Há anos, os lojistas online esperam a Black Friday, considerado o dia mais importante do e-commerce. As vendas da Black Friday de 2020 passaram de 5,1 bilhões, valor 31% maior do que o mesmo período do ano de 2019, segundo levantamento da Neotrust/Compre&Confie. Conforme o estudo, foram realizadas 7,6 milhões de compras online na data, número 24,7% maior do que o registrado na Black Friday do ano anterior.

Por isso é necessário uma certa preparação para essa data tão significativa para as lojas virtuais. Para te ajudar com isso, separamos 16 estratégias que podem te ajudar a atrair e oferecer a melhor experiência para o usuário na Black Friday 2021, tanto na preparação, quanto no atendimento durante esse grande fluxo de vendas. 

Elabore uma pré-campanha Black Friday

Algumas marcas usam estratégias de pré-campanha e esperam incentivos e recompensas no mercado. Considere isso também. 

Esta ação pode aumentar a lucratividade e visibilidade do e-commerce e é uma ótima alternativa para lucrar com as compras da Black Friday 2021. As pré-campanhas são uma forma de “aquecer” os seus clientes com excelentes ofertas e promoções que aumentam a notoriedade da sua loja virtual . 

Crie metas e crie um plano de ação para o seu anúncio. Se você deseja colocar seus anúncios nas redes sociais, certifique-se de criar um calendário de conteúdo e agendar suas publicações com antecedência. 

Teste a jornada de compra da sua loja

Mais do que nunca, os consumidores online estão em busca de uma ótima experiência de compra. E isso pode realizar uma grande diferença para a Black Friday, sendo quase totalmente digital. Descubra como é o processo de compra online e como ele funciona em todas as fases do processo, desde a publicidade e promoções até o serviço pós-venda.

Uma parte muito importante da jornada de compras do cliente é o checkout. Esse pode ser o motivo pelo qual a maioria dos consumidores decide abandonar a compra. Priorizar conveniência e segurança significa oferecer aos seus clientes os benefícios que procuram, incluindo uma variedade de métodos de envio e pagamento, rapidez e transparência. 

Além de garantir uma transação segura, é muito importante fornecer todas as informações de que o comprador precisa para inserir os dados corretamente durante o processo de checkout. Repita todas as instruções necessárias, não apenas para entender como continuar, mas também para garantir sua política de devolução, formulário de contato, custos de envio e muito mais.

Tenha todo o time disponível e preparado

Em caso de imprevistos, mudanças de cargos, alta demanda de serviços e outras situações, certifique-se de que sua equipe está pronta para ajudar!  

Divida as equipes para evitar a falta de pessoal e permitir que os funcionários realizem as pausas necessárias. Equipes de quinta e sexta-feira manhã / tarde e noite / madrugada. 

Se você pernoitar, certifique-se de servir o jantar em nome da empresa. É importante lembrar dos custos adicionais por noite, por isso, descubra e organize qual equipe trabalhará durante a Black Friday.

Analise o que seus concorrentes estão fazendo para a Black Friday

Quando o público pensa na Black Friday, a primeira associação é um preço baixo e muitas oportunidades de pechincha. Se você está oferecendo um produto de valor desproporcional ao mercado, suas chances de vendê-lo são pequenas. 

Portanto, pense novamente, verifique e analise os preços dos seus concorrentes. Isso facilita a definição de preços e a determinação de estratégias para chamar a atenção do consumidor a preços atraentes. 

Porém, não se esqueça de revisar seu orçamento e perfil de e-commerce para tomar decisões finais mais precisas e informativas para o seu negócio. Analise previamente o valor da concorrência e conceda a si mesmo um desconto realista que beneficie você e o cliente. 

Opere e avalie os embarques e prazos de entrega dos principais concorrentes. Além do preço, esses dois fatores são os mais populares entre os consumidores online.

