Falar em phygital é tratar do presente e do futuro da publicidade, de forma que as agências de comunicação precisam entender esse conceito para fazer boas estratégias para seus clientes.

O avanço da tecnologia trouxe uma série de suposições por parte de muitos profissionais e da população em geral, e uma delas diz respeito à substituição total do meio físico pelo online.

Nesse cenário, praticamente tudo seria feito pelo computador, de forma que comprar algo pessoalmente se tornaria uma ação do passado, e as lojas virtuais dominariam completamente o mercado.

Mas não é exatamente isso que está acontecendo, e é aqui que surge o conceito de phygital. Vamos aprender mais?

Compreenda o que é phygital

Phygital é uma palavra que junta os termos “physical” (físico) e “digital”, envolvendo esses dois universos, na experiência do consumidor e tornando-a mais especial e atrativa.

É importante que as empresas de terraplenagem e locação de máquinas, assim como outros segmentos, pensem em ações de marketing 4.0 para alcançar seus clientes antigos e em potencial.

É preciso considerar também as múltiplas plataformas disponíveis, e também o bom relacionamento com o consumidor.

O que é uma estratégia phygital?

Uma boa estratégia phygital reúne o melhor dos recursos físicos e digitais à disposição do seu negócio. Um cliente pode escolher um meio para fazer sua compra, ou utilizar ambos ao mesmo tempo visando uma melhor experiência.

Nesse sentido, é muito importante que a organização conheça seu público, saiba quais sãos seus hábitos de compra, entenda suas preferências e compreenda como capturar a sua atenção.

Algumas pessoas são mais estimuladas quando estão em contato com uma peça, fisicamente, e outras preferem escolher a distância.

Para avaliar o que melhor funciona para o público de sua empresa administradora de condomínios, comece considerando suas avaliações online e offline, considerando suas sugestões e corrigindo eventuais reclamações.

Então comece a alterar suas táticas de abordagem, conforme os resultados obtidos na primeira fase e com os objetivos que você pretende alcançar. Por exemplo, você pode querer atingir um público maior, mas sem sobrecarregar as suas lojas físicas.

Ou pode querer aumentar o movimento da loja, sem abrir mão do e-commerce. Em qualquer caso é necessário que você se concentre em estabelecer uma relação humanizada e próxima de seu público.

Se o seu cliente estiver somente buscando um produto, ele vai encontrá-lo em sua loja digital. Mas se procura em sua loja física é porque busca uma experiência, uma atenção personalizada e uma abordagem amigável.

Considere levar essa mesma abordagem para o ambiente digital, onde o cliente tem a opção de ir direto ao produto que ele precisa, como casas de isopor, ou acionar a ajuda de um atendente online.

Como a empresa pode se beneficiar do phygital?

O phygital beneficia empresas de muitas formas. Há algum tempo as pessoas não conseguiam imaginar como comprar uma mercadoria do outro lado do mundo e recebê-la na porta de casa. Hoje, isso é usual.

Não se pode ignorar a importância de combinar essas duas abordagens, física e digital, para estreitar e qualificar o relacionamento com os consumidores.

Você deve também aproveitar os benefícios financeiros que isso provoca, como o maior faturamento e uma redução expressiva em alguns custos. Devido a uma experiência que pode ser personalizada e traçada de forma única para cada perfil de cliente de forma específica.

O seu empreendimento deve investir em uma boa inteligência de dados, no machine learning e em outras ferramentas tecnológicas que deem suporte ao processo em sua empresa de eletrodo de ignição para queimadores.

Nesse sentido, os supermercados foram ágeis em entender isso. Muitos começaram a perceber que os perfis dos seus clientes variavam entre aqueles que preferiam pequenas compras semanais e outros que mantinham grandes compras mensais.

Então passaram a disponibilizar ferramentas digitais que permitissem o pedido e a entrega dos itens diretamente em casa, oferecendo descontos e ofertas exclusivas em clubes online.

O phygital dá visibilidade às empresas, facilitando com que as pessoas a conheçam melhor. Quando uma marca alcança, informa e resolve o problema dos clientes, eles passam a confiar em você, iniciando um relacionamento sólido.

Usando canais integrados, você pode retroalimentar todo esse sistema de captação e fidelização do público.

Isso é possível devido à coleta e gerenciamento dos dados sobre o comportamento de compra e a jornada do consumidor de sua empresa de montagens e manutenção industrial.

