Contar com uma newsletter para e-commerce é uma estratégia que está longe de estar morta e tem mais a oferecer do que nunca.
Esse boletim informativo é um ótimo canal de comunicação, sendo capaz de promover relacionamentos duradouros com o público e motivar suas vendas.
Elas têm um alto potencial para gerar fidelidade e conversões, uma vez que as pessoas que recebem seus e-mails já estão interessadas em saber mais sobre a marca, por terem se inscrito voluntariamente.
Neste artigo vamos falar mais sobre porque você deve manter uma newsletter para seu e-commerce.
O que é newsletter?
Trata-se de um e-mail disparado com certa frequência voltado a desenvolver ou fortalecer o relacionamento da sua empresa de macarrão artesanal com seus leitores e potenciais clientes.
Com elas você pode enviar diferentes tipos de conteúdo, o que as torna uma excelente forma de iniciar uma estratégia de e-mail marketing.
Por que criar uma newsletter para e-commerce?
As newsletters estão em alta novamente, principalmente por oferecer uma conexão direta com a audiência e não ter as limitações que as redes sociais impõem às marcas e aos usuários.
Em uma alusão a um imóvel, as newsletters são como um terreno próprio para construir o espaço comercial que você quiser. Nas redes sociais você está em um terreno alugado, em que o proprietário é quem decide o que é melhor.
Para você ter uma ideia do peso das newsletters para sua empresa de rótulos adesivos personalizados, o New York Times informou que começará a publicar 55 boletins, onde um terço deles será pago, atingindo 15 milhões de leitores por semana.
Motivos para considerar
Para um e-commerce, ter uma newsletter é uma boa forma de trabalhar o branding, pois a partir dela as pessoas têm a chance de conhecer melhor a marca, os serviços e produtos comercializados.
Ao ser impactados por anúncios no Google e nas redes sociais, o usuário recebe informações superficiais sobre uma empresa, uma vez que as campanhas são concentradas em vendas.
Dessa forma, uma newsletter é uma forma de apresentar seus produtos e serviços de forma mais aprofundada.
Por exemplo, você pode dedicar uma edição do boletim da sua empresa de garrafa squeeze atacado para expor um lançamento e contar mais sobre como ele soluciona um problema da sua persona.
Neste ponto é importante fazer uma ponderação, pois o conteúdo precisa ser realmente interessante e ir além da tentativa de vender alguma coisa. Comece a encarar a conversão como uma consequência dos ótimos conteúdos que você vai entregar ao assinante.
De acordo com a Hubspot, uma plataforma de automação de marketing que é referência no mercado global, é sugerido uma abordagem 90/10 para as newsletters de e-commerce.
Essa proposta consiste no equilíbrio do conteúdo seguindo a seguinte fórmula: 90% informativo e 10% promocional. A empresa deve usar essa fórmula porque ela reduz as chances de descadastramentos e aumenta a admiração da marca.
As newsletters oferecem ao comércio eletrônico a oportunidade de demonstrar autoridade e experiência em seu segmento de mercado. Seguindo essa linha de raciocínio, dentro do segmento de empresas de equipamentos agrícolas é possível desenvolver materiais sobre:
- Agricultura;
- Produção;
- Mercado;
- Uso de equipamentos;
- Solução de problemas.
Os boletins informativos podem ainda gerar tráfego para seu blog e e-commerce, refletindo na melhora do ranqueamento dos resultados nas pesquisas do Google e gerando mais tráfego orgânico para seu site.
E certamente você já sabe que quanto maior for a exposição da sua marca no buscador, mais altas são as chances de vendas
Dicas práticas para ter uma newsletter
Para quem está em dúvida se realmente vale a pena ter uma newsletter para sua loja virtual, fique sabendo que o engajamento com sua marca tende a melhorar bastante.
Afinal, os assinantes também leem os artigos do blog, compartilham postagens, interagem com o conteúdo e navegam no seu site. Quem assina uma newsletter, em geral, são clientes ou potenciais clientes que tendem a ser mais fiéis.
Vamos falar de algumas orientações para que você possa criar suas newsletters focadas em relacionamento com o público. Elas precisam ter:
- Um título criativo;
- Uma pauta de interesse da persona;
- Organização;
- Uma chamada para ação (CTA);
- E-mail responsivo para dispositivos móveis;
- Um conteúdo de valor;
- Transparência;
- Possibilidade de cancelamento da assinatura.