Ofereça vários Canais de Vendas

Também é essencial pensar em estratégias para trazer leads para sua loja virtual. Você deve estar mais que nunca em um momento em que os consumidores são inundados com anúncios por toda parte! 

Invista na Black Friday para garantir o sucesso de vendas. É ainda melhor se sua plataforma de e-commerce estiver integrada ao canal de vendas que você escolher usar.

Facebook:

O Facebook é um exemplo de canal essencial para sua loja. Além de ter um grande público, também é possível gerenciar anúncios de outras redes sociais por meio dela.

Instagram:

Outra rede é o Instagram. É também uma rede social com o mais alto nível de diálogo na Internet. O Instagram Shopping permite que você marque seus produtos com imagens anunciadas ou em vídeos Reels. 

Com um clique, os clientes podem ver o nome e o preço do produto. Caso tenha interesse, basta clicar no botão para abrir a página da sua loja virtual com mais informações e produtos relacionados.

WhatsApp:

O WhatsApp também pode ser usado durante a Black Friday. Atender clientes é ótimo, mas tenha cuidado para não se atrasar na resposta ou perder vendas!

Google Ads e Google Shopping:

O Google Ads e o Google Shopping estão repletos de promoções sazonais, especialmente na Black Friday. O Google Shopping mostra instantaneamente imagens e preços de produtos aos usuários da Internet. Por outro lado, o Google Ads está chamando a atenção do usuário porque o texto pode ter sido alterado para corresponder a essa data.

Marketplaces:

Claro, o Marketplace está ativo na Black Friday. Recomendamos que as lojas virtuais sempre ofereçam preços mais atraentes do que os produtos do mercado. Essa ação torna os preços menos competitivos.

No entanto, como mencionado anteriormente, os compradores da Black Friday são caçadores de pechinchas. Assim, ele pode conferir a loja que oferece o produto e garantir o preço mais barato no site.

E-mail marketing:

O e-mail marketing é outra ótima maneira de vender na Black Friday. Promoções, vantagens e frete grátis, o e-mail avisa o cliente que está disponível. Use uma boa estratégia para realmente chamar a atenção.

Além disso, a Black Friday é o momento perfeito para recuperar os carrinhos abandonados, notificando o cliente que o produto que ele buscava está em promoção ou teve um grande desconto. 

Valorize os clientes fiéis

Todos os proprietários de lojas virtuais sabem que a retenção de clientes custa muito menos do que a aquisição de novos clientes. E o melhor é que os clientes fiéis da sua loja muitas vezes voltam à loja para procurar novos produtos ou para substituir os antigos. 

Portanto, construir a fidelidade do cliente e valorizar aqueles que já são leais à sua marca pode ser uma ótima estratégia na Black Friday. Soluções como programas de fidelidade baseados em volume, brindes exclusivos e promoções são ótimas maneiras de perceber o valor de sua marca e cultivar relacionamentos com as pessoas que ajudam sua marca a crescer.

Relembre os clientes antigos sobre a sua loja

Outra maneira de obter muitas vendas da Black Friday em sua loja virtual e pelo resto do ano é continuar falando sobre sua marca com clientes mais antigos. 

Você deve enviar um e-mail com um vale-presente ou cartão de desconto para incentivá-lo. Isso mostrará que você sente falta dele e é um cliente importante. Portanto, é muito provável que um indivíduo decida pela compra.

Crie descontos para compras futuras

Essa é uma estratégia mais lucrativa para reter clientes que encontram sua loja na Black Friday, em vez de oferecer mais descontos do que outras lojas. Aumente seu ticket médio oferecendo cupons aos compradores que chegam na Black Friday. Você pode conseguir um desconto no seu próximo paraíso de compras: o Natal.

Aumente o prazo da Black Friday

Já faz um tempo desde a última vez que a Black Friday foi realizada na quarta sexta-feira de novembro. Geralmente os grandes e-commerces promovem várias extensões da Black Friday, quer um exemplo? 

