Ter um espaço para publicar conteúdos com temas relacionados aos produtos de uma loja virtual, é um tipo de ação capaz de aumentar o engajamento dos clientes de um e-commerce, colocando-o em um posicionamento de destaque dentro das ferramentas de busca tais como o Google.
Além disso, a utilização de um blog é essencial para que os consumidores e visitantes de um comércio eletrônico entendam melhor sobre os produtos em que estão interessados.
Por essa razão, tendo em vista que um e-commerce é uma modalidade de negócio que está quase que totalmente inserida dentro da internet, é importante que ele saiba se posicionar no mundo digital.
Com isso, o texto abaixo busca falar um pouco mais sobre o uso de blogs para o e-commerce, procurando abordar a importância deles para negócios virtuais de diferentes segmentos.
O que caracteriza um blog?
Um blog consiste naquele espaço em que alguém pode postar conteúdos sobre assuntos empresariais ou pessoais. Para as empresas, os blogs se caracterizam, basicamente, como uma plataforma de contato com os consumidores e potenciais clientes (leads), colaborando para a geração de novas negociações.
Na área dos e-commerces, os blogs são uma maneira de expor os conteúdos produzidos pelas lojas com o intuito de conquistar a atenção do leitor e deixá-las informadas a respeito dos produtos ou serviços oferecidos. Desse modo, um e-commerce que vende móveis em aço inox, por exemplo, pode pensar em utilizar o blog como uma forma de falar mais sobre os seus móveis oferecidos, fazendo descrições do produto e, até mesmo, oferecendo dicas de como combinar com a decoração de uma casa.
Mas, por que os blogs funcionam?
Usar blogs é uma maneira de aumentar o tráfego de visitantes dentro do site de um e-commerce. Para isso, os blogs costumam desenvolver conteúdos de forma que alcance o público alvo no lugar e no momento certo, buscando tirar as dúvidas e necessidades das pessoas.
Caso alguém que trabalha em depósitos, por exemplo, e está precisando escolher novos rolamentos de torre para empilhadeira, essa pessoa pode consultar o blog de um e-commerce para saber qual modelo é o mais apropriado para a situação. Dessa maneira, tal loja virtual abre uma brecha para que esse visitante conheça mais sobre a empresa e os seus produtos.
As vantagens de se ter um blog
O blog não estaria sendo uma ferramenta de grande sucesso caso não oferecesse vantagens importantes para os e-commerces em geral. Portanto, todos esses benefícios serão apresentados a seguir.
1) As chances de efetuar uma venda aumentam
O blog possui a capacidade de convencer o público consumidor a comprar de uma determinada loja através da demonstração de autoridade no assunto. Portanto, os blogs precisam se basear, principalmente, na ideia de que “a primeira impressão é a que fica”, já que é assim que um consumidor enxerga uma determinada empresa como melhor do que as outras.
Para exemplificar isso, pode-se pensar em uma fabricante de telhas. Ao desenvolver um artigo sobre telha termoacustica, pode conquistar uma imagem de profissionalismo e experiência caso o conteúdo esteja bem escrito, facilmente compreensível e capaz de resolver todas as dúvidas e necessidades dos leitores.
Seguindo a lógica de que um e-commerce precisa ser especialista na área em que atua, recomenda-se que ele invista em postagens que falem sobre os produtos mais recentes e conhecidos, procurando oferecer visibilidade a eles e àqueles que ainda irão ser lançados.
Além disso, é possível embasar a qualidade de um e-commerce por meio da entrevista de consumidores satisfeitos com a sua aquisição. Com isso, compõe-se uma imagem positiva ao redor de toda a marca.
2) Há um incremento no tráfego do e-commerce
O intuito principal dos blogs é atrair as pessoas para dentro do e-commerce, auxiliando na captação de mais vendas. Isso é feito através das estratégias de SEO, capazes de ampliar a visibilidade de um e-commerce.
