua comodidade e conforto.

Em um primeiro ponto, é importante destacar que você consegue fazer todas as compras que precisa sem sair de casa, ou mesmo do sofá em que está sentado. Todos os produtos da empresa de locação de trator estão à disposição a apenas um clique.

Basta fazer um cadastro inicial, colocando algumas informações básicas como:

Em alguns casos, é possível cadastrar seus dados bancários e fazer o pagamento diretamente no aplicativo, sem que você precise passar seu cartão em uma maquininha quando as compras chegarem.

Depois, basta ir adicionando os produtos que você deseja a um carrinho virtual, que guardará todas as escolhas para conferência antes de fechar a compra. Esse carrinho virtual pode ser modificado facilmente, aumentando ou diminuindo a quantidade de itens.

Se houver qualquer restrição sobre quantidade de produtos a comprar, tamanho da entrega e outras questões, isso será mostrado logo no começo da operação, para que você tenha certeza de que está comprando o que precisa para fazer a cravação de estacas.

Depois, você pode escolher entre as opções de entrega na residência ou retirada caso passe pelo estabelecimento em algum momento e queira levar os itens comprados.

Desafios para implementar o e-grocery

Ainda existem muitos desafios na estruturação desse tipo de comércio, sobretudo para as empresas que estão apostando em ir exclusivamente para o modo online.

Ainda que existam muitos benefícios nesse modelo de negócios, essas ações são fundamentais e precisam de atenção para você conseguir otimizar esses processos de vendas como um todo.

Qualidade do produto

O estoque é parte fundamental de uma empresa que trabalha com o e-grocery, e por isso seu processo de armazenamento e logística deve ser otimizado para manter esse tipo de ação.

Isso é ainda mais importante em produtos perecíveis, que devem ser entregues frescos ao cliente para não perder qualidade e não apresentar um item abaixo da expectativa que esse consumidor possui para uma cantoneira de pvc.

Por isso, é interessante pensar em maneiras de se estruturar para evitar complicações com relação a qualidade dos produtos. Uma solução muito comum é diminuir o estoque desses produtos mais perecíveis.

Assim, se não houver venda destes produtos, você consegue ter um prejuízo mínimo, mantendo da mesma forma o item em suas ofertas para conseguir alcançar novos consumidores.

Se outras pessoas começarem a receber os produtos frescos e com qualidade, é provável que você comece a receber um aumento nos pedidos desses itens, tornando esse armazenamento e a estrutura de entrega sempre em alta.

Gerenciamento de entregas

Outra questão importante para o e-grocery é o método de entregas, e como isso será feito para manter a qualidade em seus atendimentos. Para itens mais comuns e pedidos pequenos, é interessante ter entregadores à disposição.

Entretanto, o ideal é trabalhar com agendamento de entrega, para que seus funcionários consigam fazer a separação dos itens solicitados, a embalagem correta destes itens e então ele seja encaminhado para o destino final.

Quanto mais segurança você apresentar nesse tipo de situação, mais adequada será a estrutura de atendimento que sua empresa de guarda corpo alumínio e vidro pode oferecer.

Considerações finais

O e-grocery é um modelo de negócios que chegou para ficar, e seu impacto é muito importante para garantir mais qualidade na maneira como você pode otimizar esse tipo de recursos.

Assim você melhora consideravelmente as chances de os consumidores procurarem sua empresa através de ferramentas de marketing e uma boa entrega para aqueles que já procuraram a empresa de alguma maneira.

O boca a boca é a base do e-grocery, fazendo com que suas oportunidades de negócio aumentem consideravelmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.