Muitas pessoas têm em mente que um e-commerce de sucesso depende de uma boa estrutura, de recursos modernos e estratégias bem pensadas. Mas, na verdade, a credibilidade também é essencial, e para isso, é preciso ter a avaliação de clientes

É por meio da credibilidade que as empresas começam a crescer no segmento, afinal, os consumidores da marca já estão cientes de como todo o processo funciona. 

A partir do momento em que e-commerce passa a se preocupar com o feedback dos clientes, automaticamente, o negócio tem uma visão sobre o que os consumidores pensam sobre o seu serviço. 

Dessa forma, o gestor responsável sabe o que foi agradável e deve ser reforçado, e o que foi desagradável e precisa ser melhorado. 

Trata-se de uma prática que pode ser aplicada, por exemplo, por uma empresa de consultoria recrutamento e seleção, que investe em ter um site bem estruturado, mas não sabe se os seus serviços estão sendo bem ofertados para os clientes. 

Mas afinal, o que de fato é uma avaliação de cliente? Qual o conceito que está por trás desse tipo de sistema? Entenda:

O que é o sistema de avaliação?

O sistema de avaliação de clientes pode ser definido como uma funcionalidade muito útil para quem vende online, afinal, o gestor saberá qual o desempenho dos serviços que são prestados. 

É através dessa avaliação, que o e-commerce passa a saber quais são os pontos positivos e negativos na visão do cliente, para que melhorias sejam feitas baseadas nas avaliações dos consumidores. 

Por que ter a avaliação de clientes?

Independentemente do ramo do negócio, o uso desse tipo de ferramenta permanece sendo importante. 

Em outras palavras, ter a prática de saber qual a avaliação do seu cliente, pode fazer até que as suas estratégias de SEO melhorem, aumentando a chance do seu site aparecer em pesquisas do tipo “camisa brim uniforme preço”, por exemplo. 

A relevância dessa ferramenta está conectada diretamente com a evolução, isso porque a grande maioria das empresas buscam evoluir constantemente. 

Além disso, a avaliação permite que a empresa ganhe mais reconhecimento na área em que atua. Quanto maior for o reconhecimento, mais chances a empresa tem de ser uma organização dominante na área. 

Ou seja, ser uma assessoria contábil para abertura de empresa dominante no mercado, significa que esse negócio irá lidar com a maior demanda da área.

O que também nos leva para a importância de uma empresa estar bem estruturada para conseguir executar o seu trabalho da melhor maneira possível. 

É interessante dizer também que a relação entre a empresa e o consumidor, também passa por melhorias. Em outras palavras, a marca passa a ficar mais próxima do seu cliente, o que é essencial para o desenvolvimento de novas estratégias. 

Uma vez que o cliente fica satisfeito com a compra e com a experiência que teve com a marca, o nome do seu e-commerce passa a ser bem-visto, aumentando as chances de atingir outras pessoas. 

Dentro do cenário corporativo, conseguir clientes de maneira orgânica, que possui interesse em erp para controle de estoque, por exemplo, é essencial para que os resultados sejam mantidos saudáveis.

É justamente esse tipo de público, que possui mais chances de serem fiéis aos seus serviços. 

Quais são as vantagens?

Até aqui, você já pôde notar algumas vantagens que a aplicação da avaliação pode proporcionar, contudo, os benefícios são diversos. Confira agora, os principais pontos positivos dessa ferramenta:

Identificação de falhas

Quando um cliente faz a avaliação do seu serviço, fica fácil identificar algumas falhas que podem acontecer no processo da venda. 

É por meio das falhas, que uma empresa de plástico bolha pode conseguir melhorias, ou seja, antes mesmo de investir em novas ferramentas, o ideal é que o primeiro passo a ser feito é a correção de falhas. 

Através do feedback dado pelo consumidor, você tem em mãos todos os pontos que precisam ser melhorados no seu e-commerce. 

Fidelização dos clientes

Quando um serviço é bem avaliado, é natural que uma empresa construa, com o tempo, uma base de clientes fiéis aos serviços prestados. 

O consumidor que recebe um bom atendimento, é um consumidor feliz e que se sentirá valorizado e seguro, a ponto de querer comprar novamente com a sua empresa. 

Portanto, nunca é demais reforçar a importância de uma experiência positiva do cliente, afinal, é por meio dela que parte do reconhecimento do seu negócio será construído. 