SEO (Search Engine Optimization) é uma sigla cujo significado em português é “otimização para motores de busca”. Este conceito busca melhorar o posicionamento de um site dentro de ferramentas de busca tais como Google, Yahoo, Bing, entre outras. Ou seja, quando um engenheiro, por exemplo, pesquisa no Google “conserto de gerador de energia em São Paulo”, os sites que possuem um bom desenvolvimento de técnicas de SEO são os primeiros a aparecerem na página de resultados.
Mas, como eles fazem isso?
O principal ponto que posiciona sites com maior evidência durante uma pesquisa é a produção de conteúdos em um blog. Isso porque, quanto mais postagens são feitas dentro de um site, maior é a visão que os buscadores têm a respeito dele, já que tais postagens indicam que um e-commerce está em intensa atividade.
Portanto, um fornecedor de grama, por exemplo, pode investir em diversos conteúdos falando sobre as vantagens da grama daquela empresa, os tipos de grama, onde aplicá-las. É importante também, saber uma forma de aparecer com mais frequência dentro dos resultados de pesquisas. Contudo, existem outros fatores que também fazem parte das estratégias de SEO, tais como:
- O layout de uma página;
- A facilidade da leitura;
- O uso de palavras-chave;
- A qualidade do conteúdo;
- Entre outros.
Outro detalhe importante é que um número grande de conteúdos dentro de um blog faz com que um e-commerce apareça em vários momentos aos usuários. Esse é o caso de empresas de manutenção industrial, por exemplo, as quais postam uma grande quantidade de conteúdos sobre uma variedade de assuntos, abordando os tipos de manutenção, as máquinas que podem ser consertadas, entre outros. Isso faz com que, independente do que a pessoa esteja procurando, ela encontre aquela mesma empresa.
A publicação de conteúdos precisa ser feita de maneira constante sempre com bastante qualidade para que o leitor seja plenamente atendido. É possível montar um calendário de postagens para pré-definir tudo o que será feito no decorrer do tempo.
3) Os blogs abrem portas para as mídias sociais
Conteúdos e textos de alta qualidade possuem grandes chances de serem compartilhados dentro de outros canais, tais como as redes sociais, permitindo que usuários possam publicar, comentar e avaliar conteúdos produzidos por um determinado e-commerce.
Tudo isso favorece a visibilidade das lojas virtuais dentro de novos espaços. Dessa maneira, uma empresa que produz elástico para pasta, por exemplo, pode ganhar uma atenção extra dentro das redes sociais, permitindo que os seus conteúdos sejam levados até o consumidor, e não o contrário.
Além disso, uma das características das redes sociais e que torna esse meio de comunicação tão importante nas plataformas como o Facebook ou Instagram permitem que ocorra uma segmentação de públicos de acordo com a análise feita por algoritmos a respeito dos gostos dos usuários.
Assim, é muito mais provável que um engenheiro receba postagens sobre arruela lisa, por exemplo, do que assuntos de automóveis, caso este não for um interesse.
Tendo em vista essa importância das redes sociais, um e-commerce pode pensar em investir em mais estratégias que também são extremamente úteis para gerar uma conectividade maior com o público consumidor.
Desse modo, pode-se compartilhar vídeos, infográficos, artigos mais aprofundados, entre outros tipos de conteúdos que desenvolvam maior interesse por parte dos usuários.
Com isso, um e-commerce é capaz de estender o seu poder de influência para fora dos limites das ferramentas de busca.
Não restam dúvidas de que os e-commerces podem ser altamente beneficiados por meio dos blogs, uma ferramenta cada vez mais popular nos dias de hoje.
É através da produção de conteúdos que as empresas conseguem desenvolver uma nova dinâmica. Portanto, o mais importante, agora, não é fazer propagandas e encher a tela do computador dos usuários com anúncios, mas sim fazer com que ele crie interesse para aquilo que está sendo sutilmente mostrado, colaborando para a manutenção de uma relação consumidor-marca mais saudável e pautada na confiança.
Dessa maneira, uma série de e-commerces são capazes de conquistar maior visibilidade e poder dentro do seu mercado, colaborando para o destaque de certas empresas diante dos seus concorrentes virtuais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.