Há quem prefira a solidez dos imóveis, assim como existem aqueles investidores que preferem a celeridade dos fundos imobiliários. Mas, de uma coisa ambos os perfis de investidores não discordam: é preciso investir o seu dinheiro para rentabilizar.
Os dois tipos de investimentos têm potencial de valorização reconhecido, a dúvida, no entanto, é qual deles é o melhor.
Comprar imóveis em São Paulo é tradicionalmente visto como um bom negócio a médio e longo prazo, enquanto os fundos chegam com maior potencial em curto prazo.
Leia agora sobre os dois tipos de investimento.

Imóveis

Crescemos ouvindo que investir em patrimônio era um bom negócio, aliás, seguimos observando atentos ao crescimento do mercado imobiliário, confirmando a teoria de que os investimentos em bens físicos é uma ótima escolha.
Mesmo em tempos de economia em baixa, os imóveis sofrem menos oscilações, ou seja, como citamos, a médio e longo prazo o investidor consegue rentabilizar o seu investimento através da venda do imóvel por um preço maior do que investiu inicialmente.

Vantagens dos imóveis

A liberdade de escolher o lugar em que vai adquirir um imóvel representa segurança, afinal, o investidor conhece a região onde está apostando o seu dinheiro e, caso não seja a cidade de sua moradia, certamente pesquisará sobre o setor imobiliário local.
Falando em liberdade, como é o único dono do imóvel, o investidor pode fazer dele o que bem entender. Caso prefira alugar, ele anuncia e aguarda os inquilinos aparecerem, do mesmo modo, se a intenção é vender o bem, providencia processo semelhante.
Em tempos de crise econômica, o proprietário tem a oportunidade de se resguardar, alugando o imóvel para ter uma fonte de renda extra, ou espera a “tempestade” passar. O imóvel dificilmente perderá valor significativo, ainda, pode voltar a valorizar quando o mercado apresentar melhorias.
Em tempos de juros baixos, como a Taxa Selic, investir em imóveis é uma opção inteligente. Além de poder aumentar o capital familiar, no futuro, pode vender o imóvel e ganhar um bom dinheiro.

Fundos imobiliários

Cada vez mais presente na vida dos brasileiros, esse tipo de investimento conquistou o seu espaço. Com acesso facilitado e aumento da procura em função dos juros de investimentos tradicionais renderem pouco mensalmente, os fundos imobiliários se destacam por investimentos de valores mais baixos e possibilidade de renda rápida.
De maior liquidez e negociação feita pela Bolsa de Valores, oferece diversificação para que possamos investir em mais de um empreendimento, em diferentes regiões e nichos distintos. Podemos, por exemplo, investir em shopping center, condomínios e barracões logísticos.

Vantagens dos fundos imobiliários

A diversificação é uma vantagem real desse tipo de fundo, uma vez que, em vez de investir todo o dinheiro em um único imóvel, pode-se colocar o seu dinheiro em um leque de alternativas.
Então, caso um inquilino saia do imóvel, o tempo de perda é menor, pois há investimentos em mais de um imóvel.
Outro fator importante é o benefício tributário. No que diz respeito aos dividendos recebidos, os valores são isentos de imposto de renda.
A tributação fica por conta apenas do ganho de capital dos investidores, a exemplo da valorização das cotas do fundo na Bolsa de Valores.
Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) permitem que o investidor que não conseguiria ter acesso a um imóvel de luxo sozinho, entre outros tipos supervalorizados, tenha uma fatia desses imóveis, lucrando junto com os demais cotistas.
Além disso, lembramos de que a gerência dos Fundos Imobiliários é feita por um administrador, o qual conhece muito bem o mercado. Portanto, mesmo que o investidor não conheça tanto sobre o assunto, terá alguém capacitado para gerir as cotas do grupo.

O melhor investimento

Quem prefere um investimento tradicional, fica mais tranquilo investindo em um imóvel físico.
Mesmo que demore um tempo maior para lucrar, pode valer a pena esperar a valorização e revender por um preço maior. Da mesma maneira, ganhar com o aluguel mensal, mesmo que o risco de perder o inquilino sempre o acompanhe.
Por outro lado, os investidores um pouco mais ousados devem olhar com atenção para os Fundos Imobiliários, podendo ganhar um bom dinheiro com os dividendos, sem ter de declarar ao imposto de renda. Os rendimentos mensais são uma realidade, desde que o investidor pesquise bem e invista em fundos imobiliários de credibilidade.

Os melhores investimentos são aqueles que se encaixam ao seu perfil de investidor. Para quem é mais conservador, as casas representam uma boa escolha.
Já os investidores que acompanham o mercado na Bolsa, os Fundos Imobiliários são uma boa opção.

O conteúdo foi útil para você? Aproveite para compartilhar com os seus contatos.