Um fator importante é se esforçar para manter um envio regular dos e-mails. Você deve estabelecer uma frequência, seja ela semanal, quinzenal ou mensal, e um horário de disparo.
Dedique-se para cumpri-los construindo uma base de contatos em que todos fiquem na expectativa do próximo boletim.
Conseguir essa consistência cria uma relação de confiança do prospect com sua empresa de aparelhos para academia de pilates, podendo influenciar na decisão de compra.
Ainda que aquele usuário não seja um cliente, quando ele precisar de algo que você vende, certamente considerará os seus produtos ou serviços.
E agora falando de mais uma vantagem de newsletter, se trata de uma estratégia de baixo custo no chamado Inbound Commerce.
Os custos envolvidos são facilmente enumerados: uma ferramenta de e-mail e tempo. O tempo é considerado um custo, pois os boletins precisarão ser bem desenvolvidos por você ou pela equipe de conteúdo.
Quais são as boas práticas para se diferenciar?
Agora que você certamente já entendeu a importância de uma newsletter para um e-commerce, vamos falar sobre formas de otimizá-la com a ajuda das táticas a seguir.
Dê boas-vindas a cada novo assinante
Você deve saber que a primeira impressão é que fica, por isso nada melhor do que dar as boas-vindas a todos os seus assinantes. Use seu primeiro e-mail para apresentar o porta-voz da empresa ou a brand persona, e alinhe as expectativas entre você e o destinatário.
Aproveite para explicar os tipos de conteúdos que serão trabalhados na newsletter e com qual frequência você irá enviá-las. Assim, as pessoas saberão exatamente o que esperar da sua marca.
Segmente sua base de emails
Se sua empresa de camisa brim uniforme preço conta com mais de uma persona, é muito recomendado que você segmente sua base de contatos de acordo com esse critério, enviando uma newsletter diferente para cada um deles.
Essa segmentação é fundamental para que você envie um conteúdo mais personalizado para os prospects da sua empresa, o que consequentemente aumenta as métricas de engajamento.
Ainda que você tenha apenas uma persona, esteja sempre atento às possibilidades de segmentação, pois esse é um dos maiores benefícios do e-mail marketing.
Seja mobile friendly
Segundo os dados do State of Email Report 2017, cerca de 54% das pessoas abrem seus e-mails através de um dispositivo móvel.
Dessa forma, sempre que você pensar em responsividade, estará otimizando a experiência dos seus usuários, e de forma consequente, aumentando seus resultados.
Para quem utiliza um layout mais arrojado, é fundamental escolher uma opção responsiva e de estrutura simples. Procure reduzir o tamanho das imagens que são meramente ilustrativas e aumente os tamanhos dos botões de CTA.
Você deve pensar na experiência do usuário como um todo, pois de nada adianta quebrar a cabeça para construir uma ótima experiência no e-mail e não otimizar os outros pontos de contato do seu leitor.
Uma empresa fabricante de etiquetas precisa ficar atenta com toda essa experiência para garantir os melhores resultados.
Por exemplo, se um usuário clica no seu CTA e vai para uma landing page que demora para carregar ou que não se adequa ao tamanho da tela do celular, ela pode se sentir frustrada e não realizar a ação que você gostaria.
Respeite a privacidade dos seus contatos e suas decisões
É essencialmente fundamental que a empresa respeite a privacidade de seus usuários, pois dessa forma eles continuarão sendo assinantes ativos. Jamais venda ou passe informações de seus contatos para terceiros, pois isso pode gerar grandes problemas.
Para que seus usuários se sintam mais seguros, crie um documento a respeito da política de privacidade adotado pela sua empresa, para que eles possam imprimir e ler, se for necessário.
Outro ponto importante é que sua empresa de manutenção disjuntor deve sempre honrar o pedido de cancelamento da assinatura por parte do usuário.
Caso alguém não queira mais receber seus e-mails, não adianta insistir, e basta tirá-lo de sua base de contatos, deixando claro que está a disposição caso futuramente o usuário precise de você.
Considerações finais
Neste artigo você entendeu melhor sobre porque manter uma newsletter para seu e-commerce. Você conferiu os motivos para considerar a criação de uma boa newsletter, além de dicas práticas e quais são as boas práticas para se aplicar na sua produção.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.