A explosão do live commerce nos últimos tempos ganhou uma tremenda ênfase, principalmente, devido ao cenário vivido na pandemia, em que diversas empresas tiveram de se adaptar à nova realidade.
Assim, as pessoas não podiam sair de casa, deste modo o contato com os consumidores passou a ser uma dificuldade a ser superada. Desse modo, apareceram as lives, que eram bem comuns no setor de jogos, onde jovens assistiam ao gameplay dos streamers.
O advento da pandemia também fez com que as vendas onlines movimentassem mais de R$40 bilhões somente no ano de 2020. Isso significa que as pessoas passaram a assistir mais lives das empresas, bem como a comprar mais produtos nas plataformas online.
Então, a questão que se uniu foi necessidade e oportunidade. Pessoas em casa precisando de algo para fazer e empresas que precisavam vender. Esse foi o casamento perfeito, que teve sua lua de mel no primeiro ano, e terá uma longa união.
Então, o que é Live Commerce?
Live Commerce é um método que busca vender e divulgar um produto por meio de uma transmissão online. Então, uma empresa de refrigerador industrial, por exemplo, ao invés de divulgar o produto somente em seu site, expande sua atuação em lives nas redes.
Existem diversas plataformas para a realização dessas lives, porque cada uma delas atende a um determinado tipo de público diferente, o que acaba por contribuir com a imersão de uma forte comunidade que consome diferentes tipos de conteúdos.
O interessante de uma plataforma de live commerce é quando o consumidor consegue realizar a compra do produto dentro dela, ou seja, sem a necessidade de acessar outro site para finalizá-la.
Há também a possibilidade de assistir a live em segundo plano enquanto realiza a compra. De todo o modo, o sucesso delas se faz por gerarem receita, produzindo os mais diferentes tipos de conteúdos.
A principal característica é o entretenimento dessas lives, que tentam de diversas formas expor os produtos com algo interessante a ser assistido. Fazendo com que as pessoas que estão acompanhando a transmissão sintam necessidade de viver aquilo também.
E tudo fica bem mais fácil quando você pode ter isso somente com um clique naquela plataforma. Assim, os apresentadores com um camisa polo uniforme e acompanhados de um famoso fazendo as gincanas, pode ser uma forma interessante de ter o sucesso.
Para você que deve estar se perguntando que sucesso é esse, é bem simples, a venda do maior número de produtos possíveis em uma única transmissão.
Em comparação com a televisão, existem diversos canais que fazem esse tipo de anúncio com algum programa gravado que faz justamente essa interação com a pessoa que o está assinto e a compra do produto.
O diferencial é que para comprar o produto, normalmente, é solicitado que faça a ligação para o telefone que estiver na tela, enquanto no caso do Live Commerce é tudo feito pelo aplicativo da plataforma.
Veja os motivos para investir no Live Commerce
Os consumidores estão cada vez mais criteriosos ao realizarem uma compra, sendo que isso ocorre devido a curiosidade deles perante aos produtos. As pessoas estão estudando mais e buscam por referências na internet antes de realizarem alguma compra.
Isso tudo acontece pela real necessidade de se obter o melhor produto do mercado pelo menor preço possível, mas o interessante é que esses mesmos consumidores não querem perder tempo lendo textos grandes ou buscando por um vídeo de qualidade.
É como tirar o almoço da bolsa térmica marmita e colocar no microondas para esquentar, até que tudo fique pronto, é mais fácil comer na temperatura que estiver.
Inclusive, uma live commerce, com ajuda de um influenciador, pode atrair mais pessoas que não sabiam que ele estaria utilizando o seu produto. Além disso, é a própria empresa dando dicas e mostrando tudo do produto, de forma rápida e com qualidade.
Todas as necessidades de conhecimento desse consumidor são praticamente resolvidas unicamente na exposição de uma transmissão. E é agora que vem o xeque-mate, pois somente no Live Commerce que existirá aquela oferta exclusiva. Logo foi oferecido:
- Conteúdo de qualidade;
- Conteúdo divertido e interativo;
- Exposição e explicação do produto;
- Facilidade de compra;
- Preço combatente com o desejo do consumidor.
