Mobile first e mobile only, já ouviu falar sobre isso?  Ainda não é possível trabalhar todos os cinco sentidos de maneira online, porém, por meio do mobile first e mobile only pode-se estimular o comprador explorando a interatividade com a iluminação, cores, som e conteúdo de um site ou aplicativo. Isso ajuda a demonstrar como usar o produto e humaniza o máximo possível a sua loja virtual para envolver emocionalmente o consumidor e alavancar as vendas. 

Conforme matéria publicada pela Folha, o Brasil é o país com mais smartphones conectados da América Latina. Os celulares ativos ultrapassaram o número da população brasileira. Em 2017 havia mais de 234 milhões de conexões e o tráfego de dados via mobile aumenta próximo de 50% a cada ano, ou seja, o índice só tende a subir. 

Assim, a premissa é oferecer, além de ótimos produtos, uma experiência marcante para o seu e-consumidor. Não sabe como proporcionar uma nova usabilidade? Então continue a leitura e entenda como utilizar o mobile first e o mobile only!

Definição de mobile first  

Mobile first traz o conceito que, primeiramente, o desenvolvedor deve pensar no sistema para o celular e só depois o criará para desktop ou notebook. Mas por que da tela menor para a maior? Segundo o seu criador, Luke Wroblewski (diretor de produtos do Google), um site é feito para rodar em desktop trazendo consigo muitas informações e componentes, dificultando, então, que o mesmo tenha bom desempenho em um celular. 

Ao fazer o desenvolvimento pensando na versão mobile muitos desses elementos são eliminados, deixando as informações imprescindíveis, tornando-o mais leve e mais fácil de ser aplicado no desktop — e de navegar por parte do usuário em ambos. O profissional de tecnologia da informação terá de dar atenção a uma arquitetura de informação, usabilidade e acessibilidade facilitada. 

Para Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil em entrevista ao Jornal do Brasil, já existe uma tendência mundial de “mobile first” que, em três anos, deve evoluir para “mobile only”. Resumindo, o sistema que era desenvolvido para celular e desktop, no mobile only será criado apenas para celular. 

Agora é a vez do mobile only

O mobile only é a evolução do mobile first. As previsões é que os consumidores usarão somente os dispositivos móveis para fazer compras no varejo online devido a sua mudança de comportamento e falta de tempo.

Outra vantagem é que, pelo mobile only, o proprietário da loja virtual terá mais informações sobre os seus consumidores como: localização, onde trabalha, aplicativos que mais usam, quais são os seus gostos etc. Podendo, assim, direcionar os seus produtos e ofertas conforme os comportamentos deles. A loja virtual direcionada para o celular se torna uma fonte rica de informações sobre os compradores tornando o marketing mais assertivo.

Esses dados demonstram ainda tendências e padrões que permitem criar uma variedade de campanhas de engajamento para dispositivos móveis que envolvem os seus clientes no momento que estão interagindo com o celular. Os e-consumidores esperam ser tratados individualmente, de forma personalizada e em tempo real.

Projeção de Mercado 

O Instituto de Pesquisa Ipsos junto à plataforma de pagamentos Paypal revelam que as compras online via smartphone, no período de 2016 e 2017, sofreram um boom estimado de mais de 60%  indo de R$ 26 bilhões para R$ 41,8 bilhões. A Ipsos também estimou crescimento nas compras via smartphone que devem crescer 36% em 2018, 35% em 2019 e 34% em 2020 (batendo os R$ 103 bilhões). 

Para você que busca crescimento ou mesmo investir em uma loja virtual, diante desse mercado tão promissor, é preciso contratar profissionais capacitados que entendam dos dois conceitos  além da experiência do usuário e das tendências de negócios. Pense que um e-commerce bem-feito renderá muitas vendas e um consumidor fiel.

Ficou com alguma dúvida sobre mobile first e mobile only? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco que teremos muito prazer em lhe explicar.