Entenda os impactos do phygital na área de comunicação

Existem muitas discussões sobre as tendências de marketing e como se adaptar a elas para não perder espaço. No mercado da comunicação, essa corrida precisa ser rápida, pois todo dia surge uma novidade diferente.

Uma agência que não se atualiza acaba dando lugar para outras empresas que conseguem promover ações verdadeiramente diferenciadas para seus clientes. Nesse sentido, o phygital traz novos tipos de abordagens e direciona grande parte das ações no meio comunicacional. 

Promover ações de marketing que integrem ações digitais

Quanto aos impactos nas áreas de comunicação, podemos ressaltar que o phygital traz novidades que prezam pela intensidade.

Se um simples anúncio em uma revista já impactava milhões de consumidores, hoje ele deve ser pensado também para a internet e diferentes redes sociais.

Hoje em dia, é preciso ser mais criativo, ao mesmo tempo em que foca em consumidores e gerações bem diferentes umas das outras.

O que funciona para um, pode não funcionar para o outro, por isso é tão importante haver integração e cuidado com todos os processos.

As ações de marketing presenciais também já não podem ser mais as mesmas. Elas precisam contar com componentes tecnológicos que se conectam com o cliente, contribuindo para encantá-lo ainda mais,

Óculos de realidade virtual, inteligência artificial, entre outros recursos semelhantes, podem ser uma boa escolha para sua empresa de impermeabilização com manta.

Engajar personas em diferentes canais de comunicação 

Antigamente as pessoas eram vistas de uma forma muito mais homogênea. As classificações giravam em torno de informações como:

Atualmente, com mais estímulos ao desenvolvimento de uma personalidade única e ao autoconhecimento, as pessoas têm cada vez mais vontades e desejos singulares e próprios, mostrando a necessidade de engajá-los de diversas formas.

Por exemplo, um mesmo indivíduo pode gostar de ler o jornal pela manhã, e ser um usuário assíduo de redes sociais, utilizando-as como mais um meio de entretenimento e informação.

Em ambos os locais, esse consumidor procura tipos de abordagens, e até mesmo interações diferentes. Por esse motivo, é preciso dominá-los e oferecer todas as opções para o público de sua empresa de barra chata inox.

Dessa forma, ele verá a marca em todos os lugares possíveis e a capacidade da empresa de marcar presença em diferentes meios é potencializada, conforme as exigências de cada meio. Isso está totalmente relacionado ao conceito de omnichannel. 

Aprofundar-se nos hábitos e nas necessidades dos clientes 

Certamente você já percebeu que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Se antes uma das únicas respostas requeridas pelos clientes era a entrega de resultados, agora esses resultados precisam estar junto de um bom atendimento, ações criativas, entre outros.

Justamente por isso as empresas precisam enxergar quem é, de fato, o seu cliente, bem como deve ser a postura das agências que as atendem.

É necessário pesquisar mais sobre quem são as pessoas que estão adquirindo o serviço ou produto da organização, o que eles realmente desejam, do que gostam, etc.

Não podemos mais pensar em estratégias de marketing sem conhecer profundamente o público, sob pena de fazer algo que desagrade por completo e até manche a imagem da marca.

Um exemplo bem-sucedido de tudo isso é o UX Design (User Experience Design), que fornece um design planejado para atender em cheio as necessidades dos usuários nas mais diferentes plataformas.

Saiba como o phygital está transformando o mercado

Após entender o que é phygital, vamos falar sobre como esse conceito está modificando o mercado como um todo. Afinal de contas, atualmente não é muito comum ver grandes empresas atuando somente em um meio.

Pense no exemplo da Amazon, que oferece, ao mesmo tempo, livros online e livros impressos. Com isso a empresa atinge não somente tipos de consumidores diferenciados e específicos, mas também um mesmo indivíduo que busca experiências diversificadas.

Sua empresa de aluguel de andaimes valor deve saber que essa é uma das tendências de atendimento ao cliente: integrá-lo de todas as formas e com diversas ferramentas existentes, preenchendo suas demandas de forma completa.

Considerações finais

O fato é que o phygital chegou para ficar. É fundamental que as agências pensem em ações tendo como plano de fundo esse conceito. Afinal, o futuro da publicidade se encontra exatamente nessa mescla, que envolve dois universos, o online e offline.

Esses universos contam com diversas particularidades, mas também são repletos de potencialidades e de pontos em comum.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.