Algumas lojas virtuais investem na Black Week, ou seja, uma semana inteira com valores diferenciados e com possibilidades exclusivas de compra. Outras investem em fazer promoções o mês todo, dividindo as semanas do mês em categorias de produtos.

Tenha um layout responsivo

Pesquisas revelam que o brasileiro passa 5,4 horas do seu dia no celular, ou seja, se seu site pode ser acessado de dispositivo móvel o seu cliente vai te achar. E, nessa altura, mora a importância de um layout responsivo. 

Certifique-se de que os compradores possam navegar e comprar com facilidade no seu e-commerce com seus dispositivos móveis, sem complicações. Para fazer isso, certifique-se de que sua plataforma de e-commerce oferece um layout responsivo.

Use um contador regressivo de promoção

Um contador de contagem regressiva pode ser uma maneira divertida de aumentar a atmosfera da festa e colocar os compradores em ação! É uma ótima maneira de dar aos seus clientes um senso de urgência e tornar as decisões de compra mais fáceis.

Tenha um SEO forte na Black Friday

Certifique-se de que seu site esteja atualizado sobre os problemas de SEO. O SEO é importante porque melhora a visibilidade e a classificação das páginas no Google. Verifique a tag de título do site, a meta descrição, as páginas de erro 404 e também suas URLs.

Prepare o atendimento para a Black Friday

Como a Black Friday tem apenas um dia, é imprescindível que o serviço satisfaça os usuários. Experiências ruins podem afetar compras futuras. Além disso, a Black Friday está em alta demanda, conforme esperado. Portanto, esteja preparado para fornecer suporte total para não perder uma venda. 

Lembre-se de que as lojas virtuais não são as únicas que oferecem promoções. Todos os seus concorrentes também estão tentando atrair clientes. Para você poder aumentar seus lucros, forme sua equipe e comece!

Também lembre de continuar aumentando o serviço um dia após a Black Friday, especialmente sábado e segunda-feira. Isso porque o volume de consultas, reclamações e trocas pode aumentar na proporção direta das vendas. 

Se a loja planeja estender a promoção até domingo ou segunda-feira, faça o mesmo com sua estratégia de atendimento.

Teste tudo antes da sua campanha de Black Friday começar

Antes da Black Friday, visite o site como comprador e verifique se tudo está funcionando corretamente, incluindo o processo de finalização da compra. A última coisa que você quer é uma crise ou disfunção na Black Friday, certo?

Faça uma pesquisa de satisfação pós Black Friday

Nosso conselho é aprender o que você pode melhorar com a Black Friday em negócios, categorias de produtos, preços, frete, consultas e muito mais. Por isso, use e abuse do e-mail marketing! Este é o canal perfeito para essa categoria de interação pós-venda.

Meça os resultados da campanha de Black Friday

Independentemente de seu objetivo, todas as campanhas promocionais têm o mesmo objetivo final: aumentar as vendas dos produtos e, consequentemente, gerar mais lucros para a empresa. 

Portanto, além de investir em promoções, é ideal também investir no monitoramento e análise do desempenho do estoque. Assim que a promoção for concluída, é muito importante extrair um relatório de resumo das melhores práticas para ajudá-lo a planejar suas próximas etapas. 

Além de destacar como funciona cada fase da campanha, os dados que coletamos ajudam a aumentar orçamentos, maximizar investimentos e manter o foco nas conversões finais.

Conclusão

O maior segredo de todos aqui, para uma Black Friday de sucesso é a preparação! Se você organizar a sua loja virtual e seus colaboradores com antecedência e explicar a importância desse momento, todos vão fazer o seu melhor para atingir os resultados. 

Focar nos benefícios que virão após esta grande campanha pode ser um motivador importante para a equipe se dedicar ainda mais e se preparar gradualmente para a Black Friday. Então, invista na informação e na organização, que sua loja virtual irá faturar muito na Black Friday 2021!

Conteúdo elaborado pela plataforma parceira WEBSTORE