Quando se pensa em trabalhar com vendas na internet, é indispensável que o empresário tenha em mente o que deseja fazer, sendo cada vez mais indicado que ele construa o seu  e-commerce de nicho.

Mesmo que possa parecer promissor vender “de tudo um pouco”, é preciso ter objetivo e desenhar um projeto de trabalho sustentável.

De fato, a internet foi se desenvolvendo nos últimos anos, de modo a possibilitar que várias companhias pudessem se destacar e conseguir ter bons resultados de vendas e com a fidelização de clientes. 

Assim, uma empresa de móveis planejados que tinha uma loja física mas que construiu a sua plataforma na web para vendas certamente pensou em investir em produtos semelhantes, de maneira a ampliar o seu alcance em diferentes públicos. 

Com isso, ela pode ter decidido vender artigos decorativos, por exemplo, de maneira a impactar clientes que não comprariam na sua loja caso ela não oferecesse esses produtos extras. 

Porém, em alguns casos, essa pode não ser a melhor estratégia de crescimento para uma marca. É nesse cenário que surge o e-commerce de nicho, onde a loja se especializa em um único segmento e pode ter maior sucesso com o seu negócio. 

Ao se pensar em um site de vendas que ofereça produtos dos mais diversos setores, não é difícil imaginar que determinados itens vão se destacar sobre os demais, o que quer dizer que eles terão um maior número de vendas constantemente. 

Isso mostra que, caso o e-commerce quisesse se especializar naquele nicho, a sua capacidade de conquistar bons retornos seria indiscutível, de forma que ele se tornaria uma referência no mercado em que está atuando. 

Há uma série de vantagens para optar por uma loja virtual de nicho, de modo que saber quais são elas pode ajudar a entender a importância de escolher esse tipo de negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então siga na leitura deste conteúdo. 

Os benefícios de aderir a um e-commerce de nicho

Uma gráfica que oferece etiquetas adesivas personalizadas pode ter muitos outros produtos no seu catálogo, visando atender a um grande número de clientes em toda a sua região de atuação. 

Mas depois de algum tempo, ela pode identificar que possui uma demanda maior de pedidos de itens específicos, o que mostra que os seus clientes identificam a qualidade desses produtos de modo especial. 

Assim, se ela decide trabalhar apenas para com o comércio desses produtos, ela se torna um e-commerce de nicho, que pode apresentar uma série de vantagens neste modelo de negócios. Algumas das principais são:

  • Relacionamento mais sólido com o cliente;
  • Maior fidelização;
  • Menor quantidade de estoque;
  • Plataforma de e-commerce mais organizada e de menor custo;
  • Facilitação na logística de funcionamento.

Relacionamento sólido com o cliente

Uma empresa de rolamentos que atua apenas com a produção e a venda desses itens consegue estabelecer um relacionamento sólido com os seus clientes, pois identifica de maneira bastante específica quais são as demandas do seu público. 

Dessa maneira, ela elabora campanhas de marketing mais assertivas, utiliza uma linguagem apropriada para a comunicação com os consumidores e consegue estabelecer uma relação mais próxima com os compradores. 

Maior fidelização

Um e-commerce de nicho pode possuir índices de fidelização muito maiores do que lojas virtuais convencionais, isso porque os clientes que precisam comprar material elétrico para construção, por exemplo, possuem a empresa como referência.

Com isso, a companhia acaba por atingir mais pessoas, já que os consumidores fidelizados se tornam defensores e promotores da marca, fazendo indicação para amigos e parentes. 

Menor quantidade de estoque

Ao mesmo tempo, um e-commerce de nicho não precisa se preocupar em criar um grande estoque de produtos, o que é essencial para garantir que todos os itens anunciados no site estejam disponíveis para compra. 

Isso quer dizer que o estoque da empresa pode ser muito mais enxuto e fácil de administrar, se concentrando em poucos produtos e na reposição das quantidades vendidas. 

Plataforma de vendas mais organizada e menos custosa

Construir e administrar um site de vendas é uma tarefa que exige atenção e cuidado, uma vez que o número de informações é alto. Além disso, é necessário distribuir os produtos em segmentos diferentes, de forma que o site se torna, até certo ponto, complexo. 

No caso de um e-commerce de nicho, a realidade é bem diferente. Por se concentrar em um número menor de produtos disponíveis, o gerenciamento é muito mais simples e a atualização da página pode ser feita de modo prático. 