E com um pouco de sorte, você pode pegar aquelas pessoas que compram por serem impulsivas, lucrando um pouco a mais. Veja que as vendas eletrônicas estão cada vez maiores, pois as pessoas saem menos de casa para comprar algo.
Assim, você já começa a estruturar todo o seu negócio para o futuro e fica atualizado perante às necessidades e oportunidades que o mercado pode vir a oferecer. Deste modo tudo fica mais fácil de ser visualizado, expandindo até mesmo a sua área de atuação.
Então, essa ação pode ser como um boné de segurança, te prevenindo de um futuro incerto. Inclusive, existem propensões bem positivas com a chegada global do 5G, que expandirá a área de atuação de milhares de empresas, mas isso é outra conversa.
Montando a sua Live Commerce
Agora que já sabemos todos os principais pontos que precedem uma Live Commerce, chegou o momento de começar a fazê-la, de modo que seu negócio possa aproveitar de todos os benefícios já citados anteriormente.
Conheça o seu público
Praticamente toda ação promocional precede um estudo do público-alvo, isto ocorre devido à necessidade de montar um conteúdo que possa atingir ao máximo pessoas que realmente estão interessadas em realizar a compra dos produtos.
Quanto mais você entende para quem a sua empresa fala, maiores serão os resultados obtidos. É como tocar um instrumento, você precisa não apenas conhecer as notas, mas dominar o material que você está tocando.
Se você é um vendedor de piso vinílico em promoção ou está vendendo um curso especial montado para um público jovem, terá de moldar sua fala e suas ações para este público.
O lado positivo para todos os segmentos é que praticamente todos os brasileiros têm acesso a internet, então existe um grande mercado a ser explorado pela a sua empresa. Tenha bem definida a sua persona e atue para conversar diretamente com ela.
Escolhendo uma plataforma
A plataforma pode ser responsável pelo seu fracasso, portanto escolha uma que seja confiável e segura. Existem diversas plataformas de streaming, o que vai diferenciar é o maior ramo de atuação da sua empresa, seja no Youtube ou nas redes sociais.
Existem muitas empresas que estão montando lives fechadas como aulas no Google Meet, por exemplo, deste modo separam um público específico, que possa estar adentrando um local, fazendo, assim, a divulgação para eles.
Se o seu público for mais de nicho, porque você vende acessórios pet atacado, por exemplo, pode utilizar do YouTube e até o Instagram. Lembre-se de deixar a página de vendas bem ativa e funcionando para evitar problemas.
Defina metas alcançáveis
Definir metas alcançáveis faz parte de uma estratégia bem consolidada. É preciso ter uma noção do tamanho da empresa e do quanto se espera das pessoas que estarão acessando conteúdo. Deste modo, a empresa se prepara para as vendas.
É importante deixar a live bem divulgada antecipadamente, bem como observar a movimentação das redes. Existe também a possibilidade de pedir para que as pessoas preencham algo, para se ter noção do público.
Outro ponto é ter a ciência que um bom influenciador é capaz de trazer muitas pessoas para a sua live. Deixá-los como apresentadores ou participando do que você preparou, é uma forma bem interessante de chamar a atenção.
Você já deve ter visto empresas que têm fábrica de produtos de limpeza participarem de provas de reality shows, assim como empresas de refrigerante, cerveja, chocolate e automobilísticas.
Onde há a presença de pessoas famosas, existe uma empresa querendo colocar seu rosto para ser visto. Lembre-se, todo segmento tem uma pessoa que influencia outras, procure nas redes sociais.
Considerações finais
Vimos ao longo do artigo a força que uma live commerce gera nas empresas que querem divulgar seus nomes e vender o maior número de produtos. É quase que certo que se realizadas da maneira correta, possam existir a oportunidade de aumentar as vendas.
Um ponto importante é lidar com as épocas sazonais, isto é, datas comemorativas do ano, que podem ser utilizadas como forma de aumentar a venda da sua empresa. Imaginemos o Natal, porque não montar cestas natalinas de seus produtos e fazer uma live?
As oportunidades são muitas, basta você como empreendedor identificar a melhor brecha para conseguir aumentar suas vendas com as lives commerce.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.