Atualmente milhões de e-commerces iniciam o seu dia a dia imaginando formas de se destacar em meio a um mercado caracterizado pela concorrência, a resposta para garantir esse destaque está justamente em estratégias de marketing digital para e-commerce.

Não é segredo para ninguém que a internet domina tudo, especialmente em vendas. Hoje, os usuários costumam fazer compras online devido à praticidade de compra e à variedade de produtos e empresas para escolher.

Um negócio online funciona como um negócio real. Você precisa estar presente, segregar seu estoque, atender bem, entender o seu público, se conectar com ele e, o mais importante, planejar estratégias para vender e divulgar sua marca.

A primeira pergunta surge aqui: o que devemos fazer para um e-commerce de sucesso? A resposta é simples: “marketing digital”.

O marketing digital oferece ampla gama de soluções que abrangem diferentes tipos de estratégias, adequado para diferentes tipos de negócios e produz resultados diferentes. O que, claro, depende de cada estratégia.

Ou seja, para que a sua empresa de aspirador industrial se destaque e consiga estabelecer estratégias totalmente assertivas, o marketing digital tende a ser um fator chave primordial para o sucesso.

Por isso, ao invés de perder tempo com estratégias que não se mostram importantes, chegou a hora de aplicar o marketing digital e fazer com que seu e-commerce cresça, se desenvolva e tenha cada vez mais sucesso.

Logo, ao pensar e considerar esses fatores hoje iremos falar justamente sobre o marketing digital, fazendo com que você entenda a sua significação e principalmente algumas técnicas para promover as lojas virtuais nas redes sociais. Confira!

 

O que é o marketing digital?

O marketing digital é a promoção de produtos e marcas por meio da mídia digital. Sendo uma das principais formas pelas quais as empresas se comunicam de forma direta, privada e oportuna com o público.

Philip Kotler, mais conhecido como o pai do marketing, define o marketing como o processo social pelo qual as pessoas satisfazem suas necessidades criando, oferecendo e trocando livremente produtos ou serviços valiosos com outras pessoas.

No entanto, as maneiras de fazer isso acontecer estão mudando quase diariamente. Consequentemente, é impossível falar de marketing e esquecer o fato de que grande parte das pessoas ao redor do mundo está conectada à internet.

Ou seja, hoje quando falamos da promoção e divulgação de produtos como, por exemplo, da impermeabilização de lajes, o marketing digital não só é necessário como é também um dos principais responsáveis pelo sucesso e a prospecção dos e-commerces.

É exatamente por isso que o marketing digital é a principal forma de fazer e entender as inovações dentro do marketing. Este vocábulo é usado para abreviar todos os esforços de marketing online.

Afinal de contas, diante da concorrência e até mesmo da variedade de e-commerces que se mostram disponíveis no universo digital, o marketing digital é o fator de diferenciação para que os negócios se destaquem e tenham cada vez mais relevância.

 

Estratégias de marketing digital para e-commerce

Diante da importância, relevância e todos os benefícios que o marketing digital permite para os negócios digitais, é uma ação praticamente inevitável não aplicar essa estratégia e ir ao encontro de ações cada vez mais assertivas.

Entretanto, uma das dúvidas mais comuns quando pensamos e consideramos o marketing digital diante dos e-commerces é por onde começar a aplicá-lo e garantir esses benefícios únicos.

Logo, para auxiliar, por exemplo, o seu e-commerce de revestimento 3D confira algumas estratégias de marketing digital para e-commerce e saiba exatamente por onde começar para ter resultados totalmente positivos.

 

1 – Elabore seu composto de marketing 

Não podemos começar a falar de marketing digital sem apresentar um dos conceitos mais clássicos do setor. Os 4 P ‘s de marketing consistem em 4 fatores (Praça, Produto, Preço e Promoção) que devem ser considerados em qualquer abordagem à sua marca.

Em primeiro lugar, diz respeito aos canais de distribuição. Você escolheu uma loja virtual para vender, por exemplo, uma pia de inox, mas pode pensar em integrá-la a marketplaces como o Mercado Livre para ampliar seu alcance e atrair outros tipos de usuários.