Além disso, vale ressaltar que uma loja virtual especializada é menos custosa, já que não há a necessidade de investir em atualizações constantes e nem de adicionar ou remover páginas com frequência. 

Facilitação da logística

A logistica de armazenagem e distribuição de um e-commerce pode ser desafiadora. Afinal, o número de pedidos e de produtos no espaço exige organização e cuidados impecáveis, para evitar erros na montagem dos pacotes. 

Quando o e-commerce atua em um único nicho essa realidade pode ser bem diferente. Isso porque ele poderá gerenciar quantidades e prazos de validade de maneira muito mais prática, assim como selecionar os itens vendidos com maior facilidade. 

Outro ponto positivo é o fato de que o número de fornecedores camisetas lisas, por exemplo, é menor, o que simplifica o processo de compra e de reposição de estoque. 

Depois de entender melhor o cenário de um e-commerce de nicho, é possível tomar uma decisão com base nos benefícios desse tipo de negócio, o que permite que o empresário tenha um domínio maior do seu estabelecimento e consiga crescer de maneira positiva. 

Dicas para iniciar um e-commerce de nicho

Tendo tomado a decisão de abrir uma loja virtual especializada em um único segmento, é preciso conhecer algumas dicas que podem ajudar a montar a plataforma e a organizar o negócio. Conheça-as a seguir. 

1. Vender um produto que já é conhecido

Em vez de desbravar um novo segmento, uma sugestão que pode ajudar o empresário a ter maior sucesso na sua loja virtual de nicho é optar pela venda de produtos que ele já conheça. 

Assim, se ele sempre atuou em uma industria de uniformes profissionais, torna-se interessante que ele construa um e-commerce especializado nesse tipo de peças, conseguindo ter maior domínio do seu mercado. 

Afinal, ele conhecerá as particularidades do ramo, o que faz com que o empresário tenha destaque na internet e que possa oferecer os produtos que o seu público-alvo procura. 

2. Fazer a pesquisa de palavras-chave para anunciar o produto

Para ter maior sucesso no negócio, é importante realizar uma pesquisa de palavras-chave ligadas ao segmento, que vai ajudá-lo a promover a plataforma e fazer com que o público encontre os produtos mais facilmente. 

Com essa informação em mãos, é possível garantir que os anúncios realizados posteriormente, assim como o marketing de conteúdo, sejam cada vez mais assertivos, trazendo clientes para a loja virtual. 

3. Observar os potenciais concorrentes

Como em qualquer tipo de negócio, saber quais são os seus concorrentes e entender as estratégias que eles estão utilizando para se destacar e vender mais é fundamental para conhecer o mercado. 

Além disso, é com esse conhecimento extra que se consegue oferecer produtos e descontos arrasadores, que vão diferenciar a marca e fazer com que o público prefira aquela loja em detrimento dos concorrentes.

4. Avaliar os recursos disponíveis

Entender o segmento de atuação de modo mais aprofundado é indispensável, principalmente porque esse conhecimento ajuda na percepção dos recursos disponíveis, o que permite a criação de diferenciais para o negócio. 

Um exemplo disso é o desenvolvimento de produtos personalizados, que podem garantir que uma empresa ofereça exatamente o que os seus consumidores buscam. 

5. Investir em produtos relacionados ao seu nicho

Um e-commerce de nicho não precisa vender um único produto, podendo ser especializado em um segmento e oferecer algumas opções relacionadas. 

Assim, ao ter um fornecedor de esquadrias de alumínio, a loja virtual pode adquirir portas e janelas, e não apenas um desses produtos, o que faz com que ela disponibilize itens em conjunto, que facilitarão a compra do cliente. 

Dessa forma, ela se torna uma marca especializada em esquadrias, sendo reconhecida como uma referência desse nicho na internet. 

Considerações finais

Abrir um e-commerce é um projeto que vem ganhando a adesão de vários empresários, que encontram no mundo virtual uma possibilidade de expandir o seu negócio e de conquistar clientes de maneira muito mais abrangente. 

Investir em um formato nichado pode ser uma vantagem interessante para o crescimento da plataforma, já que ela consegue atender ao seu público de modo especializado e direcionado, entendendo as suas necessidades e oferecendo as melhores soluções.

Por isso, quem deseja abrir um e-commerce, não deve deixar de considerar esse formato, podendo ter um retorno bastante interessante nas vendas da loja virtual. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.