O comportamento do consumidor vem mudando com o passar dos anos e todas as transformações que sofremos na sociedade. Porém, o fato é que a pandemia de covid-19  teve um impacto muito forte com mudanças agressivas.

A pandemia transformou drasticamente o mundo como conhecíamos até então. Com o avanço da doença, o isolamento tornou-se cada vez mais rígido e do dia para a noite não podíamos sair de casa, nem ao menos para comprar papel higiênico rolão. Com isso, sofremos modificações em diversos setores, como:

 

As empresas se viram na obrigação de modificar seus processos para que fosse possível entender as preferências do consumidor. Isso, inclusive, foi crucial para manter os negócios funcionando.

Agora, no ano de 2023, nós já estamos voltando para as nossas rotinas, mas é evidente que todas as mudanças que foram provocadas pelo distanciamento irão permanecer em nossa sociedade, algumas mais adaptadas a outras, como em tempos pandêmicos.

Veja a seguir quais dessas informações ainda farão parte de nossas vidas, principalmente no que diz respeito ao perfil do consumidor. Confira!

A pandemia mudou o comportamento do consumidor?

Há mais ou menos 3 anos atrás, quando os casos de covid-19 foram identificados no país, os governos tomaram algumas medidas para evitar a proliferação de doenças. Com isso, ocorreu o fechamento dos comércios considerados não essenciais.

Dessa forma, os lugares que permaneceram abertos eram aqueles que se tornaram essenciais para a vida, como unidade movel de saúde, postos policiais, farmácias, supermercados, enfim, tudo que não se entrasse nisso foi fechado.

Essa medida foi essencial para evitar a proliferação da doença, ainda mais em um contexto em que as vacinas ainda não eram uma realidade, gostassem ou não as pessoas ficaram em quarentena em suas casas.

Porém, o que fazer caso as pessoas precisassem comprar uma estaca prancha, por exemplo, é justamente nesse cenário que o perfil dos consumidores começou a se modificar, pois tudo passou a ser feito de maneira virtual.

Com isso, as pessoas não precisavam sair de suas casas e correr o risco de se contaminarem. Tudo era feito através de sites ou aplicativos de conversas. Assim, você conseguia fazer a negociação e o pagamento, aguardando apenas a entrega.

Isso foi importantíssimo para fazer com que as empresas não fechassem suas portas. Além disso, foi instaurado o trabalho a distância. Dessa forma, era possível manter um escritório de análise de água, por exemplo, mas com os funcionários cada um em suas casas.

Essas mudanças alteraram o comportamento do consumidor. Afinal, suas rotinas foram completamente modificadas e a sociedade como um todo teve que se adaptar a essas mudanças.

Dados sobre o consumidor na pandemia

As mudanças que a pandemia gerou na sociedade são evidentes, mas para te ajudar a entender melhor, trouxemos alguns dados que comprovam essas transformações.

De acordo com o levantamento realizado pela Criteo, em que foram entrevistados mais de 13 mil consumidores e 14 mil varejistas, as vendas online aumentaram 30% na América, porém, no restante do mundo, esse número chegou a 17%.

Trazendo essa pesquisa para o nosso país, os consumidores incluíram essa prática em suas vidas, fossem as pessoas mais velhas que procuravam por mantimentos ou até mesmo as grandes corporações buscando por luvas epi.

Aqui no Brasil, das pessoas analisadas, 80% delas pretendem continuar comprando de forma online nos feriados e datas comemorativas, já 67% declaram que descobriram novas maneiras de compra online e irão manter esse hábito.

A compra online proporciona aos consumidores mais comodidade. Assim, eles não precisam se deslocar para comprar produtos ou contratar serviços, como de caminhão poliguindaste ou aulas de yoga, tudo pode ser feito através do celular.

O movimento de compras online já era bem forte em nosso país, mas a pandemia, sem dúvidas, acelerou esse processo, fazendo com que todas as pessoas tivessem acesso a essas plataformas, mostrando como tudo pode ser simplificado.

Todas essas mudanças no comportamento do consumidor, reflete em outras atividades do cotidiano. Essa pesquisa mostrou que 46% das pessoas irão manter o home office como modelo de trabalho fixo.