Aumento de ticket médio

Quando o cliente retorna com uma certa frequência para comprar novamente o seu serviço, naturalmente, o seu ticket médio passa a ser maior.

O que é essencial para uma empresa de criação de softwares ou negócios semelhantes que dependem indiretamente ou diretamente de vendas. 

Redução do custo de aquisição de clientes

Muitas empresas que estão empenhadas em ser diferente no mercado, sabem que atrair novos clientes é mais caro do que manter os que já existem. 

Dito isso, focar as estratégias da sua empresa nos clientes que já se identificam com a marca, a partir das avaliações e feedbacks, fará com que o seu e-commerce tenha um faturamento maior. 

Mas a pergunta que fica é: como esse faturamento pode aumentar? 

A resposta para esse tipo de dúvida é simples, isso porque o cliente antigo já conhece o seu serviço e confia na sua marca, assim, investir nesse mesmo cliente de maneira inovadora, fará com que ele compre e volte com frequência. 

De certo modo, esse tipo de investimento é o mais seguro dentro desse contexto, afinal, um cliente que já possui interesse sobre sistema de emissão de nota fiscal, ou já contratou o serviço, tende a querer, posteriormente, outros serviços complementares. 

Quais são as formas para usar a avaliação?

No geral, há várias maneiras que você pode adotar para coletar o feedback dos seus consumidores. Os principais são:

Contudo, dentro do contexto deste artigo, há duas maneiras que a avaliação pode ser aplicada na sua empresa, tanto por parceiros, ou de forma nativa. Quais são as diferenças entre elas? Entenda:

Avaliação através de parceiros

A avaliação de clientes feita através de parceiros, ocorre por meio da plataforma de um determinado parceiro de sua loja como um espaço livre para que o consumidor possa colocar suas considerações sobre o serviço prestado. 

Para exemplificar melhor, podemos citar grandes exemplos de plataformas destinadas a esse tipo de prática, como o Ebit e o Trustvox, sites em que o consumidor tem total liberdade para falar sobre a sua experiência com determinada loja. 

De acordo com estudiosos dedicados a plataformas de avaliação, normalmente, as empresas preferem optar por essa opção devido ao fato de ser menos trabalhosa. 

Contudo, é importante ressaltar que nessa maneira de avaliar, quando o usuário deixa a sua avaliação sobre o serviço, ela não aparece ranqueada no Google. Em outras palavras, a avaliação fica somente na loja. 

Avaliação nativa

Sendo bem direto, a avaliação nativa ocorre quando o cliente deposita o seu feedback no próprio site da empresa. 

Trata-se de uma alternativa bastante prática, onde o consumidor irá avaliar o seu atendimento, sem a necessidade de sair da tela ou logar em algum site parceiro. 

De longe, a avaliação nativa é a opção mais prática que tende a agradar mais o consumidor, e por esse motivo, vem sendo utilizada por assessoria contábil empresarial e outros negócios que desejam entender o feedback dos clientes. 

De acordo com especialistas, a avaliação nativa é uma ferramenta que também pode ser útil para estratégias de SEO, devido ao fato de ser um conteúdo que o próprio usuário gera, melhorando assim, a sua resposta orgânica. 

Vale pontuar também que esse tipo de avaliação também é benéfica para a empresa, que tem a exibição da avaliação diretamente no seu front, além de claro, contar com uma melhora no ranking do Google. 

No mundo empresarial, não é difícil encontrar empresas que possuem um certo receio de usar a avaliação. Isso ocorre porque, algumas acham que é uma prática super trabalhosa, outras por acharem ruim que as avaliações negativas ficarão registradas no site. 

Entretanto, é necessário pensar por outro lado, o de que, da mesma forma que existem as reclamações, o seu site também será um espaço para os clientes depositarem os elogios. São exatamente esses clientes, que irão contribuir com a credibilidade da sua empresa.

Conclusão 

Fica claro que a aplicação dessa ferramenta é necessária para aquelas empresas que desejam crescer no mercado, afinal, nada melhor do que a opinião pública para que melhorias sejam feitas dentro do negócio. 

Lembre-se, o cenário entre as empresas está cada vez mais competitivo, e adotar ferramentas como essa, pode ser a peça-chave para o seu negócio conseguir o destaque que você tanto almeja. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.