Desenvolver ótimos produtos é fundamental para o seu sucesso. É importante analisar o mercado, analisar a demanda por marketing em seu campo de atividade e considerar se suas características podem diferenciá-lo. 

Para realizar essas ações, considere a missão e a visão da sua empresa. Por exemplo, se ele quiser facilitar a vida de pessoas ocupadas. Ele tende a criar produtos igualmente práticos, como embalagens simples.

O preço é outro aspecto importante do seu volume de vendas. Certifique-se de ter uma boa estratégia de preços que tenha uma marcação viável e justa e não se destaque muito da concorrência. 

Dependendo de suas prioridades, você pode escolher diferenciação (excelente qualidade, preço alto), penetração (boa qualidade, preço baixo) ou sobrecarga (baixa qualidade, preço inicial alto e preço mais baixo).

Por fim, a promoção leva em consideração as vantagens que você oferecerá aos seus consumidores para que eles escolham sua empresa, bem como toda a sua comunicação para convencê-los. Vale combiná-lo com certas técnicas de vendas para intensificar os resultados.

 

2 – Segmente o seu público alvo 

O segundo passo na formulação de uma estratégia de marketing digital de comércio eletrónico é identificar potenciais consumidores e priorizar os clientes mais atraentes. Quem pode estar interessado em seus serviços? E onde eles estão?

Existem diferentes tipos de segmentação disponíveis, sendo elas:

 

 

Escolhe uma das opções que mais tem a ver com as necessidades e motivações dos seus futuros clientes e como podem conhecer a sua empresa.

Ao realizar essa segmentação citada por exemplo, diante da sua empresa que trabalha com segurança patrimonial, as estratégias e ações tendem a ser realizadas com muito mais assertividade e precisão.

 

3 – Defina seu posicionamento 

Para isso, é importante entender o conceito de branding e tudo o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Análise seu papel dentro do mercado mais amplo e considere o que vale a pena agregar à sua proposta de valor. Você pode usar estas perguntas:

 

 

Ou seja, ao imaginar seu e-commerce de resistência elétricas utilize suas respostas para definir sua declaração de marca ou formar uma ideia final do que é sua marca, o que ela oferece e quais são suas melhores qualidades. Em seguida, converta-o em pitch.

Esse posicionamento tende a ser justamente o responsável por dar um norte para seu negócio digital e fazer com que as ações se tornem muito mais direcionadas e assertivas.

 

4 – Selecione seus canais de comunicação 

Saber onde seu conteúdo será divulgado e os locais mais apropriados para realizar as estratégias e ações a serem realizadas é um passo totalmente necessário e que garante muito mais eficácia e assertividade diante de cada momento.

De nada adianta ter um conteúdo impecável e não atingir o público que tende a se identificar com o que está sendo dito, por isso saiba onde e com que seu e-commerce está falando.

Assim, quanto mais a sua empresa estiver presente e estabelecer estratégias impactantes, mais conversões e vendas tendem a ser realizadas gerando ainda mais lucros e crescimento.

 

5 – Ofereça login social e torne seu site compatível com dispositivos móveis 

Um motivo pelo qual você deseja oferecer login social é porque reduz o atrito durante o processo de checkout e faz com que esse processo ocorra com muito mais eficácia.

Isso funciona principalmente para novos clientes em seu e-commerce que trabalha com acesso por cordas, em vez de preencher o formulário para criar sua conta, simplifique e crie um botão para se cadastrar através do e-mail ou facebook.

Isso basicamente remove uma etapa inteira do checkout. Além de se tornar ainda mais importante quando você pensa em dispositivos móveis.

 

6 – Otimize seu site para pesquisa 

Search Engine Optimization (SEO) ainda é uma parte essencial do marketing.

Se você quer ter certeza de que seu site e cada uma de suas páginas de produtos individuais estão otimizados para as palavras-chave que seu público está procurando.

Por isso, a otimização é um passo totalmente necessário, pois esse fator é o que tende a fazer com que o seu site mesmo em meio a tantos outros se destaque e tenha uma relevância única.

Logo, ao destacar essas ações independente se o seu site trabalha com materiais esportivos ou com equipamentos pré moldados de concreto ao realizar a aplicação das estratégias de marketing digital você tende a estar muito mais próximo do sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.