A pandemia também mudou a forma como exercemos, se antes precisávamos sair da nossa rotina e ir até uma academia ou a um espaço para realizar atividades físicas. Hoje, é possível fazer tudo de forma online.

Essa pesquisa, inclusive, mostrou que 50% das pessoas afirmam que irão continuar se exercitando em casa. Afinal, é bem mais simples e cômodo, pois você consegue fazer tudo do conforto do seu lar.

No caso de podermos eleger a grande transformação que a pandemia de covid-19 trouxe para a sociedade, sem sombra de dúvidas, seriam os avanços tecnológicos e a possibilidade de realizar diversas tarefas de forma online, seja consultas com psicólogos, compras, etc.

Principais hábitos percebidos durante a pandemia

Saiba que as mudanças de hábito dos consumidores não dizem respeito apenas às compras onlines, existem outros pontos importantes para se destacar. Afinal, foram intensas mudanças e as pessoas passaram muito tempo em casa. 

Um ponto que podemos destacar é o consumo consciente e local. Isso porque, as pessoas não podiam sair de casa. Com isso, elas passaram a consumir de lojas e empresas que ficam perto de seus lares.

Isso fez com que essas pequenas empresas pudessem aproveitar esse movimento e desenvolvessem os seus negócios. Veja a seguir mais exemplos dessas mudanças.

Compromisso das empresas com funcionários

A pandêmia afetou a vida de todos, seja na questão financeira ou psicológica. Com isso, as empresas entenderam que para continuar funcionando, elas precisam cuidar de seus funcionários, adotando medidas de proteção.

Isso coincidiu com o consumo consciente dos consumidores, e as pessoas começaram a observar quais empresas se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores, influenciando assim em sua decisão de compra.

Segundo dados das mesmas pesquisas dos entrevistados que foram questionados por esses fatores, 82% declararam que passaram a avaliar se as marcas se preocupam com a saúde financeira e mental dos seus funcionários, antes de comprar seus produtos.

Cursos online e escolas

Com o isolamento social, as pessoas passaram muito tempo em casa, isso estimulou com que elas procurassem cursos online, seja para preencher o tempo vazio ou para ocupar a cabeça com coisas que não fossem notícias sobre milhares de mortes.

Esse aumento do interesse do público, fez com que as instituições de ensino percebessem que isso era uma tendência. Na pandemia, tudo era feito de forma online, mas hoje esses cursos já podem ser feitos de forma híbrida.

Com isso, a pessoa aprende a parte teórica de forma online, comparecendo na instituição apenas para aulas práticas como examinar células em uma lâmina para microscópio, ou colocar um programa de rádio no ar.

Essa mudança no ensino não é importante apenas para a comodidade dos estudantes que podem estudar de qualquer lugar, mas graças as exigências de aulas online com diversas ferramentas tecnológicas que foram incorporadas aos estudos.

Planejamento financeiro

A pandemia pegou todos de surpresa, se antes um vendedor de mourão de concreto, conseguia tirar um valor x devido a sua comissão, com a pandemia, ele precisava torcer para conseguir vender seus produtos.

Isso acendeu um alerta vermelho às pessoas, fazendo com que elas se preocupassem mais com suas finanças e terem um maior controle de suas compras. Afinal, não podemos prever quando seremos surpreendidos por uma pandemia.

Tendências para o período pós-pandemia

Graças a vacinação, hoje, nós podemos respirar mais aliviados e enxergar a pandemia de covid-19 como um capítulo obscuro de nossas vidas, mas o fato é que as mudanças que ocorreram nesse período irão permear durante muito tempo.

A empresa global Euromonitor International realizou um levantamento que nos mostra as as principais mudanças que irão ficar após o período pandêmico, esses resultados usam como base esse estudo, que são:

 

Essas são mudanças que ocorreram com a pandemia, mas que fazem parte da nossa vida atualmente, qualquer grande impacto na sociedade seja positivo ou negativo, causam mudanças no comportamento de todos.

Isso não significa que estamos vangloriando o período pandêmico, apenas mostrando todas as transformações que ocorreram e como elas podem ajudar nossas vidas, mesmo nesse período após a doença.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.